Poucas tatuagens são tão populares, principalmente na cultura católica, como a tatuagem de terço. Tendo vários significados e aplicações, este tipo de desenho tem sua popularidade em todas as idades. O significado mais utilizado para estas tattoos é a proteção contra qualquer tipo de mal ou avaria. Vamos entender um pouco mais sobre este tipo de tatuagem e veremos algumas inspirações incríveis para você.

O terço e os seus significados

Terço é o objeto principal de reza da religião católica, sendo dividido em dezenas e com ordem definida. A prática de fazer preces com o auxílio do terço é tradicional e é seguida desde a idade média. A característica principal que um terço carrega é o número de Ave Marias, 50, enquanto um rosário possui 150. O nome terço se dá exatamente por este representar um terço do Santo Rosário.

Veja também: Como rezar o terço? Um guia ilustrado

Com a popularização das tatuagens religiosas, uma crença antiga está perdendo força. Esta crença é a de que tatuagens são pecado. Cada vez mais fiéis estão desenhando a sua fé no corpo e a religião não tem condenado estes atos.

Terço em outras religiões

Apesar de sempre relacionado à igreja católica, o terço é um símbolo que está presente em outras religiões. Cada religião tem a sua característica, na católica o terço é facilmente reconhecido pela presença da cruz. No budismo, os terços maiores possuem 108 contas, representando 108 obstáculos ou paixões e são chamados de Japamala. Já no islamismo, o Masbaha possui 99 contas, que são relacionadas a várias formas de oração.

Qual o motivo das repetições?

A repetição de orações é bastante contestada, principalmente pelos protestantes. Na verdade, estas repetições se baseiam na crença de que elevam o espírito. Alguns acreditam que rezar o terço é como se você estivesse se aproximando de Deus. Existe uma passagem bíblica que fala sobre “vãs repetições”, que não se aplica aos católicos. Esta passagem faz referência aos budistas que oram seus mantras. Estes últimos que repetem muitas vezes a mesma frase e, é aos budistas que a bíblia se refere.

E a tatuagem de terço?

A tatuagem de terço, independente da religião, carrega diversos significados, como simbolizar a fé e a crença em Deus. O público que mais adere a este estilo de tatuagem são os fiéis da igreja católica. Além do terço, os fiéis também costumam tatuar a imagem de Jesus Cristo e/ou a de Nossa Senhora Aparecida.

Abaixo vamos elencar algumas das principais mensagens que uma tatuagem de terço pode passar:

Devoção em Deus

Sendo o principal significado, pode-se dizer que a devoção em Deus é unanimidade neste tipo de tatuagem. Os fiéis desenham este símbolo em seu corpo como uma forma de homenagear o seu criador e perpetuar a fé.

Proteção contra o mal

Também utilizado como uma forma de amuleto, o terço pode significar proteção àquele que o carrega. Por isso, em várias aplicações da tatuagem de terço, uma frase de motivação ou fé a acompanha. As frases que acompanham o terço podem estar em diversas línguas. No Brasil, vemos comumente frases em português, italiano e latim.

Alcance de objetivos

Carregar um terço consigo também é tido como uma forma de alcançar metas mais facilmente. É quase como se você estivesse em uma presença maior de Deus e, Ele seria um grande diferencial nas conquistas.

Inspirações para a sua tattoo

Os desenhos de terço no corpo buscam, em sua maioria, a aproximação da forma real. Em boa parte dos casos, a arte é feita como um bracelete, em volta do pulso, pescoço ou tornozelo. Existem também as variações mais artísticas, nos mais variados tamanhos, que valorizam o aspecto alegórico, principalmente.

Miniatura minimalista

Começamos então com um exemplo que não é exatamente um terço, por não conter todas as suas contas. Porém, o significado é sempre semelhante e o valor sentimental para a pessoa que o carrega certamente é enorme. Em um tom mais minimalista, o desenho das contas busca a similaridade com o terço real, em um tom 3D. A cruz utilizada não é a convencional, que possui as extremidades achatadas. Neste exemplo, a cruz tem um formato mais pontiagudo e, ao mesmo tempo, mais curvo na parte central.

Estas tatuagens de tamanho menor e sem muitos detalhes também podem ser classificadas como Flash Tattoos.

Oração e submissão

Neste próximo modelo, vemos um desenho mais realista e com muito mais detalhes do que o anterior. Nesta arte, vemos ainda a representação das mãos unidas segurando o terço entre os dedos. O gesto de juntar as mãos para orar é muito antigo e vem da época dos romanos. Esta posição representa uma espécie de submissão e obediência. No catolicismo, ela representa a obediência e a servidão à Deus, como entidade suprema. Podemos perceber também a ausência da representação humana na cruz, que é feita no exemplo anterior.

Relação com as rosas

Aqui uma tatuagem de terço com uma rosa como adorno. A representação da rosa neste estilo te tattoos é bem comum, pois existe um significado. Rosário, em latim, é rosarium, palavra que quer dizer “jardim de rosas”. Por isso, a associação dos dois símbolos é tão comum para este estilo de desenho. A arte ainda acompanha a palavra “avós”, que representa uma homenagem aos entes queridos. Este tipo de homenagem é vista tanto para os parentes que ainda vivem como para aqueles que já se foram.

View this post on Instagram

Rose Tattoo..

A post shared by Studio Cento e Onze (@paulo_borrega) on

Simples e pequeno

Esta arte representa bem a ideia de simular um terço como se estivesse realmente preso ao corpo. Diferente das anteriores, que são desenhadas em uma proporção maior, esta tatuagem de terço tem um tamanho mínimo.

Influência dos famosos

Diversos famosos optaram por fazer uma tatuagem de terço, entre eles o cantor Luan Santana. A sua opção pela tattoo no ombro não traz o aspecto realista como principal. Apesar disso, este estilo de tatuagem ganhou popularidade com o público mais jovem, principalmente, depois do cantor desenhar no seu corpo.

Formato de bracelete

Como dito anteriormente, o uso da tatuagem de terço como bracelete é bem comum e este modelo é perfeito! Um terço simples, desenhado em volta do pulso, dando a impressão de que o mesmo está amarrado ao corpo. A cruz desta tatuagem também é representada no formato mais pontiagudo, fugindo um pouco dos padrões.

Outro famoso que possui este estilo de tatuagem é o jogador de futebol colombiano James Rodríguez. Ele possui um rosário tatuado no seu braço esquerdo.

A sua fé vai falar mais alto

Na hora de fazer a sua tatuagem de terço, o fator principal será a sua fé e a forma como você irá representa-la. Independente do modelo, tamanho ou do estilo, dê importância principalmente para o significado do seu desenho. Converse com o seu tatuador e escute também o que ele pode te dizer. A palavra de uma pessoa experiente pode te ajudar nessa decisão que fará toda a diferença na sua tattoo. Vamos lá?

Faça um Comentário

/* ]]> */