Significados

Tatuagem de gaiola: significados e lindas ideias

Tatuagem de gaiola

No que diz respeito à tatuagem da gaiola, ela é, sem dúvida, amada por homens e mulheres em todo o mundo. Seja caracterizada por uma paleta de cores monocromática ou sortida, a tatuagem de gaiola é visualmente atraente e impressionante. Geralmente, essas tatuagens são exibidas nas mãos, costas, pernas e pulsos. Além disso, é possível adicionar um toque pessoal para afirmar sua personalidade própria através do desenho.

Aprenda mais sobre seus significados abaixo!

Significado da tatuagem de gaiola

Uma gaiola vazia denota desolação e esterilidade, enquanto um pássaro enjaulado significa movimento restrito, desprovido de qualquer liberdade. Um pássaro voando para fora da gaiola, por outro lado, significa liberdade absoluta, mente aberta e senso de independência. Sem dúvida, o desejo de se libertar de todos os obstáculos e limitações é uma mensagem importante associada ao conceito da tatuagem de gaiola.

Símbolo filosófico

Sem dúvida, os símbolos filosóficos são frequentemente a contradição visual da ideia que eles querem promover. É por isso que as gaiolas são o símbolo da liberdade. Na arte da tatuagem, esse conceito é ilustrado por tatuagens de gaiolas. De fato, essas gaiolas nem sempre são unidas aos pássaros. Isto é, elas podem trancar outros ícones simbólicos, como, por exemplo, corações anatômicos. Nesse caso, a tatuagem de gaiola representa que o amor pode ser uma prisão.

O mesmo acontece quando há cérebros engaiolados, ao invés de pássaros. Esses símbolos são uma crítica às pessoas de mente estreita. Quando a gaiola está aberta para o cérebro, no entanto, a tatuagem indica criatividade e livre pensamento. O significado é similar quando o cérebro é substituído por aves. Afinal, quando os pássaros escapam de suas gaiolas, eles simbolizam nossa vontade de independência e liberdade, longe das regras e dos sentimentos de posse.

Conceito da tatuagem de gaiola

As tatuagens de gaiolas são sempre muito poéticas e podem até adotar um estilo surrealista e onírico, com desenhos que parecem surgir de sonhos e fantasia. Além disso, o conceito apresenta variáveis, como, por exemplo, a posição do pássaro, o formato da gaiola e a porta aberta ou fechada. As gaiolas são conceitos usados há séculos, mas para compreender melhor o simbolismo por trás da tatuagem da gaiola, devemos falar um pouco sobre as origens da gaiola.

Tatuagem de gaiola

História da gaiola

Muitos imaginam que a história da gaiola é uma ocorrência comum e desinteressante. Afinal, as pessoas gostam de pássaros, logo, as pessoas querem manter os pássaros perto de si. Sendo assim, as pessoas inventaram as gaiolas para prendê-los em sua companhia. De fato, essa linha de raciocínio é precisa, mas a história não acaba por aí.

As primeiras gaiolas foram construídas, sim, para abrigar pássaros, mas não a nível pessoal. A princípio, os pássaros eram engaiolados para serem exibidos como uma atração para aqueles que gostariam de vê-los. As primeiras gaiolas eram feitas à mão, utilizando caixas e redes. Elas levavam materiais como juncos, tecidos, bambus, cordas e madeiras.

Além disso, alguns pássaros engaiolados foram encarregados de realizar um trabalho muito perigoso, no passado. Ou seja, os mineiros levavam canários para as minas de carvão e, se eles vissem o pássaro morto, saberiam que havia a presença de gases tóxicos.

Tatuagem de gaiola com pássaros

Em muitas culturas ao longo do tempo, a gaiola tem sido usada como metáfora e símbolo. Seja no tempo dos caçadores e coletores ou nos dias atuais, a gaiola de pássaros é um símbolo difundido que pode ser usado para explicar muitos simbolismos culturais diferentes.

Por exemplos, muitas pessoas usam a gaiola como analogia para dizer que todos nós estamos enjaulados pelas regras e protocolos sociais. Isto é, nessa leitura metafórica, nós somos pássaros e a sociedade é a gaiola. De fato, todos lidamos com as lutas cotidianas desta vida e estamos sempre tentando evoluir ou sair de nossa jaula.

Os pássaros, por sua vez, são capazes de voar, e esse símbolo é frequentemente visto como um sinal de liberdade. Os pássaros também estão ligados às características como criatividade e inspiração, à medida que fluem com o vento. Quando os pássaros são capturados e enjaulados, o significado óbvio dessa imagem é uma perda de liberdade.

Por outro lado, as gaiolas são mais complexas que isso. Nós tendemos a ter um relacionamento ambíguo com a gaiola. Por mais que a gaiola possa representar aquilo que nos impede de sermos livres, ela também nos protege. Estar em uma gaiola nem sempre possui uma conotação negativa, a depender do ponto de vista.  Se estamos trancados em casa durante o nascimento de um novo filho, estamos em um estado vulnerável e precisamos da proteção da gaiola, por exemplo. Por isso que é importante entender o contexto da tatuagem.

Variações de tatuagem de gaiola

Se você acha que a tatuagem de gaiola é padrão e não possui muitas variações, você está enganado. O melhor de fazer uma tatuagem é que você pode modelá-la de acordo com sua personalidade, dando um toque singular e todo seu. Se você pode, por exemplo, adicionar outros elementos e mudar o simbolismo, significado e conceito da tatuagem. Além disso, você também pode adicionar algo que reforce a ideia do que está tentando retratar, dando ênfase à tatuagem.

A seguir, confira alguns exemplos de variações de tatuagem de gaiola.

Gaiola com porta aberta

A tatuagem da gaiola com uma porta aberta é um símbolo permissivo de libertação. A gaiola está lá se você precisar dela por segurança, mas, ao mesmo tempo, a porta está aberta para você ir e vir quando quiser.

Gaiola com pássaro sentado no topo ou voando para longe

A tatuagem de gaiola com um pássaro voando ou sentado no topo é um símbolo de ser libertado. Isso pode significar a superação de algo em sua vida que o manteve preso.

Gaiola de pássaro em uma árvore

A tatuagem de gaiola com uma árvore representa mais do que apenas a gaiola. Ou seja, essa imagem pode ser usada para fins estritamente estéticos ou unir elementos relativos à árvore. Por exemplo, um carvalho é um símbolo de força e sabedoria. Portanto, combiná-lo com a gaiola com uma porta aberta pode representar a recuperação de uma força interior para se libertar.

 

Faça um Comentário

/* ]]> */