Significados Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Tatuagem maktub (“estava escrito”): o “destino” na sua pele

Você provavelmente já se deparou com uma tatuagem maktub estampada na pele de alguém que você conhece.

Palavra árabe de significado forte, maktub significa “estava escrito” e é uma expressão muito ligada ao destino.

Todo esse significado faz com que a tatuagem maktub seja uma das preferidas de homens e mulheres, inclusive de algumas celebridades, como por exemplo, a Giovanna Ewbank, que tem a palavra tatuada no antebraço direito.

Se você sempre quis tatuar essa expressão, leia este post e descubra o significado e as curiosidades que cercam a palavra maktub, além claro, de algumas fotos para você se inspirar – e pirar! Confira!

O significado de maktub

Como dissemos acima, maktub é uma palavra de origem árabe, que etimologicamente vem do particípio passado do verbo ktab, que significa escrever.

Em português, maktub pode ser traduzido como “já estava escrito”, “tinha que acontecer” ou “era para ser assim”.

Essa palavra é interpretada como um sinônimo de destino, já que expressa algo que estava predestinado, que iria acontecer independente das nossas escolhas e livre arbítrio.

Indica também que nosso caminho já está traçado e que não existem coincidências, tudo faz parte do destino de cada um – e que não é possível fugir do que já está determinado.

É uma expressão muito utilizada pelos árabes em momentos de dor e angústia, mas não como um ato de revolta contra o destino, mas de aceitação e conformidade à vontade de Alá, o deus do islamismo.

Curiosidades da palavra maktub

Além de ser muito utilizada em tatuagens, você sabia que a palavra maktub também está presente em outras formas de arte, como a música e a literatura?

Maktub é o nome de dois livros de autores brasileiros, o Malba Tahan (pseudônimo do autor Júlio Cesar de Melo e Souza) e o Paulo Coelho.

Ambos são coletâneas de contos, sendo que o de Malba Tahan data de 1935 e é um apanhado de lendas orientais. Já o livro de Paulo Coelho, é uma reunião de contos escritos entre os anos de 1993 e 1994 na Folha de São Paulo.

Esta obra conta com parábolas que indicam que o universo sempre conspira a nosso favor, mas que muitas vezes nós lutamos contra o destino e conspiramos contra nós mesmos de forma inconsciente.

Além de estar representada nos títulos de duas importantes obras literárias brasileiras, a palavra maktub também aparece na música “Vida Longa, Mundo Pequeno”, do grupo de rap carioca Oriente.

A tatuagem maktub

No mundo das tattoos, a palavra maktub é muito procurada para retratar a crença e conformidade com o destino e com o que não pode ser mudado.

Também pode representar um momento ou situação marcante que estava no caminho da pessoa e que não poderia ser evitado – fosse algo bom ou ruim.

Outra motivação comum para a escolha da tatuagem maktub é representar um encontro que estava escrito nas estrelas, sendo feita por casais, entre familiares ou amigos.

Tatuar maktub em alfabeto latino ou árabe?

View this post on Instagram

#maktub 🙂

A post shared by Jhully Silva (@jhully_tattoo) on

Como já dissemos acima, maktub é uma palavra árabe. Assim, é comum encontra-la em tatuagens tanto com a nossa grafia, como na grafia árabe.

A escolha é pessoal. O design do alfabeto árabe pode ser mais atrativo para algumas pessoas, além de não deixar totalmente explícito o que está escrito na tattoo. Já outras pessoas preferem tatuar a versão ocidental da palavra.

A dica aqui é a seguinte: se você escolher fazer sua tatuagem maktub no alfabeto árabe, pesquise bastante e consulte um especialista para não tatuar a palavra errada ou com erros de grafia.

Infelizmente erros desse tipo são mais comuns do que se imagina. Portanto, todo cuidado é pouco, afinal, uma tatuagem é para sempre!

Por mais que existam métodos de remoção, eles podem ser caros, invasivos e nem sempre conseguem remover totalmente a tatuagem.

Ideias de tatuagem maktub

Agora que você já sabe tudo sobre a palavra maktub, que tal um pouco de inspiração para ajudar na escolha da sua tattoo?

Por ser uma palavra curta e simples, a tatuagem maktub permite muitas variações, tanto no estilo do desenho como no local a ser feita. Você pode escolher traços mais delicados e minimalistas ou mais fortes e intensos, diferentes fontes, tamanhos e combinações com outros elementos.

Veja algumas ideias a seguir.

Minimalista

Para os amantes de tattoos minimalistas, a tatuagem maktub é uma ótima opção!

Com linhas finas e fontes com contornos delicados, é bastante comum ver a palavra maktub em tatuagens pequenas e discretas na região do pulso, antebraço, ombro e nuca.

Traços fortes

A palavra maktub – seja em alfabeto árabe ou latino – pode aparecer em tatuagens maiores e com traços mais fortes, com um estilo mais tribal.

São ideais para a região da costela, costas e braços e transmitem a força da crença no destino.

Para casal

A tatuagem maktub também é uma das preferidas dos casais e simboliza um encontro que já estava escrito.

Para ampliar ainda mais a simbologia, cada um faz a mesma tattoo e no mesmo local do parceiro.

Combinada com outros elementos

Você pode combinar a palavra maktub com outros desenhos, seja por motivos de beleza estética ou para casar suas simbologias.

As combinações mais comuns são com flores, andorinhas, mandalas e penas.

Combinada com aquarela

As tatuagens estilo aquarela (watercolor tattoo) estão com tudo e combiná-las com a palavra maktub traz resultados criativos, leves e muito estilosos.

Vale ousar a variação e disposição das cores para criar uma tattoo única!

Onde fazer a minha tatuagem maktub?

A tatuagem maktub pode ser feita em diferentes partes do corpo.

Para tattoos maiores, as costas, braços e região das costelas são ótimos locais.

Se a sua onda é mais minimalista, o pulso, nuca e parte anterior dos ombros são boas ideias.

Um ponto importante para se pensar na hora de escolher o local da tatuagem é a sua tolerância à dor.

Locais como costela, pé, parte interna do braço, pescoço e outras regiões com pele fina ou muito vascularizadas são mais sensíveis, portanto a dor da tatuagem é mais intensa nestes lugares.

Considerações finais

A tatuagem maktub possui um significado tão forte que não espanta que ela tenha virado uma mania entre os tatuados. Afinal, quem nunca teve a sensação de que um encontro ou momento da vida já “estava escrito”, não é mesmo?

Conta pra gente nos comentários se você faria uma tatuagem maktub e porque você acredita que o nosso destino já está escrito!

Faça um Comentário

/* ]]> */