Significados Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

A tatuagem do símbolo do infinito virou moda!

A tatuagem do símbolo do infinito conquista cada dia mais prestígio entre os clientes nos estúdios. Diversas pessoas procuram seus artistas favoritos com múltiplas variações do desenho para perpetuar na pele.

Apesar de ser vista como uma espécie de contracultura, tanto a tatuagem quanto a moda são formas de expressão. Através da auto-imagem, ambas ajudam a construir uma visão de quem você é (ou gostaria de ser) para os outros. Portanto, não é de se admirar que a moda também se aplique às tatuagens.

Algumas pessoas podem até ver o modismo da tatuagem do símbolo do infinito como algo negativo, enquanto outras, enxergam seu significado e proliferação de forma mais favorável. Afinal, tanto os motivos quanto a interpretação do desenho pode ter um significado muito pessoal, o que já torna cada desenho único.

Acompanhe nosso texto para saber mais sobre a tatuagem do símbolo do infinito  e os tantos motivos para que ela tenha se popularizado tanto!

Significado da tatuagem do símbolo do infinito

Se você não conheceu o símbolo diretamente de uma tatuagem, provavelmente o viu antes nos livros de matemática da escola. Muita gente, inclusive, acredita que a ideia de tatuagem do símbolo do infinito veio inicialmente da matemática. Nela, o símbolo tem uma definição que se assemelha muito ao nome pelo qual se popularizou: o infinito.

O ∞ assemelha-se a um número 8, porém deitado. Ele foi introduzido ao mundo matemática em 1655 através do matemático britânico John Wallis. Embora ele não seja o autor da curva algébrica lemniscata, o símbolo também pode levar este nome por ser o resultado dela.

Acredita-se que John Wallis escolheu o símbolo que conhecemos hoje por diversos motivos. O símbolo se assemelha ao caractere ômega, (ω), última letra do alfabeto grego. Bem como se parece com os numerais pré-romano e etrusco para mil (CIƆ). Estes últimos também eram usados com o sentido de “muitos”.  

Além disso, a impressão já tinha cerca de 200 anos quando John Wallis sugeriu o uso do símbolo do infinito e ele era facilmente impresso. Para adicioná-lo a uma publicação matemática, bastaria deitar o número 8 na montagem da página.

Embora existam diversos significados e uma ampla base ligando o infinito à matemática, a verdade é que sua origem e significados são muito mais antigos. E aqueles que escolhem a tatuagem do símbolo do infinito se aproveitam também deles.

Há imagens do século VIII que mostram o símbolo ao redor da cruz de São Bonifácio. Ele foi responsável por difundir o cristianismo em uma área da Europa que, na época, era conhecida como Germânia.

Porém, ainda antes de de São Bonifácio, o símbolo foi usado por civilizações antigas na Índia, Tibet, Egito, Grécia e em registros ligados a alquimia e magia. Alguns desses o usaram através do Ouroboros (o símbolo de uma serpente ou dragão comendo a própria cauda), um predecessor do símbolo como conhecemos hoje.

A tatuagem do símbolo do infinito então tem diversas origens e significados, embora a maior parte deles tenha a mesma essência.

Confira alguns dos mais populares:

  • Perfeição
  • Dualismo
  • Reencarnação
  • Continuidade
  • A soma de feminino e masculino
  • Balanço de forças positivas e negativas
  • Renovação

Além desses, a tatuagem do símbolo do infinito pode trazer alguns outros sentidos ainda mais complexos, que explicaremos com mais detalhes abaixo.

Escolhas

No  nosso dia a dia, nos deparamos com uma infinidade de escolhas. Cada momento da nossa vida é um resultado das escolhas que fazemos. Nesse sentido, o símbolo pode representar todas as nossas inclinações e o ciclo interminável de ações e reações que elas representam ao longo das nossas vidas.

As duas metades de alguma coisa

Assim como um círculo, não se pode definir onde o símbolo do infinito começa ou termina. Porém, ao contrário dele, o infinito tem duas metades. Essa complexidade pode trazer uma nova enxurrada de significados que tenham relação com a ligação das duas partes.

  • Ideias ou personalidades opostas de uma mesma pessoa
  • Dois membros em um relacionamento, seja ele romântico ou não
  • A soma de corpo e alma
  • A soma de corpo e mente
  • A ligação entre o humano e o divino
  • A fusão de tempo e espaço

Isso faz com que muitos casais, amigos, irmãos ou pessoas que tenham alguma ligação profunda e duradoura decidam tatuar este símbolo juntas.

Embora o símbolo em si seja muito simples, ele pode ser tatuado em tamanhos e estilos diferentes. Há quem inove ao fazer uma tatuagem do símbolo do infinito escolhendo nomes, palavras ou frases para integrar ou mesmo substituir a linha.

Famosos com tatuagem do símbolo do infinito

  • O craque Neymar, capitão da Seleção Brasileira, tem o nome da irmã Rafaella tatuado ao lado do símbolo. O local escolhido para o desenho foi o lado externo do pulso direito.
  • A cantora Ashley Tisdale tatuou o símbolo do infinito na parte externa do pulso esquerdo.
  • A apresentadora e atriz Giovanna Ewbank escolheu o lado esquerdo do corpo, na altura do busto. Ela optou por uma versão estilizada do símbolo em homenagem a mãe.
  • Kristen Stewart, a Bella Swan de Crepúsculo, tem uma versão simples da  tatuagem do símbolo do infinito na palma da mão direita
  • A brasileira Anitta tem uma versão estilizada do símbolo na parte interna do braço direito. A adaptação inclui uma pena e as palavras “amor” e “vida” em inglês.

Considerações finais

Gostando de moda ou não, uma tatuagem pode trazer muitos significados para quem a escolhe. Sozinho, o símbolo do infinito tem séculos de histórias e significados para diversos povos e culturas. Ainda assim, pode ter um sentido singular e especial para cada pessoa que o escolhe para tatuar.

Com um pouco de criatividade, não há limites de tamanho, área ou estilização a acrescentar no design para deixar com a sua cara e o seu estilo.

Portanto, não se intimide e, se gostar do símbolo, por que não tatuar? Seu gosto e interpretação são as principais coisas a se levar em conta ao escolher algo tão pessoal. Afinal, é você quem vai levar o desenho na pele para sempre.

Compartilhe nos comentários o que a tatuagem do símbolo do infinito significa para você.

Veja também:

Faça um Comentário

/* ]]> */