Curiosidades

Maca para tatuagem: tudo o que você precisa saber antes de comprar

Um bom profissional sabe que a maca para tatuagem não é um simples móvel que compõe o cenário do estúdio onde ele trabalha. Poder contar com ferramentas de qualidade é indispensável para o trabalho do tatuador.

A maca para tatuagem é uma ferramenta que auxilia em diferentes aspectos dos trabalhos em um estúdio de tatuagem. Para fazer uma escolha adequada é necessário levar em consideração questões como a estética e as funcionalidades da maca, a durabilidade, a segurança e a facilidade de transporte e higienização.

Separamos as melhores informações sobre estes aspectos e relacionamos algumas dicas para se encontrar os melhores preços para adquirir a sua maca para tatuagem.

Estética da maca para tatuagem

O estilo e a cor da maca são os aspectos que mais chamam atenção durante a escolha de compra. Existem desde os modelos básicos que são facilmente encontradas em sites e lojas especializadas até aqueles que mais se parecem com cadeiras de dentistas e de barbeiros.

Além de avaliar como a estética da marca vai combinar com o estilo e a proposta do estúdio é importante que se leve em consideração como o cliente perceberá a utilização da maca como parte da decoração e da experiência.

A cor escolhida além de trazer beleza para o local também a experiência do cliente. A psicologia afirma que cada cor tem o poder de influenciar no humor, sensações e emoções das pessoas pense nisto na hora de definir a cor de sua maca.

Um aspecto que só é percebido durante a utilização no dia-a-dia diz respeito ao peso da maca para tatuagem. Ao precisar mover as macas para limpar o salão muitas vezes descobre-se que aquele equipamento atrapalha na operação do estúdio.

O estilo da maca deve combinar com a proposta do estúdio da mesma maneira que uma boa tatuagem é aquela que combina com a personalidade da pessoa. Uma má escolha pode ser tão desastrosa quanto possuir uma tatuagem que poderia ser classificada entre as piores tatuagens do mundo.

Conforto para o cliente

Fazer uma tatuagem costuma ser um momento de alegria e expectativas, porém para algumas pessoas este também é um acontecimento tenso e dolorido. Um bom profissional de tatuagem, seja um iniciante ou um tatuador famoso, sabe que deve oferecer segurança, conforto e tranquilidade para que o cliente vivencie esta experiência de maneira positiva.

A utilização de uma boa maca para tatuagem ajudará o cliente a relaxar e não perceber a passagem do tempo durante a sessão.

A maciez da maca dependerá do material utilizado na fabricação do equipamento. Esta característica deve ser bem observada porque um material ruim trará desconforto e até dores depois de algumas horas de utilização.

Funcionalidades

Aspectos como altura, largura e comprimento podem variar dependendo do fabricante. É importante estar atento à estas características pois elas podem influenciar no conforto do cliente e também na praticidade de uso da maca dentro do estúdio.

Uma maca com altura fixa pode dificultar o acesso do cliente ou ser prejudicial para postura do tatuador. Já a largura e o comprimento da maca podem influenciar no conforto do cliente durante a sessão de tatuagem.

Alguns modelos de maca não possibilitam flexionar a posição do equipamento, o mais comum são modelos que apresentam três posições de ajustes. Avalie os diferentes tipos de trabalho que serão realizados e as diferentes posições que os clientes estarão para realizar suas tatuagens.

Maca articuladas apesar de serem mais caras oferecem diferentes possibilidades de ajustes para o posicionamento do cliente durante a sessão de tatuagem.

Uma característica simples, mas que pode representar uma qualidade no dia-a-dia é a existência de uma escadinha na maca. Do acesso do cliente até o apoio para os pés caso ele precise ficar sentado, a escadinha é daquele tipo de conforto que a gente só percebe quando sente falta.

A facilidade de transporte e de montagem e desmontagem são características que somente são observadas quando é preciso movimentar da peça. Aquela maca bonita e com estilo pode se transformar em um “trambolho” caso precise ser transportada.

A durabilidade é outra característica que deve ser considerada na análise dos diferentes modelos disponíveis no mercado. O material utilizado para forrar a maca, o acabamento e as costuras indicam se o equipamento terá grande validade ou se precisará ser trocada em pouco tempo.

Segurança do equipamento

O trabalho de um tatuador envolve várias características que amedrontam aqueles que nunca fizeram uma tatuagem. O som da máquina de tatuar, a dor envolvida e o sangue são algumas imagens que estas pessoas associam ao ato de se tatuar.

Um bom tatuador sabe que parte de seu trabalho consiste em tranquilizar o cliente para que o cliente tenha uma experiência agradável e satisfatória.

A maca nem sempre é lembrada nesta equação, mas ela pode ajudar a transmitir segurança ao cliente na medida em que ele percebe que está sobre um equipamento firme e que não representa perigo para sua segurança.

Uma maca que não balance e que não ofereça o risco de queda ajudará o cliente a se acalmar e se concentrar no que mais importa que é o resultado de sua tatuagem.

Limpeza e higienização

Da mesma maneira que o cliente deve tomar alguns cuidados para proteger a pele após a tatuagem o tatuador também precisa manter o local de trabalho e seus equipamentos limpos e organizados.

Manter a maca limpa e higienizada é uma atividade que o profissional realiza várias vezes ao dia e para que isto aconteça de maneira fácil e rápida é necessário que a maca tenha um desenho que facilite estes procedimentos.

Os cuidados diários com a maca de tatuagem vão muito além da limpeza pois uma boa higienização do equipamento trará mais segurança para os clientes que estão cada vez mais conscientes quanto aos requisitos de segurança que devem ser seguidos para evitar o contágio de doenças que podem ser transmitidas pela tatuagem como a hepatite.

O material do qual a maca foi fabricada também deve ser observado pois alguns tipos de forração são mais sensíveis à utilização de alguns produtos de limpeza. Quanto menos cantos o equipamento tiver mais fácil e rápido será a sua limpeza.

Preços e condições de pagamento

Os valores de maca para tatuagem disponíveis no mercado podem variar em razão das características, da marca e da loja pesquisada.

Recomendamos que além de pesquisar em um mecanismo de busca, utilize-se também ferramentas de comparação de preços como o site buscapé que compara ofertas em várias lojas ao mesmo tempo. Sites como Olx e MercadoLivre também podem ser uma boa fonte de pesquisa de equipamentos novos e usados.

Outro aspecto que pode ser levado em consideração durante a pesquisa para compra diz respeito às condições de pagamento. Para quem planeja comprar sua maca para tatuagem de forma parcelada é importante considerar os juros que serão acrescidos no valor final.

Vale lembrar que, muitas lojas possuem uma política de oferecer descontos bastando para isto que o cliente demonstre interesse na compra e saiba negociar.

Faça um Comentário

/* ]]> */