Significados

Tatuagens Yakuza: muita história e significado + fotos para se inspirar

As tatuagens Yakuza se tornaram a principal marca da tradicional organização criminosa japonesa. Conhecido como uma máfia, o grupo nasceu no século XVIII e sempre foi comparado às organizações italianas.

Também conhecidos como Gokudõ, os Yakuza possuem este nome por conta de um jogo de cartaz japonês chamado Oicho – Kabu, em que a combinação de três cartas (representadas pelas siglas Ya, Ku e Za) forma uma jogada fatal ao adversário.

Os pactos entre os membros da Yakuza envolviam algumas obrigações. Entre elas, não era permitido esconder dinheiro dos companheiros. Também era proibido o envolvimento pessoal com narcóticos. Não violar a mulher e os filhos de outro membro, não desobedecer a ordens superiores e nunca procurar leis ou policiais eram outras das regras impostas.

A sociedade sempre trabalhou apenas com homens entre os integrantes. Entre as punições para quem não cumpria as obrigações, estava o corte de dedos.

Tatuagens na tradição japonesa

A aplicação das tatuagens também diz muito sobre a história do Japão.

Entre os anos 1603 e 1868, os policiais costumavam aderir uma prática chamada de bokkei, que consiste em marcar os criminosos assim que eles são liberados. Desta forma, a pessoa era facilmente identificada publicamente e o regresso ao mercado de trabalho era mais difícil.

A tatuagem Yakuza também se destaca como protesto diante deste antigo procedimento.

Os simbolismos da cultura, da religião e da arte estão constantemente presentes em relação às tatuagens Yakuza. Porém, tatuar o corpo inteiro é uma prática altamente ligada a apenas este grupo.

Antigamente, a presença de tatuagens nos membros da Yakuza era uma prática obrigatória. Hoje, esta prática não é tão usual.

Muitos integrantes evitam fazer qualquer marcação para que possam circular com mais liberdade, sem serem descobertos. Mesmo com o crescimento do mercado de tatuagens, o que agregou pessoas que não participam de nenhuma organização, a presença da tatuagem ainda marca um rito de passagem dentro da cultura.

Leia também: Dicas de como cuidar da pele após fazer tatuagem

Significados das tatuagens Yakuza

Com o corpo totalmente ou quase que na totalidade coberto por tatuagens, os Yakuza ainda possuem esta característica marcante e passam por um processo de anos para que os desenhos sejam finalizados. Em muitos casos, os processos antigos ainda são mantidos, ignorando as práticas tecnologias do mercado de tatuagens.

O método utilizado ao longo dos séculos é chamado de Tebori ou Irezumi (“inserção de tinta”, “entalhar” ou “gravar com as mãos” na língua portuguesa).

Na ponta de uma vara de bambu é amarrada uma agulha, que faz a aplicação de tinta diretamente na pele. Este processo se destaca por ser doloroso e precisar de muito mais tempo para a finalização.

Leia também: Letras para tatuagem: as melhores fontes para tatuagem

As tatuagens Yakuza também possuíam significados mais práticos, como designação de clãs, posição hierárquica, grupos, famílias e força representada. Alguns outros desenhos podem representar totens de proteção, ou até representar algum estágio da vida de quem a desenhou.

A cultura japonesa reserva histórias e significados fascinantes, sempre ricos em tradição.

1. Dragão

Vistos como benfeitores e protetores da população, os dragões possuem uma representatividade forte no Japão.

Dentro das tatuagens Yakuza, o símbolo representava força, sabedoria e bravura de quem o ostenta, também com fortes referências à sabedora e experiência. De acordo com a cor, os dragões ganhavam outros sentidos. O verde, por exemplo, tem ligação com a natureza. Os azuis apresentam gentileza, indulgência e benevolência.

Um dos destaques é o dragão dourado, que significam não somente a riqueza, como valores e diversas outras virtudes. Os amarelos são ligados ao companheirismo e amizade.

A cultura japonesa também agrega diversas variantes, como as titulações. Existe o Sui-Ryu, conhecido como “rei dos dragões”, que simboliza ainda mais força.

2. Carpa

Representando fortuna e ótima sorte, esta espécie de peixe é absolutamente comum entre as tatuagens Yakuza. Também indica que alguém conseguiu superar momentos complicados, representando a perseverança e a persistência.

Uma variação deste símbolo é a carpa vermelha, que representa amor em qualquer modalidade com extrema força. São compreendidas como um forte laço fraterno entre o membro e a Yakuza. As carpas azuis remetem a fertilidade e reprodução.

Você também pode ver: Fotos de tatuagens inspiradas na máfia japonesa

3. Cobra

São considerados símbolos contra doenças e a má sorte. Entre diversos significados, também aparecem a encarnação de um poder regenerativo e sinal de boa saúde.

Entre os Yakuzi, possuem esta finalidade de proteção ao membro e luta contra os imprevistos. Falando sobre o folclore japonês, as cobras também estão associadas aos poderes da natureza, profecias e sabedoria. Costumam ser diretamente ligadas a pensadores e filósofos.

4. Tigre

Constantemente presente na cultura japonesa, o tigre aparece entre as tatuagens Yakuza como um símbolo de proteção. Ele combate doenças, má sorte e a presença de demônios.

Representando o outono no folclore do país, este animal é símbolo de controle em relação ao vento, considerado um dos quatro animais elementais. A imagem também está diretamente ligada à força, coragem e persistência.

View this post on Instagram

Colour progress on this back Tiger & Fox 🐯 🦊 🗡 Bookings: 👉www.ianhilz.com 👈 👉www.facebook.com/ianhilz👈 👉[email protected]👈 ………………………………………………………………………………………………………………………………. …………….. #irezumi #hannya #japanesetattooart #backtattoo #hannyatattoo #sydneytattooshop #japanese #japan #traditionaljapanese #samurai #cherryblossomtattoo #daruma #sydneytattoo #phoenixtattoo #sydneytattooartist #lotusflower #lotusflowertattoo #japanesedragon #lotustattoo #irezumicollective #parramatta #cherryblossom #dragon #dragontattoo #yakuza #japanesetattoos #tiger #japanesetattoo #tigertattoo #sydney

A post shared by IAN HILZ (@ian_hilz_art) on

5. Samurai

Representam o “caminho do guerreiro”, conhecido no país como código de Bushido. É um estatuto que destaca conceitos vitais, como lealdade, honra, ações apropriadas, coragem, persistência e consciência.

Assim como os samurais, os Yakuza também se consideram protetores das tradições milenares japonesas, mesmo que os dois grupos tenham tido problemas ao longo dos séculos XVIII e XIX. Porém, os clãs já chegaram a atuar juntos, o que fez com que o símbolo dos guerreiros de espada fosse incorporado ao repertório Yakuza.

Veja também: Ideias de tatuagem masculina no peito para se inspirar

6. Máscaras Oni

São os símbolos dos castigos e dos códigos comportamentais. Na cultura japonesa, Oni é uma criatura justiceira, que pune os maldosos. Com pele vermelha ou azul, costumam ser aterrorizantes.

Podem causar doenças, insanidade e morte. Famintos por carne humana, estas criaturas são extremamente desagradáveis e espertas. O símbolo está presente nas tatuagens Yakuza por apresentar o caos entre sociedade e a reencarnação de figuras perversas.

7. Crânios

Possuem como principal mensagem o respeito aos antepassados, o destaque ao ciclo da vida e a inevitável chegada da mudança.

A morte é um dos temas destacados pelos Yakuza, que a exaltam como parte da vida. Por isso, é comum encontrar um crânio entre os desenhos aplicados por quem preencheu todo o corpo, como apontava a tradição da gangue.

8. Fênix

A história deste pássaro místico é amplamente conhecida. Consumido pelo fogo, ele consegue o renascimento a partir das próprias cinzas.

Dentro das tatuagens Yakuza, a fênix representa o triunfo, a capacidade do renascimento e a presença do fogo. Por isso, é extremamente comum entre os japoneses do clã, que partem da ideia de “renascer” dentro da organização.

Veja também: A mania da Tatuagem Triângulo: confira algumas ideias

Outros símbolos comuns

As tatuagens Yakuza agregam outros elementos interessantes para quem se interessa pela cultura japonesa. A presença da água é uma delas. Ela representa a mudança, adaptação e vida, por ser um elemento tão mutável.

Já a tatuagem da cabeça cortada, também conhecida como namakubi, traz conceitos como coragem, medo e, estranhamente, respeito por um inimigo.

Veja mais: Significados dos símbolos da Yakuza

Outro símbolo constantemente utilizado pelos Yakuza é o Foo Dog, também conhecido como “Leão de Buda”. Este símbolo oferece proteção contra o perigo e a maldade.

Simbolizando a própria vida em si, aparecem as flores de cerejeira. Este simbolismo é muito forte em todo o Japão, pois fala sobre a efemeridade, rapidez e inconstância da existência.

Esta rica cultura nos traz vários exemplos entre as tatuagens Yakuza que podem servir de inspiração para o seu próximo desenho.

Faça um Comentário

/* ]]> */