Curiosidades Tatuagens de Futebol

Tatuagens do Cruzeiro que os mais fanáticos fizeram!

Tatuagens do Cruzeiro

Tatuagens do Cruzeiro podem ser vistas facilmente não só em Minas Gerais, mais em vários cantos do Brasil.

O grande número de conquistas do time mineiro durante toda sua história fez com que ele deixasse de ser apenas um clube mineiro para se transformar em uma potência nacional do futebol.

Com diversos craques em sua história e jogos e conquistas inesquecíveis para sua torcida as tatuagens do Cruzeiro são perfeitas para simbolizar toda esse histórico vencedor do clube da raposa, mascote do time.

Conheça um pouco mais da trajetória de um dos times mais importantes do futebol brasileiro que motiva seus torcedores a fazerem tatuagens do Cruzeiro como forma de mostrar seu amor pelo time.

Origem

O clube foi fundado em Belo Horizonte no dia 2 de janeiro de 1921, por amantes do futebol pertencentes a colônia italiana das mais diversas ocupações profissionais como marceneiros, pedreiros e policiais e comerciantes presentes na capital mineira.

Na época de sua criação, e devido a sua origem italiana, o clube foi batizado com o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália, e como consequência de suas raízes italianas as cores do clube nesse período eram o verde, vermelho e branco, assim como a bandeira italiana.

No início o clube aceitava apenas que colonos italianos fizessem parte da instituição, restrição que durou até o ano de 1925, quando a cláusula que impedia o acesso de pessoas que não fosse de origem italiana em seus quadros.

O primeiro jogador a fazer parte do clube foi Nereu, de origem sírio-libanesa presente na cidade de Belo Horizonte.

View this post on Instagram

#tattootimes #tattoocruzeiro #tattoomania #tattoobh

A post shared by jetboytattoo (@jetboytattoo) on

Cruzeiro X Palmeiras

As mesmas raízes italianas que deram origem ao clube mineiro também estavam presentes em São Paulo.

Fundado alguns anos antes do clube mineiro pela grande colônia italiana presente na capital paulista, o Palestra Itália, que anos mais tarde viria a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras, viria a se tornar, assim como seu xará mineiro, um dos maiores clubes de futebol de todo o país.

O primeiro jogo entre os dois palestras, que ficou conhecido como Clássico Palestrino aconteceu na cidade de Belo Horizonte em 1930, com vitória paulista por 4 a 2.

Palestra Itália e Segunda Guerra Mundial

Ainda nos anos 1930 já existia um movimento dentro do clube para que houvesse a nacionalização do clube, já que não se tratava mais de uma associação exclusiva da colônia italiana da cidade.

No início essa ideia enfrentou bastante resistência dos associados que não queriam que as raízes do clube se perdessem, mas com o passar do tempo mais pessoas passaram a apoiar a ideia, já que entre os associados a ideia de tornar sua associação um grande clube.

Mesmo diante desse movimento, conhecido como Ala Renovadora, o clube seguiu da mesma forma até 1942, quando o presidente Getúlio Vargas emitiu decreto que proibia o uso de termos relacionados a Itália, Alemanha e Japão, países aos quais o Brasil já havia declarado guerra na época.

Isso fez com que o clube adotasse provisoriamente os nomes de Palestra Mineiro e depois Ypiranga, em homenagem a independência do Brasil.

Somente no final de 1942 é que o clube decidiu adotar um novo nome, assim como novas cores para seus uniformes, passando a adotar seu nome atual, Cruzeiro Esporte Clube, e utilizando o azul e branco em seus uniformes.

Conquistas

O grande número de conquistas presentes na galeria de troféus do Cruzeiro explica porque trata-se de um dos maiores times de futebol do país.

Os primeiros títulos conquistado pelo clube, ainda sob o nome de Palestra Itália foram o Torneio Início de 1926 e 1927, seguidos do Campeonato Mineiro de 1928.

Desde então, o Cruzeiro é um dos clubes brasileiros com o maior número de conquistas, principalmente entre as décadas de 1990 e 2000, onde a equipe celeste conquistou nada menos do que um pelo menos 1 título por temporada entre os anos de 1990 e 2004.  Esse recorde só havia sido alcançado por Real Madrid e Manchester United.

Como principais conquistas constam o bicampeonato da Taça Libertadores da América nos anos de 1976 e 1997, os 4 troféus do Campeonato Brasileiro e as 6 Copas do Brasil.

Rivalidade

É impossível falar do Cruzeiro sem citar seus principais rivais mineiros, o América e o Atlético.

O América-MG é um rival local de menor expressão, mas que já aprontou algumas surpresas para a equipe azul e branca em competições estaduais e nacionais.

Já com o Atlético-MG, é possível dizer sem dúvidas que este é um dos jogos de maior rivalidade do futebol brasileiro.

Nos dias de jogos entre os dois clubes a cidade de Belo Horizonte fica completamente dividida. De um lado a torcida alvinegra e do outro a grande torcida cruzeirense.

Toda essa rivalidade se reflete dentro de campo em jogos históricos extremamente disputados e emocionantes que marcam para sempre a memória de cruzeirenses e atleticanos.

Grandes ídolos

Durante sua existência diversos ídolos fizeram parte da história vitoriosa do clube minero.

A lista de jogadores que marcaram seus nomes na história do Cruzeiro é bem extensa e conta com nomes como Dida, Marcelo Ramos, Nelinho, Luizão, Palhinha, Renato Gaúcho, Jairzinho, Tostão, Sorín, Fred e Ronaldo Fenômeno.

Entre esses ídolos é importante destacar o goleiro Fábio, que desde 2005 defende o gol cruzeirense, e é o jogador que mais vezes vestiu a camisa do clube em mais de 600 jogos.

Além do goleiro Fábio, também vale destacar o atacante Tostão, maior artilheiro da história do clube com 245 gols marcados durante os 10 anos em que defendeu a camisa cruzeirense, considerado até hoje um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro.

Considerações finais

Em um passeio rápido pela capital mineira é possível encontrar muitos torcedores exibindo suas tatuagens do Cruzeiro cheios de orgulho, afinal o histórico de conquistas do clube não deixa a desejar para nenhum outro clube do Brasil.

A torcida cruzeirense é uma das mais fanáticas de todo o país, e as tatuagens do Cruzeiro representam perfeitamente toda a paixão de sua torcida com o seu clube.

Faça um Comentário

/* ]]> */