Significados Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Tatuagem Carpe Diem: qual o significado e por que é tão famosa?

Tratada como símbolo da felicidade para os amantes de tatuagens e desenhos sobre o corpo, a expressão latina Carpe Diem parece mesmo ter sido moldada por Horácio, há mais de 2000 anos, para os jovens de hoje. Uma das mais procuradas nos tempos atuais, a tatuagem Carpe Diem encaixou-se nessa filosofia de hoje que parece ter sido pensada por um dos líderes de Woodstock, o festival de música e cultura que revolucionou o mundo a partir de 1969.

Horácio, poeta romano que viveu entre 65 A.C. e 8 A.C., provavelmente não era adepto da contracultura, mas a frase que disse a Leucone, sua amiga (“Carpe Diem, quam minimum crédula postero”) caberia bem a muitas tribos atuais da tatuagem.

Mania ou amor que tomou o mundo

A tradução mais aceita da frase é “colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”. Na verdade, em seu livro Odes, ele parecia aconselhar sua amiga a viver mais o presente, de forma mais intensa, porque do futuro pouco ou nada sabemos.

Esta expressão ou desejo de viver hoje a felicidade, sem a preocupação excessiva da espera do futuro, caiu em cheio na juventude dos últimos anos, nos quatro cantos do planeta. A tatuagem Carpe Diem, hoje, estampa corpos do Japão ao Ocidente e dos países mais ao Sul até os Nórdicos, já próximos ao polo Norte.

O que haveria, afinal, por trás dessa moda que, de um em um seguidor, tornou-se uma imensa onda que é impossível explicar com boa dose de segurança?

View this post on Instagram

A post shared by Pedro Paiva – Tattoo (@thugpaiva) on

View this post on Instagram

#carpediemtattoo #frasestattoo #nerotattoo

A post shared by Nero Tattoo (@nero_tattoo) on

View this post on Instagram

– Carpe Diem – #carpediemtattoo

A post shared by Doug Burkmire 💎 (@dougburkmire) on

Há 5.300 anos, Ötzi tinha 57 tatuagens

Desde que o homem do gelo Ötzi tatuou-se, há 5.300 anos (seu corpo foi encontrado bem conservado nos Alpes, entre Áustria e Itália, em 1991), parece que a tatuagem Carpe Diem foi a grande revolução entre esses adeptos dos desenhos aplicados à pele.

Ele tinha 57 tatuagens sobre o corpo, mas com quase nenhuma tinta. Por isso, cientistas acreditam que Ötzi, na verdade, passava por um tratamento de acupuntura contra algum tipo de inflamação. Ele morreu de uma flechada no ombro, entre outros ferimentos.

Carpe Diem, o dia e a vida são hoje

O dia de Ötzi, portanto, não terminou muito bem e nem foi tão bem aproveitado assim. Para Horácio, em seu epicurismo, a beleza não dura para sempre e a vida é breve. O presente deve ser muito bem aproveitado antes que seja tarde, porque o único absolutamente certo, alertava ele, é a morte.

Esta aparente despreocupação com o amanhã é que parece ter tocado fortemente a juventude e acabou sobre sua pele. O interessante é que os registros da tatuagem Carpe Diem repetem-se em todos os cantos do mundo.

Odes que vão do amor à liberdade

Não há, também, um líder ou alguém que possa ser indicado como o precursor da nova moda. Ela simplesmente foi surgindo e expandindo-se aqui e acolá, como uma febre que pega em cada um desprevenido.

Vamos observar alguns tipos pelo mundo afora:

  • Pelo que já foi observado, em fotos e reproduções diversas, as possibilidades criativas são amplas e aparentemente infinitas. Podem ser produzidas nos estilos clássico ou elegante, com caligrafias muito bem comportadas a outras geniais, de estonteante criatividade
  • É comum, também, encontrar-se a tatuagem Carpe Diem associada a uma imagem, que pode ser uma flor, especialmente para dar-lhe um aspecto e formato mais feminino e delicado
  • Mas existem aquelas que tendem mais para enaltecer a liberdade, o que fica denotado em desenhos e paramentos que acompanham a tatuagem Carpe Diem
  • Em alguns locais do mundo, repete-se a tatuagem com o acompanhamento de relógios, o que tende a aumentar o significado da ligação com o tempo, ou seja, a vida é hoje e, portanto, viva-se com a maior intensidade possível
  • E há, claro, os amantes, que ligam a expressão Carpe Diem a corações e também a flores, a indicar que, no caso do amor, não há um momento sequer a perder e cada um é único e deve ser vivido com intensidade

Grandes ou pequenas, sempre lindas

A tatuagem Carpe Diem aparece e é reproduzida em qualquer parte do corpo. Pode ser uma pequena inscrição no calcanhar ou atrás da orelha, até uma gigante nas costas, barriga, peito ou sobre as costelas. Bem visíveis.

Por isso, também os tamanhos variam muito e não há uma regra básica a ser seguida. Tudo depende da vontade de quem está colocando a pele a ser tatuada e da expressão que pretenda reproduzir – do amor a algum sentimento de paz e fraternidade.

Os profissionais que se especializaram na tatuagem Carpe Diem também multiplicam as formas a serem expostas. Algumas maiores e mais expressivas, outras menores e mais comportadas.

Projeto de lei quer proibir a expressão

Aliás, nunca se esqueça disso: procure sempre profissionais habilitados para realizar sua tatuagem e que trabalhem com materiais e produtos de qualidade. Aliás, talvez você não tenha se ligado nisso, mas produtos de qualidade são fundamentais para a realização de uma boa tatuagem, com sucesso.

O assunto é tão controverso, que existe um projeto de lei circulando no Congresso brasileiro que tenta impedir a realização da tatuagem Carpe Diem. Não se sabe com clareza a motivação, mas, pelo projeto, o estúdio responsável por esta inscrição num corpo humano poderá vir a ser multado e até fechado. E quem tiver esta inscrição em seu corpo terá que removê-la em prazo que o projeto define.

View this post on Instagram

. 라틴어 명언 'Carpe diem' 🙏🏻🙏🏻🙏🏻 카르페디엠 '현재 이 순간을 즐겨라, 충실하라, 소중하라' 라는 뜻을 가진 라틴어 명언으로 손목 > 손등 위치에 작업 해 드렸어요! . 감사합니다 🙂 . * 미니타투 | 레터링타투 | 감성타투 * 프로필 1대1 오픈채팅으로 편하게 문의주세요 🙂 24시간 상담 가능 . #카르페디엠 #carpediem #carpediemtattoo #손목타투 #손등타투 #타투 #레터링 #레터링타투 #이니셜타투 #타투추천 #명언타투 #타투가격 #레터링문의 #커플타투 #레터링추천 #타투샵추천 #손글씨타투 #여자타투 #라인타투 #타투할인 #타투이벤트 #강남타투 #가로수길타투 #타투이스트하얀

A post shared by 타투이스트 하얀 | 미니타투, 레터링 | 가로수길 타투 (@hayan_tattoo) on

Problema pode mesmo estar nas tintas

Bem, ninguém de bom senso acredita que este projeto vá em frente ou sequer chegue a ser votado. Existem coisas bem mais importantes para preocupar o Congresso Nacional.

Até mesmo neste campo da tatuagem, os parlamentares brasileiros poderiam preocuparem-se com questões como as tintas utilizadas para tatuar. É um pouco exagerado, mas dá para dizer que, desde Ötzi, as tintas pouco mudaram.

Na verdade, especialistas médicos afirmam que tatuadores e tatuados inscrevem em seus corpos sem ter a mínima ideia do que estão fazendo em termos de ingredientes injetados em seu organismo.

Mas não se esqueça que existe o amanhã

Estes especialistas alertam que ninguém conhece, com exatidão, o perigo da tatuagem. E que as reações principais podem aparecer no longo prazo, sem que sejam razoavelmente conhecidas quais seriam.

O que é certo, em ternos estatísticos, é que até 5% das tatuagens acabam em infecções de todo tipo. E também úlceras próximas aos desenhos já apareceram, algumas com maior gravidade.

Estas informações vão aqui como alertas, mas, elas nada têm a ver especificamente com a tatuagem Carpe Diem. Ela continua a ser a maior febre entre os jovens em todo o mundo. Então, com cautela e escolha de bons produtos, siga o que a expressão conceitua – viva intensamente, viva o hoje com o coração, mas, não se esqueça que tem, sim, um amanhã.

Faça um Comentário

/* ]]> */