Significados Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Tatuagem Samurai: força, tradição e vários estilos!

Quando você ouve alguém falar em tatuagem samurai, a primeira imagem que vem à sua mente certamente é a daquele guerreiro japonês destemido empunhando sua espada e trajado com suas belas armaduras, sempre pronto para o combate? Aposto que sim!

No ocidente o cinema e os filmes de samurais acabaram por fixar essa imagem dos samurais como grandes guerreiros em nossas memórias. Com certeza a importância dos samurais na história do Japão não pode ser deixada de lado.

Por isso vamos falar um pouco sobre esses personagens que representam toda a cultura japonesa e te ajudar a escolher a sua tatuagem samurai.

Quem eram os samurais?

Diferente do que grande parte de nós pensa e sabe sobre os samurais, eles não surgiram já como uma grande força militar.

No início, o império precisava de homens que fossem capazes de recolher os impostos da população além de outras tarefas, como por exemplo, entrar em confronto com os camponeses que discordassem da cobrança de impostos.

Qualquer homem poderia se tornar um samurai. Para isso bastava dominar as artes marciais, ter uma boa reputação e despertar o interesse de algum senhor feudal em contratar seus serviços.

Somente com o passar dos anos é que as funções desempenhadas pelos samurais chegaram às áreas militares.

Foi por volta de 1600 que os samurais ganharam status de casta, passando assim a representar um grupo social específico onde os filhos passaram a herdar o título de “Samurai” de seus pais.

A classe dos samurais chegou a dominar o Japão por séculos, perdendo seu poder somente por volta de 1800, a partir da tomada do poder pelo império. Nesse período os samurais foram caçados e praticamente extintos, mas seus valores são observados até hoje na cultura japonesa.

O código de honra dos samurais

O Bushido, código de honra dos samurais, ainda se mantém vivo na atual sociedade japonesa e apesar de não se tratar de um código de conduta escrito, seus valores continuam sendo passados de geração para geração.

Entre várias religiões que influenciaram os samurais na criação de seu código, o budismo é provavelmente a mais marcante.

Os ensinamentos do budismo faziam com que os samurais não demonstrassem medo algum da morte. A crença na vida após a morte fortalecia os guerreiros e assim eles ficaram conhecidos por sua bravura durante as batalhas.

O código de honra samurai possui sete princípios que representam muito bem valores praticados durante o período feudal japonês:

  • GI – Justiça
  • YUU: Coragem
  • JIN: Compaixão
  • REI: Cortesia
  • MAKOTO: Sinceridade
  • MEIYO: Honra
  • CHUUGI: Lealdade

Os princípios do bushido tornaram-se o principal alicerce para que o país conseguisse se reerguer depois de ser arrasado na segunda guerra mundial, ressurgindo das cinzas e tornando-se uma potência mundial.

Seppuku

Para os samurais que se sentissem desonrados ao terem sido derrotados em uma batalha, ou  tivessem uma conduta inadequada ferindo os princípios do seu código de conduta, morrer era considerado um ato feito para apagar seus erros e ainda ser lembrado como um grande homem honrado.

Nesses casos, os samurais optavam, na maioria das vezes, por tirar suas próprias vidas.

O ritual do seppuku, conhecido no oriente como harakiri, não podia ser realizado rapidamente, mas de forma dolorida e lenta.

Os preparativos para o seppuku era elaborado com cuidado para que tudo fosse feito seguindo as tradições.

O samurai, após o banho que servia para purificar sua alma e seu corpo, deveria vestir uma roupa específica para o seppuku. Já vestido dirigia-se à um tapete (geralmente branco ou vermelho) e ajoelhava-se na posição seiza. O kimono deveria ser preso sob os joelhos para garantir que o corpo caísse para a frente. Uma queda para trás ou para os lados era considerada indigna.

O samurai desonrado perfurava o lado esquerdo junto ao abdômen de seu corpo com sua espada pequena. Depois a espada era puxada para cima, abrindo um corte no centro do corpo, o que fazia com que sua morte fosse muito lenta e dolorosa.

Para garantir que o samurai não fraquejasse enquanto sentia toda a dor do ritual e assim manter sua honra, um assistente acompanhava tudo ao seu lado, carregando uma espada, que seria usada para cortar a cabeça do samurai se necessário.

A decapitação era o encerramento do ritual, já que um único golpe era fatal. Sua utilização fazia-se sempre necessária, uma vez que os cortes feitos pelo punhal utilizado poderiam não ser tão letais. Era necessário que esse assistente fosse um exímio espadachim, pois tal atribuição, normalmente concedida à companheiros de batalha, amigos ou familiares, era considerada uma grande honra.

O espadachim demonstrava sua habilidade e honra em participar daquele ritual quando, ao decepar a pessoa que estava cometendo o seppuku, mantinha a cabeça ainda presa ao corpo, mesmo após o golpe letal.

Os rituais do seppuku sempre eram acompanhados por espectadores, em sua grande maioria amigos, familiares e pessoas próximas a quem estava cometendo o suicídio.

O Último Samurai

O filme O Último Samurai contribuiu significativamente para a divulgação de toda a história dos samurais no ocidente, principalmente no que diz respeito ao seu código de honra, o bushido.

Lançado em 2003 e estrelado por Tom Cruise, o filme retrata com muita fidelidade as tradições e os hábitos dos samurais por volta do ano 1870.

Tom Cruise vive um veterano da Guerra Civíl americana, que acaba sendo contratado pelo governo japonês para treinar seu exército e assim se livrar dos samurais que ainda resistem.

Depois de ser capturado pelos inimigos, seu personagem passa a conviver e conhecer mais de perto os samurais que ele deveria enfrentar. Essa convivência faz com que ele comece a questionar se realmente está lutando do lado certo.

Fotos que servem como inspiração para sua tatuagem samurai

Separamos algumas fotos para você se inspirar e escolher qual tatuagem samurai tem a sua cara. Confira!

Considerações finais

Ao decidir fazer uma tatuagem samurai você afirma estar de acordo com os princípios do bushido que norteavam esses homens na busca pelo caminho do guerreiro, assim como os grandes samurais.

Então, hora de escolher o desenho da sua tatuagem samurai e colocar as agulhas para trabalhar!

Veja também:

Faça um Comentário

/* ]]> */