Tatuagens Femininas

Tatuagem flor-de-lis: bela e encantadora – e cheia de significados

Marcar a pele com uma tatuagem é algo que pode ir muito além de uma simples modinha. Ao longo dos anos esse tipo de arte se popularizou e levou muita gente a buscar significados e momentos especiais para eternizar na pele. Um dos exemplos que passam pelo teste do tempo, por exemplo, é a tatuagem flor-de-lis.

Esse tipo de tattoo traz consigo inúmeros significados, o que justifica o motivo de sua imagem ser usada há muitos anos para as mais distintas representações. A lista inclui desde significados religiosos até relacionados à classe social.

Na sequência você pode conferir um pouto mais sobre esse icônico desenho, seus significados e a representação que ele ganha na pele.

Qual origem da tatuagem flor-de-lis?

A flor-de-lis é, na verdade, um lírio. Antigamente ele era usado em escudos e brasões da classe dos nobres franceses. A imagem é, inclusive, muito associada ao rei Luis VIII, que a usou em um sinete.

Não por acaso, o desenho se tornou um símbolo de honra, lealdade soberania e poder, mas não só isso. Com o passar do tempo ele também herdou o significado da pureza do corpo e alma.

Agora, é importante frisar que o símbolo da flor-de-lis também é usado na maçonaria, no escotismo, na alquimia e em diversas religiões.

Outro fato curioso sobre o assunto, é que Lis é uma palavra de origem francesa que quer dizer lírio ou íris. Mas na Heráldica, a ciência dos brasões, Lis é uma das figuras mais populares, ao lado da cruz, águia, e o leão.

Seja como for, a imagem da flor-de-lis passou a ser também o símbolo do movimento escoteiro. A imagem foi escolhida por seu fundador, Robert Baden-Powell. No escotismo, as pétalas da flor passaram a representar os três pilares da promessa escoteira. Além disso, o Norte é apontado por uma das pétalas da flor, mostrando ao jovem a direção a ser tomada.

De acordo com alguns estudiosos, porém, a tatuagem flor-de-lis pode ter sua origem na flor-de-lótus do Egito. Mas em contrapartida, há quem defenda que sua inspiração veio da alabarda, um ferro com três pontas que era usado pelos soldados.

Também existe uma outra teoria que defende que ela surgiu a partir de cópias do desenho das antigas moedas muçulmanas e sírias.

Significado da tatuagem flor-de-lis

Como a imagem da flor-de-lis era usada pela família real francesa, a tatuagem flor-de-lis passou a ter significado de lealdade, soberania, honra e poder, trazendo essas qualidades a quem a tatua.

Nessa linha de raciocínio, quem possui esse tipo de tatuagem passa a declarar seus princípios. Além disso, seu significado pode ser também a pureza do corpo e da alma.

Não obstante, porém, a tatuagem flor-de-lis também pode ter significado religioso. No cristianismo, as três pétalas que a flor possui, podem ser vistas como a santíssima trindade. Esse mesmo símbolo, no entanto, também pode ser atribuída à virgem maria e ao Arcanjo Gabriel.

O significado da tatuagem flor-de-lis pode mudar caso ela venha acompanhada por outros elementos, como por exemplo, águias e leões, podendo significar lealdade e liberdade.

Vale dizer ainda, que caso a tatuagem flor-de-lis tenha a coloração amarela e ela seja lateral, seu significado pode ser ainda mais religioso.

É importante dizer, no entanto, que como qualquer símbolo, tudo está associado à crença. Em muitos países, por exemplo, a imagem é apenas uma representação do lírio. Enquanto isso, ela é apenas o emblema da cidade de Florência.

Principais cuidados após fazer uma tatuagem

Não importa se vai fazer tatuagem flor-de-lis ou qualquer outra, o fato é que uma série de cuidados na pele se faz necessária para prevenir eventuais problemas. Os mais comuns são a má cicatrização ou baixa durabilidade do desenho sobre a pele. A seguir você confere uma lista de recomendações que ajudam evitar problemas como esses.

  • Procure seguir todas as recomendações que seu tatuador lhe passar, ele saberá te indicar os melhores cuidados com o desenho e o local ideal para tatuar. Se achar necessário mande fotos para que ele possa acompanhar a sua recuperação e não se esqueça se pedir todas as informações para o pós tatuagem. Pergunte, por exemplo, quando poderá praticar atividade física, usar hidratante e o que pode ou não comer, dentre outras coisas.
  • Evite ficar coçando a tatuagem ou retirando a casquinha. A coceira é algo muito normal na cicatrização, mas se ficar coçando há o risco do desenho se deformar. Além disso, coçar também pode aumentar o risco de infecção ou criar machucados que podem fazer com que os traços cicatrizem de forma incorreta.
  • Jamais toque o local recém-tatuado com as mãos sujas. Isso parece algo bobo, mas muita gente comete esse erro. Por se tratar de uma espécie de machucado na pele, é muito importante não tocá-las com as mãos sujas, pois isso evita infecções.

  • Não se esqueça de manter-se hidratado, tanto ingerindo líquidos quanto usando hidrante na pele para que a cicatrização seja perfeita. Mas lembre-se de usar apenas o hidratante indicado por seu tatuador, aplicando ao menos uma vez ao dia, ou mais, dependendo das orientações passadas pelo especialista. Não é necessário usar grande quantidade do hidrante no local, só o suficiente para que a pele absorva e fique bem cuidada.
  • Evite exposição solar desnecessária nos primeiros dias do pós-tatuagem. O sol não é muito bom para as tattoos, pois ele ajuda a desbotar o desenho com o passar dos anos. Se for possível, nunca se exponha ao sol nas primeiras semanas após fazer a tatuagem e use protetor solar sempre, até mesmo em casa.
  • Não se esqueça também de cuidar de sua alimentação após fazer uma tatuagem flor-de-lis ou qualquer outra. Evite alimentos gordurosos e ricos em açúcar para que sua tatuagem tenha uma boa cicatrização. Muitos profissionais orientam seus clientes a evitarem a ingestão de alimentos alergênicos, como por exemplo, amendoins e frutos do mar. Essa dica deve ser seguida pelo menos nas primeiras semanas a fim de evitar eventuais problemas. Isso porque muitas alergias surgem na fase adulta, o que poderia gerar problemas na tattoo.

Faça um Comentário