Estilos de Tatuagem

Tatuagem glitch: a moda da “tatuagem com falha”

Tatuagem glitch

As tatuagens de falha são a última moda e definitivamente uma maneira única de expressão de arte pintada em seu corpo. A tatuagem glitch faz parte de um movimento contemporâneo, focando em imagens distorcidas. Essas tatuagens pretas, vívidas e brilhantes combinam com um estilo cyber punk sujo, e traz uma sensação de mau funcionamento digital.

O efeito trazido na tatuagem glitch, parece muito com o que costumava ser aquele defeito irritante que víamos nas TVs, mas, como de costume, vários artistas descobriram um caminho para que isso fosse visto como uma espécie de estética artística que muita gente realmente pagaria para ter. Por causa de movimentos artísticos subversivos, aprendemos a apreciar e esperar por todos os tipos de arte que consumimos.

Surgimento do glitch

Algum tempo atrás, um artista lituano encontrou alguns bugs no Facebook, que posteriormente ele transformou tudo aquilo que viu em uma arte inconvencional. Um dos pioneiros nesse novo estilo estético de tatuagem chama-se Max McCartney, conhecido principalmente como Max Amos na indústria de tatuadores. Max é um tatuador do estilo blackwork, situado no Reino Unido.

Ele trabalha com tatuagens no The Inkwell Tattoo Studio em Birkenhead. O tatuador britânico tem tatuado desde 2010 e diz que esse estilo o transformou completamente. Ele é atualmente conhecido por suas incríveis tatuagens nos estilos blackwork e dotwork.

Grande parte das tatuagens de glitch apresentam retratos de atores, figuras icônicas da cultura pop, homens e mulheres misteriosos e esculturas gregas. Além disso é fácil encontrar muitos retratos de cenas de filmes, assim como tatuagens de animais no estilo glitch, e objetos como ampulhetas, relógios e armas.

Os tatuadores então criam os detalhes necessários com um pontilhado fino, e o máximo de realismo possível. Pouca sobreposição de cores e pouco contraste também são uma marca muito característica desse estilo.

O intuito é tentar incorporar vários tipos de falhas em suas tatuagens. Distorcida, pixelizada, danificada pelo VHS e muitos outros tipos de falhas. É quase como se eles estivessem usando tinta e técnicas para criar tatuagens, quando tudo o que ele está fazendo é distorcer linhas e ornar com os detalhes necessários.     Ver essa foto no Instagram        

Os simbolismos desse movimento

Esse estilo de tatuagem com falhas parece não obedecer nenhuma técnica estética de design que não seja a do próprio tatuador. No início desse movimento a tendência era usar gráficos lineares e sólidos, para depois adicionar sombreamento e outras técnicas.

Com o passar do tempo a aplicação de tinta se torna menos limpa tecnicamente, favorecendo maior fluidez e uma certa qualidade imperfeita, ao mesmo tempo que preserva uma estética de alto contraste.

Vivendo atualmente em uma era que orbita em torno das mídias sociais, influenciando na natureza digital, as distorções das percepções acabam afetando diretamente a conexão humana real. Estamos tentados a prestar mais atenção aos perfis de alter egos online do que a realidade atrás das telas de computadores e smartphones.

Se as mídias sociais são responsáveis por ditar novas tendências na área de tatuagens, isso possui um efeito negativo e um efeito positivo. Por exemplo, tatuagens de crânios podem muito bem representar a morte da interação da vida real na era digital. Um desenho que traz o simbolismo de justiça, por exemplo, representam as falhas de poder e autoridade.

A criação de tatuagens glitch de desenhos de líderes religiosos, celebridades da cultura pop, esportistas e cantores conhecidos no mundo todo, exerce um papel de revelação de falsos ídolos, o qual muitas vezes são idolatrados erroneamente.

Arte manual agora digitalizada

Nos tempos atuais cada vez mais digitalizados, estamos exponencialmente indo de encontro em direção a uma singularidade tecnológica. As pessoas de hoje em dia sentem-se exatamente dessa maneira, com falhas. E já que as tatuagens são expressões da nossa individualidade e de nossas vidas, por que elas também não poderiam apresentar falhas?

Esta é a nova linha de pensamento dos tatuadores que adotaram esse estilo único para transformar esse sentimento iminente de medo existencial em bela arte pós-moderna. É muito curioso como a abordagem ao estilo da nova escola de tatuadores captura a essência de nossa era computadorizada, tornando-os mais indicativos da existência da humanidade no século XXI.

Além de ter se tornado um tipo de moda autêntica no mundo inteiro, e de maneira tão rápida, a ilusão de falhas, que tornam a tatuagem glitch tão única, acenam para a digitalização geral da arte, na qual a maioria das ilustrações agora é feita principalmente em computadores, e não mais manualmente.

A tatuagem ainda é uma das fronteiras finais em que o antigo modo de criação à mão ainda prevalece, especialmente em um sentido comercial. Portanto é compreensível enxergar que há algo muito autorreferencial ou consciente do estilo.

Essa arte corporal busca apontar para o estado atual da tatuagem e mesclá-la com a digitalização moderna.

Tatuagens na moda

Nos últimos anos, existe uma forte campanha de positividade do corpo que vem ganhando cada vez mais foco nas indústrias de moda e beleza. Isso significa que as tatuagens têm mais presença no varejo de moda on-line do que nunca, quase se tornando parte de um conjunto. Por exemplo, um modelo, alguém cujo trabalho é ser visualmente bonito, tem uma tatuagem. Rapidamente aquilo torna-se um elemento de sua beleza, talvez tornando-a mais desejável para os outros.

Simultaneamente, as tatuagens vêm perdendo seu estigma como uma marca de iconografia de gangues e criminosos, tornando-se mais uma peça de arte corporal ou memória física. Não mais a simples presença de uma tatuagem diminuirá suas chances de conseguir trabalho, ou marcá-lo com conotações estereotipadas. Por não estar mais associado ao desvio de conduta, o número de pessoas que usam tatuagens hoje em dia cresce todo ano. A partir de 2015, um em cada três adultos jovens foi tatuado.

As tatuagens não estão mais sendo escondidas, mas elas estão ao ar livre, sendo mostradas na indústria da moda. Embora algumas tatuagens ainda sejam uma escolha ousada, os tempos estão mudando. E à medida que as próximas gerações continuem a tomar decisões ousadas sobre os corpos e aparências, continuarão surgindo mais tatuados no mundo da moda, no cotidiano, no mercado de trabalho e na vida online.

Fotos de tatuagens glitch

Faça um Comentário

/* ]]> */