Significados

Tatuagens de fogo: confira dicas e fotos para se inspirar

Tatuagens de fogo

Sem sombra de dúvidas, o fogo é um elemento que representa as emoções, o movimento e o poder e por conta disso tatuagens com fogo são mais frequentes. Embora nem sempre elas sejam somente sobre o elemento, não dispensam a sua presença. Confira ótimas ideias para tatuagens de fogo abaixo.

Entendendo o significado de fogo

Todos o conhecem como um dos elementos do cosmo, estando presente em inúmeras religiões e tradições espirituais. No geral suas interpretações são parecidas, mas é possível encontrar diferenças.

Entre seus significados o fogo é o agente que desagrega, desconstrói e destrói, assim como é também o construtor do novo. É possível ver isso em uma série de processos químicos que envolvem o fogo, desde processos simples como cozinhar, até o manuseio de pedras e metais.

É o elemento relacionado ao yang, o masculino, e às emoções (a água relacionada aos sentimentos). Está presente em filosofias chinesas, indianas, japonesas, judaicas, americanas, africanas, brasileiras e muito mais. Muitos deuses e entidades estão relacionados à esse elemento.

Comumente está presente em muitos ritos religiosos, com o acender de velas e de fogueiras. Além de ser essencial para a nossa vida nos dias atuais. Não pense que dependemos deles apenas para o preparo de alimentos, mas também para o preparo de muitos utensílios que são manuseados por nós todos os dias.

Tatuagens de fogo não precisam ser isoladas

Pouco tempo atrás muitas pessoas começaram a fazer tatuagens de caveiras em chamas. Apesar de estarmos falando de fogo, saiba que ele não precisa ser o único elemento de sua tatuagem, podendo inclusive ser complementar.

Uma fênix que é toda feita de fogo também é uma opção para os que se sentem conectados com o elemento, afinal em muitas culturas essa ave mítica é a manifestação do fogo em si. Dragões também são ótimos representantes desse elemento.

Outro fator é que você também pode utilizar o fogo como composição da tatuagem como uma serpente de fogo, um cão de fogo, tigres, leões, flores, rostos e até mesmo animais aquáticos (para criar um contraste). Existem muitas formas para que o elemento faça parte de sua tatuagem.

Personagens das histórias em quadrinhos e animações como o Motoqueiro Fantasma, Tocha-Humana, Mancha Solar, Pyro, entre outros, costumam ser bastante tatuados. Como são pirocinéticos (controlam o fogo) são sempre utilizados com chamas e em suas representações.

Também é comum que se tatuem motores, motos, carros e maquinas diversas que são acompanhadas por fogo e múltiplas labaredas.

Tatuagens de fogo

Tatuagens de fogo por si só também ficam boas

Se você quer apenas fogo, existem muitas ideias boas, como chamas no braço ou na perna. Vai depender do seu gosto se quer algo mais próximo do real ou claramente desenhado, mas em ambos os casos você pode conseguir ótimos resultados.

É possível tatuar chamas simples e até mesmo pretas, de maneira pequena para quem quer algo mais discreto, mas também pode usar e abusar das cores e criar algo muito chamativo.

Colocar diversas flamas no peito ou nas costas também pode ser muito estético, mas por geralmente ser algo muito simples, não costuma ser feito. Geralmente com tatuagens grandes as pessoas optam por figuras mais completas e cheias.

Chamas em tatuagens tribais, como as maoris também são muito utilizadas. Geralmente elas também acabam formando uma outra figura, criando uma sucessão de figuras (o conceito tribal e maori, além do fogo, em conjunto com uma figura desenhada que geralmente é um animal, o que cria muitos significados).

O fogo também pode formar diversas figuras, como furacões, espirais, nuvens, etc. Apesar de não ser uma composição como a de uma fênix ou animal de fogo, ainda assim apresentaria formas em que o fogo se destaca e ainda passa uma outra ideia.

As cores das tatuagens de fogo

Não precisa ser só em tons avermelhados, amarelados e alaranjados, mas também em azul, roxo, verde e uma série de outras cores. Você pode optar por algo realmente muito artístico e obter resultados plenamente satisfatórios. Só precisará tomar cuidado para que o desenho acabe deixando de parecer fogo.

Uma ideia interessante é utilizar tinta aquarela para o desenho do fogo, criando um contraste na essência de uma tinta totalmente relacionada à água representando o próprio elemento do fogo que é oposto. É uma opção para pessoas que buscam algo mais artístico, assim como um conceito mais profundo de dualidade e multiplicidade.

O fogo pode ser acompanhado

Talvez você não queira algo feito de fogo ou que ele seja um elemento secundário na composição, mas ele não precisa aparecer só. Existem muitas tatuagens em que existem chamas e são acompanhadas por pequenas mandalas, espadas, flores, geralmente nas cores pretas, para haver destaque das chamas.

É uma maneira de tornar suas chamas em algo primário, mas sem estarem por si sós. Um exemplo básico seria colocar o simbolo alquímico do fogo abaixo das chamas. Seria uma coisa completando a outra, mas com destaques para as labaredas.

Desenhar uma espada feita totalmente de fogo, com exceção do cabo é algo que tornaria de certa forma o fogo como parte da composição, mas também em algo primário, pois o cabo tomaria a menor parte da imagem.

Representações do fogo também são válidas

Apesar de não ser o desejo da maioria, algumas representações do fogo também podem gerar ótimas tatuagens, como o símbolo alquímico apenas. Deixaria claro que aquilo representa o fogo, mas não necessitaria de nem uma chama se quer.

Entidades e deuses diversos também são relacionados ao fogo, assim como o próprio Sol. É uma ótima opção para aqueles que se sintam conectados com a crença e o elemento.

Não é o que maioria deseja, pois optam pelo fogo em si, mas é uma boa opção para aqueles que sentem uma conexão profunda com o elemento e querem o representar de maneira mais discreta.

Considerações finais sobre as tatuagens de fogo

O elemento é muito amplo e conta com uma série de maneiras para ser representado e desenhado. Aqueles que desejam fazer tatuagens de fogo, podem optar por uma série de figuras e meios diferentes para colocar o elemento em primeiro ou segundo plano e até mesmo representá-lo sem o desenhar diretamente.

Faça um Comentário

/* ]]> */