Pode até achar algo óbvio, que não necessita de grandes explicações sobre a motivação de quem faz uma Eiffel Tattoo no corpo, claramente de demonstrar o seu amor, admiração, entusiasmo para com a cidade luz, mas saiba que a Torre Eiffel é dotada de simbolismos que não se restringem somente a capital francesa, simbolismos de teor mais abstrato, intangível e que também servem de inspiração para que se marque no corpo Eiffel Tattoo.

Mas que simbolismos seriam esses?

Se relaciona com algumas das características marcantes da exuberante cidade em que a torre se situa, mas também leva em consideração alguns aspectos históricos.

Fora isso, há também a questão da estética, claro, sempre importante para o momento de decisão sobre qual tatuagem eternizar na pele. A engenhosidade de suas formas e a combinações de cores formam imagens belíssimas que tornam compreensível a escolha da Eiffel Tattoo mesmo que a pessoa não tenha ligações tão fortes com a metrópole da paixão. (Urgh! Que brega, não? Mas combina, amor é assim mesmo, fazer o quê?).

Neste post do AmoTatuagem iremos detalhar mais sobre os possíveis significados da Eiffel Tattoo e também fornecer dicas, ideias, exemplos, inspirações de Eiffel Tattoo nos próximos tópicos e na galeria de imagens logo após o texto.

Para saber mais sobre Eiffel Tattoo, siga na leitura!

Confira!

Os simbolismos da Eiffel Tattoo

Ok, agora é que são elas. O que mais pode motivar um fulano ou fulana a exibir nas costas uma imensa Eiffel Tattoo (aliás, não é restrita somente a partes grandes do corpo, mas quanto maior melhor o nível de detalhamento)?

Bom, você já deve ter ouvido falar de Paris e de seus principais predicados, terra dos amantes, dos enamorados, dos artistas de espírito elevado, dos intelectuais sofisticados com papo cabeça sob a manta esfumaçada dos cafés maravilhosos reanimadores de ânimos e acalentadores de espírito, aromatizando soberbamente os ambientes glamourosos dos estabelecimentos fervilhantes de homens elegantes e mulheres refinadas e airosas, palco de ideias revolucionárias, de novas tendências, foz nascente da modernidade.

Como a Torre Eiffel é o maior símbolo da estonteante Paris, não o único (vamos lá, tem o Arco do Triunfo, Museu do Louvre, Napoleão, Sartre, o cabeçudo do Zidane) mas certamente é o mais conhecido, o mais universal, é natural que também carregue consigo esses predicados, essas associações que são feitas quando se pensa na cidade.

Por isso a Eiffel Tattoo, como representante oficial de Paris, mais do que uma homenagem, pode representar:

Romantismo

Já conhece a fama, namorados, amantes, casamentos, aventuras amorosas, enfim, quer entupir a cara metade de romantismo? Não há lugar melhor que Paris. Vai na fé.

Sofisticação

Lar dos perfumes caríssimos, da moda exuberante, dos restaurantes divinos, das lojas chiquérrimas, de grandes marcas de grife, o que mais?

Sim, grande prova de bom gosto dos parisienses é o fato de ter como morador um jogador brasileiro conhecido mais pelos seus cortes de cabelos ridículos, e por se esparramar no chão, e não cair na tentação de copiar os cortes histriônicos e nem de fazer encenações patéticas para fugir da ação.

Por isso se você tem uma Eiffel Tattoo no corpo e um cabelo de miojo, ou de cracatua, você… está errado!

Criatividade

Ok, gastar zilhões na contratação do jogador modinha de momento não é uma grande prova de criatividade, só de ostentação estéril, mas que não deixemos as atitudes do presente apagar longo histórico favorável de Paris nesse quesito. Para você ter uma ideia a cidade já foi casa de:

  • Edith Piaf (cantora);
  • Claude Monet (pintor);
  • Moliére (dramaturgo);
  • Auguste Rodin (escultor);
  • Bernand Lacoste (estilista);
  • Jean-Baptiste Debret (pintor e gravurista).

Entre outra porrada de artistas famosos.

E o fato de ser uma das capitais da moda e por influenciar o jeito de se vestir de milhões mundo a fora, de indicar tendências, claro que soma a favor nesse quesito de criatividade.

Não podemos esquecer dos irmãos Lumière, a invenção do cinema (ok, o foco é Paris, mas não se pode perder de vista que, mais que a cidade, a Eiffel Tattoo, a torre representa também a França como um todo).

Ou seja, criatividade é um elemento valiosíssimo para você? Eiffel Tattoo é uma das possibilidades.

Modernidade

Você sabe quando e porque a Torre Eiffel foi construída? Não sabe? Então senta que lá vem história, mas calma que não vamos reproduzir um tratado de Robespierre.

A Torre Eiffel foi idealizada para marcar o centenário da Revolução Francesa (se não ouviu falar, putz… que… pa-riu!), que ocorreria em 1889. Uma Revolução que ditou praticamente os rumos da era moderna, pondo fim aos sistemas de monarquias (inspirou outras revoluções gerando um efeito cascata), onde um rei, “elegido” por Deus, mandava soltar e prender quando bem entendesse. Substituindo essa forma de governo, entrou em vigor um sistema mais democrático que serve de modelo até os dias atuais.

Mas também foi construída para representar o desenvolvimento tecnológico durante um evento chamado Exposição Mundial.

Em outras palavras, desenvolvimento tecnológico está associado ao que há de mais moderno, no caso em arquitetura, engenharia etc.

Tipos de Eiffel Tattoo

Alguns exemplos de Eiffel Tattoo bem populares

A clássica

É a Eiffel Tattoo que tenta ser a mais realista possível a Torre Eiffel, se concentrando nas harmonias de suas formas rígidas, sem acréscimos de cores ou símbolos.

A da virada

E já virou tradicional conferir na TV os parisienses comemorando o Ano-Novo com show de fogos ao fundo da icônica torre. É o tipo de Eiffel Tattoo que aproveita para injetar bastantes cores e formas.

A do pôr do sol

Esse modelo de Eiffel Tattoo se utiliza do efeito provocado pelo por do sol para injetar novos elementos, tons que dão destaque ainda maior a torre. Observa-se que a iluminação ao fundo pode ser fiel ao efeito ou apenas inspirado, trazendo figuras, cores e adereços próprios.

Considerações finais

Eiffel Tattoo além de ser uma homenagem a famosa cidade francesa também é evocativa de elementos atrativos como:

  • Modernidade;
  • Criatividade;
  • Romantismo;
  • Sofisticação.

Os tipos de Eiffel Tattoo mais famosos são:

  • Clássica;
  • Com fogos de artifício;
  • Com pôr do sol.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Sua opinião é muito importante para nós.

Leia mais de nosso conteúdo.

Galeria de imagens

View this post on Instagram

Obrigado @_tamiris pela confiança!

A post shared by Maycon Espindola (@maycon_espindola) on

 

 

 


Faça um Comentário

/* ]]> */