Cuidados

Tatuagem coçando: o que fazer? Essas dicas são fundamentais

Tatuagem coçando

A cada ano aumenta o número de pessoas que se apaixonam pela arte da tatuagem. Mas será que todas sabem os processos corretos que devem ser adotados para que esse ferimento seja cicatrizado corretamente? Tatuagem coçando será que é normal? Aprenda, a seguir, qual a melhor maneira de cuidar da sua pele depois de fazer uma tatuagem e tenha um desenho lindo para sempre!

Que a tatuagem virou moda, já não é mais novidade para ninguém, mas será que essa arte milenar está sendo bem feita na pele? Muitas pessoas se esquecem que ela é uma cicatriz e, como toda cicatriz, também precisa ser devidamente cuidada para não sofrer nenhum dano.

Veja também – Tatuagem inflamada: o que fazer? Veja aqui como cuidar

Saber quais os procedimentos mais adequados na hora de tratar a tatuagem é a melhor maneira de fazer com que esse desenho seja preservado na pele por muitos anos.

Tatuagens que não são bem cuidadas tendem a perder o brilho e as cores rapidamente.

Muitos se questionam sobre o motivo da tatuagem coçando se ela está sendo bem tratada. Você vai entender por que existe essa coceira e até que ponto ela é considerada normal.

Já conhece as 3 fases da cicatrização?

Não fique preocupado se você está com a tatuagem coçando. Ela é um ferimento e, como todo ferimento, é preciso passar por algumas etapas para que a cicatrização aconteça.

A cicatrização da tatuagem acontece em 3 fases distintas e que são muito importantes.

É importante conhecer essas fases para que a coceira não seja uma coisa assustadora para você que acabou de fazê-la.

1ª fase da cicatrização da tatuagem

Esta primeira fase é uma das mais importantes porque corresponde ao início do ferimento na pele. É quando você acaba de sair do estúdio.

Nesse momento, é comum os tatuadores deixarem a região completamente higienizada e com um plástico filme cobrindo a tatuagem. Lembre-se: a tatuagem é uma ferida aberta e precisa de cuidados importantes para que bactérias não entrem no seu organismo.

Pelo menos nas 24 horas seguintes ao procedimento, é importante que você mantenha esse plástico filme. Não se incomode com as secreções que saem da pele nesse período, pois é totalmente normal.

É comum que a área tatuada fique vermelha por conta das inúmeras picadas que ela levou da máquina de tatuar. Além dessa vermelhidão, podem ocorrer alguns inchaços.

Veja também – Tatuagem causa hepatite? Veja quais cuidados tomar!

Quando começa o processo de cicatrização, podem aparecer algumas crostas de pele mais grossa ao redor da tatuagem e esse processo é totalmente normal. Você não pode remover essas crostas de maneira nenhuma, pois pode influenciar na arte final do desenho.

Nesta primeira fase, o ideal é que você lave a sua tatuagem com água filtrada e um sabão neutro, sem esfregar a região.

O tempo de cura pode variar bastante, justamente por causa da imunidade de cada organismo. Lembre-se cada organismo é diferente. Se eu tenho um cuidado maior, provavelmente a minha tatuagem vai cicatrizar mais rápido do que a do meu amigo que não cuida da sua tatuagem.

Se você tem a tatuagem coçando, tome cuidado e evite passar produtos indicados pela vovozinha que sempre tem as receitas milagrosas.

Não adianta tomar aquele chá que o fulano indicou para cicatrizar ou passar aquele creme que o beltrano trouxe de determinada viagem para o Himalaia. Apenas os profissionais são os mais indicados para receitar os melhores remédios e produtos para a sua pele depois de uma tattoo.

2ª fase da cicatrização da tatuagem

A segunda fase de cicatrização da sua tatuagem acontece logo após os primeiros dias. É nesta fase que começa a formação de crostas como se fossem cascas de ferida e, literalmente, são.

A tatuagem descama e podem ocorrer muitas coceiras. Evite ao máximo coçar a sua tatuagem. Lembre-se: a tatuagem coçando nem sempre é sinal de problemas.

Essa crosta não pode ser puxada. Deixe o seu corpo agir nesse processo de cicatrização. Ele saberá o período certo de parar de descamar.

O Médico Dermatologista poderá te indicar os melhores cremes hidratantes para serem espalhados na região da tatuagem, pois ela nesse período pode ficar extremamente seca, provocando inclusive a coceira.

3ª fase da cicatrização da tatuagem

Esta é a fase final de todo o processo de cicatrização da sua tatuagem. É quando toda a pele morta da sua tatuagem já foi removida e então surge o desenho final que ficará anos na sua pele se for bem cuidado.

As cores vibrantes que você vê assim que você faz a tatuagem tendem a ficarem mais fracas depois do processo de cicatrização.

Algumas pessoas acabam estranhando as cores da tatuagem depois desse processo de cicatrização. Quanto mais você tomar conta da sua tatuagem, melhor será o resultado final. Pense nisso!

Tatuagem coçando

Fique alerta se alguns desses sintomas aparecerem

A tatuagem coçando é um processo normal do corpo na hora da cicatrização desse ferimento.

O que não é normal é quando a tatuagem começa a apresentar alguns sintomas gravíssimos como febre e a saída de pus da ferida.

Existem alguns sintomas que precisam ser observados e, se forem notados, é importantíssimo que você vá ao médico.

Conheça a seguir alguns desses sintomas:

1 – Episódios de dores musculares e febre

Como a região fica dolorida depois que você faz uma tatuagem, alguns sintomas acabam passando desapercebidos.

A febre na região da tatuagem é normal, o que não é normal é quando o corpo todo começa a apresentar febre muito alta.

O mesmo acontece com as dores musculares. Sentir dores na região da tatuagem é normal, mas sentir dores musculares muito fortes no corpo todo não é normal.

2 – Secreção de pus

Quando qualquer ferimento começa a secretar pus isso é indicação de infecção. Então, se a sua tatuagem começar a secretar pus, fique atento: é hora de procurar um Médico Dermatologista.

3 – Gânglios linfáticos inchados

Outro indicativo de que o seu corpo está com algum processo infeccioso é quando os gânglios linfáticos ficam mais inchados do que o normal.

Os gânglios se localizam nas regiões das virilhas, axilas, pescoço e atrás dos joelhos. É fácil notar quando esses gânglios estão inchados.

Faça um Comentário

/* ]]> */