Estilos de Tatuagem

Tatuagens pin-up: inspire-se nesse estilo incrível e atemporal

Tatuagens pin-up

As tatuagens pin-up não desaparecem com os anos por serem, ao mesmo tempo, a representação da beleza feminina e a saudação dos símbolos de uma época. As pin-ups conseguem, desde sempre, reverenciar as características da mulher e questionar os padrões de comportamentos aceitos ou rejeitados pela sociedade.

Misto de sensualidade e inocência, as poses, posturas e trajes das pin-ups valorizavam o poder de sedução feminino sem precisar apelar para a vulgaridade. As garotas sorridentes e insinuantes representavam o padrão de beleza da época que valorizava mulheres com corpos bem definidos e curvas acentuadas.

Conheça um pouco mais sobre este símbolo poderoso, os estilos mais famosos de desenhos e dicas sobre em que parte do corpo realizar a sua tatuagem. Aproveite para se inspirar nas incríveis ideias que separamos para ajudar na sua escolha.

Tatuagens pin-up: origem e significados

As tatuagens pin-up surgiram com a popularização do termo na década de 1940 e fazem parte do que hoje se chama old school tattoo, ou seja, uma escola de tatuagem que valoriza antigos desenhos, traços e estilos de desenhar.

A expressão pin-up refere-se aos pôsteres e cartazes que divulgavam espetáculos utilizando a imagem de lindas garotas em poses sensuais. Estas formas de propaganda sempre atraíram o interesse e a curiosidade, porém, foi durante a Segunda Guerra Mundial que estas figuras ganharam destaque e popularidade.

Os soldados norte-americanos levavam para as trincheiras da guerra pôsteres, fotografias e calendários de lindas pin-ups que ajudavam a enfrentar a solidão.

Esta repentina popularidade entre as forças armadas fez com que novos atributos fossem associados à figura das pin-ups. Se antes elas eram apenas símbolos de sensualidade, agora elas também eram retratadas usando símbolos militares e expressando a força, garra e resistência das mulheres.

Com o sucesso no campo de batalha, rapidamente as figuras das personagens alegres e sensuais passaram a ilustrar embalagens de produtos, cartões postais e até lembranças para decoração.

Se, para os homens, as pin-ups eram símbolos de perfeição e sensualidade, as mulheres viam nestas garotas a representação da liberação feminina. O comportamento das garotas representadas chocava a sociedade da época e demonstrava o desejo de liberdade feminina e maior participação social.

Símbolo de feminilidade e de alguns valores femininos, a imagem da pin-up até hoje é vista com um misto de curiosidade e admiração. Desenho que inicialmente era apenas uma referência de um ideal físico de mulher, com o tempo a figura da pin-up tornou-se também símbolo de cultura pop e representação de sentimentos e comportamentos femininos.

Tatuagens pin-up: estilos de desenhos

A atual onda de culto à arte vintage e retrô fez com que as tatuagens pin-up voltassem a serem valorizadas e requisitadas nos salões de tattoos. Para escolher o desenho mais bonito e adequado ao seu visual, é importante conhecer um pouco dos diferentes tipos e estilos de figuras. Vamos entender um pouco mais sobre os estilos mais famosos.

A chamada old school tattoo é a que mais possui versões de desenhos das garotas pin-ups. Entre os tipos mais populares, podemos encontrar desde símbolos antigos ligados à temas militares, versões de atrizes e cantoras antigas e até imagens associadas aos símbolos do rock e ao movimento burlesco.

Personagens antigas, porém, muito conhecidas, como a atriz Lucille Ball, a cantora Marilyn Monroe e o desenho Betty Boop, são figuras frequentes neste tipo de tatuagem que além de reverenciar o feminino também faz uma saudação a uma época.

Símbolos patrióticos e militares também surgem em muitas representações das pin-ups. São garotas marinheiras, portando a bandeira americana ou saudando as forças armadas que demonstram o civismo, o apoio aos soldados e o amor à pátria.

Já na chamada new school tattoo, as personagens aparecem em releituras modernizadas e até bem-humoradas. Personalidades mais recentes como Madonna, Amy Winehouse e Dita Von Teese estampam os rostos destas pin-ups contemporâneas. Também é possível encontrar desenhos descontraídos que trazem versões das garotas em formato de sereias, personagens de desenhos e até mangás.

Se a intenção for encontrar uma versão diferente das pin-ups, aposte que você vai se surpreender com garotas vestidas de Mulher Maravilha, pirata, roqueira, militar e até zumbi. Já as versões tradicionais pedem trajes comuns, porém, sensuais, de dançarinas, garçonetes ou donas de casa.

Versões em preto e branco ganham a preferência de quem gosta de desenhos que trabalhem com os contrastes de cores e que, ao mesmo tempo, relembrem as tatuagens antigas, feitas antes da adoção das tintas coloridas nos salões de tatuagem.

Seja em uma versão antiga ou moderna, um elemento que não pode faltar nas tatuagens de pin-ups são os traços sensuais que demonstrem a sedução das personagens, seja em seus trajes sensuais ou em suas poses ousadas.

O mais importante na hora de escolher a pin-up que será tatuada é avaliar se o estilo e a mensagem do desenho combinam com o seu visual e sua personalidade. De nada adiantará ostentar uma linda tatuagem, mas que nada combine com você.

Tatuagens pin-up: onde tatuar

Depois de definir entre as muitas opções de desenhos para tatuagens pin-up, chega o momento de escolher o local do corpo onde a figura será tatuada. Esta definição deve ser feita com atenção porque ela influenciará no resultado final da tatuagem.

Os braços e pernas são locais mais frequentemente utilizados para tatuar lindas pin-ups. Por serem regiões que ficam bem expostas, tanto os braços quanto as pernas destacam as tatuagens e recebem muitos elogios. Pelo espaço e extensão, estes locais permitem a escolha de figuras cumpridas e com muitos detalhes.

A região dos ombros oferece um bom espaço e destaque para a tatuagem de uma charmosa pin-up. Neste local é possível desenvolver um desenho detalhado e que, pelas características de firmeza da pele, ficará bem definido e destacado.

Mulheres que gostam de exibir as pernas podem optar por tatuar sua pin-up preferida na região das coxas. Este local também proporciona um bom espaço para desenho e dará um destaque especial à tatuagem que atrairá muitos olhares e elogios. Nas coxas é possível realizar desenhos grandes e chamativos ou versões pequenas e delicadas.

Tatuagens pin-up: galeria de fotos

Faça um Comentário

/* ]]> */