Curiosidades Tatuagens de Futebol

Lindas tatuagens do Atlético Paranaense que você nunca viu

Tatuagens do Atlético Paranaense

As tatuagens do Atlético Paranaense que desfilam nos corpos dos fanáticos pelas ruas de Curitiba tornam possível entender como os campeonatos estaduais sempre foram importantes para que grandes clubes surgissem em todo o Brasil.

O Atlético Paranaense reúne uma torcida fanática que comemora e chora suas vitórias e derrotas sempre manifestando a paixão pelo Furacão da Arena da Baixada.

E você vai ver nesse artigo como essa paixão é eternizada na pele através das tatuagens do Atlético Paranaense desses torcedores apaixonados.

A origem do Atlético Paranaense

Apesar de o ano de 1924 ser a data oficial de fundação do Club Atlético Paranaense, a história do rubro-negro do Paraná teve início cerca de uma década depois, quando Joaquim Américo Guimarães fundou o International Foot-Ball Club.

O clube que tinha o seu uniforme em preto e branco disputava torneios locais principalmente no bairro da Água Verde, região da cidade de Curitiba que na época era formada basicamente por fazendas e chácaras, e ainda hoje é um dos poucos bairros da capital paranaense próximos ao centro que unem imóveis comerciais e residenciais.

Pouco tempo depois, em 1917 nasceu o América Futebol Clube, que seguiu disputando os mesmos torneios que o International Foot-Ball Club até 1924.

Nesse ano América Futebol Clube e International Foot-Ball Club se fundiram, dando início ao Clube Atlético Paranaense.

Tatuagens do Atlético Paranaense

Primeiro campeonato paranaense

Com a fusão dos dois clubes, o Atlético Paranaense passou a ser um time muito mais forte já que a grande parte dos atletas que faziam parte dos clubes permaneceu defendendo a nova agremiação.

Isso fez com que o Atlético Paranaense conseguisse fazer frente aos times mais fortes da época, como Savoia, Palestra Itália e o Coritiba.

Com essa força o time fez uma campanha brilhante e conquistou o seu primeiro título estadual logo no primeiro ano de atividade, em 1925.

Surge o Furacão

Nas décadas seguintes o Atlético se tornou um dos times mais fortes do futebol paranaense, conquistando títulos e criando rivalidades que seguem entre as maiores do futebol nacional, principalmente com o Coritiba.

Em 1949 o Atlético dominou o campeonato estadual vencendo todos os adversários que encontrou pelo caminho por placares superiores a 4 gols em todos os jogos.

Esse desempenho, que até hoje é privilégio de pouquíssimos clubes no Brasil, ganhou destaque nos jornais da época que passaram a se referir ao Atlético Paranaense como o “Furacão”

Desde então o clube passou a adotar esse apelido, que foi incluído no hino do clube.

Arena da Baixada

O terreno onde está localizado hoje o estádio da Arena da Baixada já faz parte da história do clube mesmo antes da junção de International e América.

Conhecido como “Caldeirão” pelos torcedores, o campo da baixada foi inaugurado em 1914, construído pelo International Foot-Ball Club, com uma construção feita ainda em madeira.

Durante todos esses anos o estádio passou por reformas, com mais destaque para as obras realizadas nos anos 1960, para ampliação de suas arquibancadas, e na primeira metade doa anos 1990, onde foi construído o tobogã localizado atrás do gol de fundos do estádio.

Mas a grande obra do Atlético aconteceu ainda na década de 90, quando o estádio foi totalmente demolido para a construção de um novo estádio, já dentro do conceito de arena que domina a grande parte dos estádios em todo o mundo.

O estádio Joaquim Américo Guimarães, mais conhecido como Arena da Baixada foi inaugurado como um dos estádios mais modernos de toda a América Latina, título que permanece até os dias atuais.

Conquistas do Furacão

As vitórias fazem parte da história de 94 anos do clube e fazem os torcedores exibirem suas tatuagens do Atlético Paranaense pelas ruas de Curitiba.

O clube já conquistou 24 edições do Campeonato Paranaense, inclusive a mais recente, de 2018.

Além disso a galeria de troféus atleticana exibe imponente o troféu de campeão brasileiro conquistado em 2001, quando o clube paranaense venceu o São Caetano nas finais.

Tatuagens do Atlético Paranaense

Jogadores importantes

O Atlético Paranaense é conhecido por possuir uma ótima divisão de base, revelando jogadores importantes para o futebol brasileiro e internacional, caso de jogadores como:

  • Jadson;
  • Dagoberto;
  • Fernandinho;
  • Alex Sandro;
  • Marcelo Cirino.

Outros jogadores marcaram seus nomes na história do Furacão mesmo sendo revelados por outros clubes:

  • Paulo Baier;
  • Washington Coração Valente;
  • Alex Mineiro;
  • Oséas;
  • Djalma Santos;
  • Kleberson;
  • Dênis Marques;
  • Paulo Rink;
  • Bellini.

Rivalidades regionais

Por ser um país enorme, o Brasil sempre teve uma organização no seu futebol diferente de outros importantes centros como a Inglaterra, Itália e Espanha.

Enquanto nesses países existem apenas os campeonatos nacionais e suas divisões, no Brasil os campeonatos estaduais sempre tiveram um papel importante para que grandes clubes se firmassem como os grandes do nosso futebol.

No futebol paranaense a importância dos estaduais fez com que grandes rivalidades surgissem envolvendo o Furacão.

O Paraná Clube, mesmo sendo um clube relativamente novo e que ascendeu muito rápido no futebol estadual nos anos 90, é um dos dois grandes rivais paranaenses com os quais o Atlético disputa a superioridade no estado.

O Furacão costuma se dar muito bem sempre que encara seu rival tricolor, registrando mais de 40 vitórias sobre o Paraná Clube.

O outro grande rival do Atlético, na verdade o maior, é o Coritiba.

A primeira vez que os dois times se enfrentaram em uma partida oficial, válida pelo Campeonato Paranaense foi em 1924, e quem levou a melhor foi o time coxa branca, com placar de 6X2.

Desde então a rivalidade só aumentou e hoje o clássico Atletiba é considerado um dos mais disputados em todo o país.

Considerações finais

É possível dizer que um lado de todo o Paraná veste vermelho e preto e joga junto com o Furacão da Arena da Baixada, independente se é apenas um amistoso, uma partida de campeonato estadual ou uma decisão de Campeonato Brasileiro.

A torcida do Atlético Paranaense é reconhecida por estar entre as mais fanáticas do país, e a maior prova disso é que a torcida atleticana sempre marca presença nos jogos do time.

E você, já escolheu qual dessas tatuagens do Atlético Paranaense vai ser a sua?

Tatuagens do Atlético Paranaense

Tatuagens do Atlético Paranaense

Tatuagens do Atlético Paranaense

Tatuagens do Atlético Paranaense

Tatuagens do Atlético Paranaense

Faça um Comentário

/* ]]> */