Significados

Tatuagem de índia: ideias e significados

Tatuagem de índia

Quem deseja fazer a sua tatuagem, seja a primeira, a segunda ou uma das muitas que já possui, procura normalmente, além da beleza, um significado. Pois a tatuagem de índia possui os dois, tanto significado quanto beleza. Por isso é uma das tatuagens mais comuns entre homens e muito apreciada sendo feita em tamanhos grandes.

Existem muitas tatuagens coloridas, preto e branco, tribais, entre outras. A tatuagem possui ao mesmo tempo as linhas finas de um rosto feminino e o espírito selvagem que a sua expressão remete. Os significados de tatuagens são atribuídos de acordo com a sua origem, símbolos, entre outros. No caso da tatuagem de índia a sensualidade é muito enaltecida no retrato, e seu olhar pode até instigar o mistério a ser descoberto.

Significado

Assim como tatuagens da natureza, elas remetem à força e vigor que existe na natureza, ao mesmo tempo que envolve os símbolos místicos e pode ser mesclada a animais fortes como a águia. Embora as tatuagens de índia mais feitas seguem o modelo de índio norte americano, dos Estados Unidos, onde as tribos atribuíam as habilidades dos guerreiros indígenas à espíritos da selva, os quais eram representados por animais fortes e caçadores, como tigres, ursos, e pássaros de grande porte.

Além disso, indígenas utilizam, ainda hoje no Brasil, penas e peles de animais para adornos e vestimentas. Logo, todos os elementos da natureza cujo o homem passou a dominar fazem parte das tradições indígenas. Nessa perspectiva, a tatuagem de índia possui muitos significados profundos e misteriosos, e ainda podem variar de pessoa para pessoa, incluindo elementos específicos que irão compor o seus símbolos.

Liberdade na tatuagem de índia

Entretanto, em sua essência a tatuagem de índia inspira liberdade, visto que a sociedade em que os índios vivem inseridos podem ser menos complexa que as nossas, atualmente. Essa liberdade significa algo livre de fronteiras, livre de bens materiais, livre de apegos que são instituídos para esses povos apenas a partir da chegada do europeu. A liberdade de o ser humano ser quem ele é de fato, a sua essência, sem padrões de mídia e desconstruindo a realidade que vivemos hoje.

Juntamente à liberdade, a pessoa que tatuar a indígena em seu corpo está trazendo à tona o significado da força que os guerreiros de tribos selvagens têm, por meio de instinto e práticas de guerra que eram desenvolvidos pelos povos indígenas para sua sobrevivência no meio selvagem.

A dominação de caça, pesca, domesticação de animais selvagens, tudo isso representa a superioridade humana sobre os outros animais, mas não como quem os destrói, mas sim como quem tem autoridade e pode proteger tanto ao seu povo quanto às demais espécies que vivem próximas a si.

No Brasil, o índio ainda é um símbolo de preservação ambiental, e nos faz refletir a respeito de toda a modificação que fizemos ao longo dos anos e a desestabilização ambiental que podemos estar causando.

A partir deste ponto de vista, a tatuagem de índia é um símbolo de natureza que demonstra a ligação que temos com ela e o quanto ela é importante para nós. Deste mesmo modo, a tatuagem em questão representa os instintos selvagens, e isso pode explicar a sensualidade envolvida na representação feminina e no olhar misterioso que normalmente é retratado através da figura indígena escolhida para a tatuagem.

Tatuagem de índia

Outros significados

Contudo, os significados idealistas da tatuagem de índia não são os mesmos levados em consideração por gangues e para identificação no mundo do crime. Segundo um estudo a respeito das tatuagens em criminosos, a tatuagem de índia possui outros significados que identificam pessoas que cometem alguns tipos de crimes, assim como as tatuagens de palhaço, as lágrimas no rosto, entre outras.

O palhaço, por exemplo, quando tatuado por membros de gangues significa que este já assassinou policiais, as lágrimas podem significar o número de pessoas que o indivíduo já tirou a vida, e a tatuagem de índia em criminosos identifica aquele que é especialista em roubos, normalmente utilizado por traficantes do estado do Rio de Janeiro. Porém, as tatuagens feitas por criminosos não possuem o fundo artístico de quem faz a tatuagem com os ideais que ela realmente representa.

Como dito anteriormente, a tatuagem pode assumir significados diferentes e incluir animais em seu feitio, que também vão agregar valor à sua tatuagem:

A tatuagem de índia com águia

A águia é a maior ave caçadora da selva, a predadora dos ares. Esse animal possui excelente visão e é capaz de prever a partir de sua experiência os movimentos da presa.

Deste modo, um animal que domina os céus e possui grande vantagem sobre suas presas significa a liberdade, leveza de espírito e também a facilidade em conquistar o que se almeja por manter o foco nos objetivos. A astúcia e inteligência desse predador é algo que pode, inclusive, ser relacionado com a personalidade de quem a faz. Além disso, é um animal de beleza incomparável e muito imponente, intimidador.

A tatuagem de índia com tigre

O tigre é o maior animal entre os felinos selvagens. Esse é um animal que quando tatuado pode ser relacionado à personalidade do indivíduo. São animais extremamente territoriais e solitários. Estes animais também são um dos maiores símbolos de preservação ambiental, reforçando a importância de cuidarmos da natureza.

O seu nome significa flecha, pois é rápido, certeiro e silencioso como uma flecha quando caça as suas presas. Para pessoas que simpatizam com esse grande predador, essas características são de força e imponência do animal.

A tatuagem de índia com urso

O urso é o maior carnívoro terrestre, muito resistente e forte. A sua pele era utilizada pelas tribos nas regiões polares do planeta para aquecer os indígenas no frio. Estes animais estão presentes nas lendas indígenas e são um dos espíritos da floresta mais conhecidos.

São animais que não atacam quando estão em seu habitat e não se sentem ameaçados, porém devemos ter cuidado. São amorosos com seus filhotes e super protetores, e isso é algo muito importante para as tribos indígenas.

E você conhece mais algum significado além da representação da fauna e flora das florestas e da vida selvagem desta tatuagem de índia?

Faça um Comentário

/* ]]> */