Significados

Tatuagem de trevo: significados e fotos inspiradoras

Tatuagem de trevo

A tatuagem de trevo costuma ser pequena e delicada. É, inclusive, uma escolha muito popular entre as mulheres. Mas apesar do seu tamanho e sua fama ligada à delicadeza e fragilidade, este símbolo milenar pode trazer significados enormes. Neste texto, trouxemos algumas das tatuagens mais bonitas de trevo que encontramos no Instagram, além de falar um pouquinho a respeito de alguns dos muitos significados que o trevo pode trazer consigo.

Se você pretende fazer um desenho como este e quer saber mais sobre a tatuagem de trevo, continue a leitura e se inspire nas fotos que separamos para fazer a sua!

Tatuagem de trevo de três folhas

O trevo é uma planta bastante comum no mundo inteiro, especialmente em áreas úmidas. É uma planta que se espalha com bastante facilidade e, o mais comum, é que tenham três folhas. Podem crescer com facilidade até mesmo em espaços pequenos, como nas rachaduras das calçadas.

Ao longo dos anos, o trevo de três folhas já teve diversos significados. Por ligações do passado, hoje em dia é especialmente ligado ao povo irlandês e, por isso, pode ser um desenho significativo para quem nasceu na Irlanda ou sente uma grande ligação com o país. Mais abaixo, entraremos com mais detalhes sobre o significado da planta para o povo da Irlanda e o papel dessa plantinha no passado deles.

Trevo Irlandês

A ideia do trevo de três folhas como símbolo da Irlanda foi difundida, principalmente, pelo santo conhecido como Saint Patrick. Aqui no Brasil, ele é mais conhecido como São Patrício, mas a simbologia e as festividades ligadas a ele são as mesmas em todo o mundo.

Hoje a imagem do trevo de três folhas é usada como símbolo nacional irlandês graças ao santo. Ela é estampada em bandeiras, camisetas, souvenirs e até em uniformes de times locais.

Isto porque o santo supostamente teria usado as três folhas do trevo, planta muito comum na Irlanda, para simbolizar a santa trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O que traria um significado bastante religioso – e especialmente cristão – ao trevo.

O dia de São Patrício é, inclusive, amplamente comemorado por toda a Irlanda – e em comunidades irlandesas mundo afora. No dia 17 de Março, toda a Irlanda se tinge de verde e espalha imagens de trevos pelas cidades.

Ainda assim, o Leprechaun, outro símbolo irlandês e muito mais ligado ao folclore pagão, também é constantemente retratado ao lado de trevos de três ou quatro folhas.

As trindades

Muito antes de o cristianismo chegar à Irlanda, ela também foi habitada pelo povo Celta. Os Druidas, que eram uma espécie de elite intelectual e religiosa do povo Celta, quase como magos, também tinha os próprios significados atribuídos aos trevos.

Eles costumavam dizer que os trevos de três folhas representavam trindades, como as principais fases da vida. Neste caso, uma folha representaria a infância, a segunda a vida adulta e a terceira a velhice.

Ele também estava ligado à magia, principalmente no que dizia respeito ao passado, presente e futuro.

Entretanto, o povo cigano vê as coisas de forma um pouco diferente. O baralho cigano, muito utilizado para ler a sorte, tem uma carta onde existe um trevo de três folhas. E ao contrário dos bons presságios vistos até aqui, para eles, essa carta teria relação com as dificuldades que alguém encontrará ao longo de sua jornada.

Tatuagem de trevo de quatro folhas

Já a tatuagem de trevo de quatro folhas é mais ligada à sorte. Antigamente, os trevos de quatro folhas costumavam ser muito raros. Considera-se que a anomalia genética que faz com que um trevo tenha quatro folhas, na natureza, só acontecem uma vez  a cada 10 mil plantas.

Hoje em dia, cientistas conseguiram fazer com que sementes específicas produzam apenas trevos de quatro folhas. Elas são utilizadas, geralmente, em fazendas especializadas no cultivo e venda desta planta para confecção de amuletos e souveniers.

Entretanto, acredita-se que se você encontrar uma planta dessas na natureza, é um sinal de muita sorte. Você deve recolhê-la e entregar a alguém que ama. Isso trará sorte para ambos.

O significado do trevo de quatro folhas tatuagem de trevo também é, geralmente, ligado a cada folha. Enquanto alguns optam por deixar o significado das folhas subentendido, muita gente ainda prefere colocar ao lado ou dentro das folhas. Alguns, ainda, optam por escrever sob o trevo.

É claro que como uma expressão individual, cada um pode atribuir à própria tatuagem o significado que preferir. Entretanto, os elementos mais comuns ligados ao trevo de quatro folhas são:

  • Uma folha significa a esperança
  • A segunda folha representaria a fé
  • A terceira teria como significado o amor
  • E a última folha significaria sorte

Estes significados também teriam base em crenças antigas e, novamente, estaria ligada ao antigo povo Celta e seus Druidas. Encontrar um trevo de quatro folhas, para eles, era um ótimo presságio. E ser o portador de um poderia dar forças mágicas e atribuir poderes especiais.

Os quatro elementos

Assim como o trevo de três folhas, há significados místicos e religiosos ligados também aos trevos de quatro folhas.

Além dos significados que mais comumente se atribuem às tatuagens, há outros diversos. O número quatro já foi considerado mágico, principalmente por ser bastante repetitivo dentro da natureza.

São quatro os pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. São quatro, também as estações do ano: outono, inverno, primavera e verão. Quatro é o número de fases da lua: cheia, minguante, nova e crescente. Os principais elementos da natureza, que são inclusive os mais citados na magia antiga, são também quarto: terra, fogo, água e ar.

Portanto, não é de se admirar que especialmente os povos antigos tenham atribuído fortes significados místicos a uma mutação em uma planta que, costumeiramente, tinha três folhas.

Galeria de fotos

View this post on Instagram

#clover #clovertattoo #nghiatattoo

A post shared by Nghia Tattoo (@canusee01) on

View this post on Instagram

첫 셀프타투☘️☘️

A post shared by dear (@dear_12.08) on

Considerações finais

Agora que você já sabe tudo sobre a tatuagem de trevo, basta escolher o estilo, o tatuador e fazer a sua! Mas não esqueça de escolher seu artista com cuidado, afinal, fazer a sua tatuagem com segurança também é bastante importante!

Faça um Comentário

/* ]]> */