Significados Tatuagens de Animais

Tatuagem de tubarão: força e superação de obstáculos + fotos incríveis

Tatuagem de tubarão

Um verdadeiro ícone da natureza jamais passaria despercebido pelos apreciadores de tatuagem. A tatuagem de tubarão causa um impacto equivalente a aquele provocado pelo rei dos mares.

Um símbolo que se impõe por si

Imponência, força, poder, garra, superação, autoridade e coragem são ideias que facilmente associamos à imagem do tubarão. E é assim há séculos. Entre alguns povos da África e das ilhas do Pacífico, o tubarão é considerado um animal sagrado.

Claro que há também associações da imagem do tubarão com a violência e até mesmo a morte. Mas é exatamente isso que o tubarão desperta no ser humano: temor e fascinação.

Um ser da natureza

Antes de qualquer coisa, o tubarão é mais um ser vivo na natureza, um peixe que habita mares e oceanos (e rios) em profundezas de até  dois mil metros.

São conhecidas 375 espécies de tubarões, do minúsculo tubarão lanterna anão, que tem cerca de 20 centímetros de comprimento e brilha na escuridão das águas profundas em que vive, até o gigantesco e inofensivo tubarão baleia com seus doze metros de comprimento.

Entre tantas espécies, existem até mesmo tubarões “flex”, que se adaptam tanto à água doce quanto à água salgada.

O tubarão vive em média, de 20 a 30 anos, à exceção do tubarão baleia, que pode chegar aos 100 anos de idade. São ótimos nadadores, estando entre os peixes mais velozes dos oceanos.

O tubarão na cultura contemporânea

Além de toda a fascinação que há séculos exerce sobre nós, o tubarão é também uma influência absolutamente contemporânea sobre a nossa cultura, ou seja, ele continua a ocupar novos lugares no nosso pensamento. Veja alguns exemplos.

No cinema

Pode-se dizer que tubarões formam uma categoria à parte entre os filmes de aventura. O mais conhecido deles é, sem dúvida, o de Steven Spielberg, lançado em 1975. Mas, apenas para constatação, confira essa pequena lista de outros filmes relativamente recentes com o mesmo tema (alguns de qualidade e gosto bem duvidosos, na opinião dos amantes do cinema):

  • Tubarão, 1975;
  • Tubarão vermelho, 1986;
  • Tubarão 2 – A vingança, 1987;
  • Do fundo do mar, 2000;
  • Mar aberto, 2005;
  • Terror na água, 2011;
  • Maré negra, 2012;
  • O ataque do tubarão de duas cabeças, 2012;
  • A isca, 2012.

Na literatura

Os tubarões aparecem como coadjuvantes em um clássico da literatura mundial, O velho e o mar, que o autor Ernest Hemingway publicou em 1952 e que o conduziu ao Prêmio Nobel de Literatura dois anos depois. Abrindo um parêntese, é um texto pequeno, de leitura rápida, bastante recomendada.

Se Tubarão, o filme de Spielberg, é uma referência, saiba que ele foi inspirado no livro de mesmo nome, escrito por Peter Benchley e publicado em 1974. Foi o enorme sucesso do livro que levou Spielberg a criar o filme. Mas, recomendam os críticos, não busque paralelos entre o livro e o filme.

No mercado financeiro

No jargão do mercado financeiro, os grandes investidores que têm o poder de ditar os rumos das bolsas de valores são chamados de … tubarões (e quem se vê engolido por suas estratégias é chamado de sardinha).

Na fórmula um

A fórmula um, uma categoria do automobilismo sempre associada a inovações tecnológicas, tem no tubarão uma recorrente fonte de inspiração. Vários carros vencedores foram projetados com soluções de aerodinâmica inspirados na anatomia do tubarão. Foi assim com modelos produzidos nos anos 60, nos anos 90 e mais recentemente, entre 2009 e 2017.

Uma ameaça ao ser humano?

Ataques de tubarões a banhistas, mergulhadores ou surfistas são acontecimentos extremamente raros, mas os poucos casos que ocorrem ganham enorme repercussão, alimentando o mito do animal ameaçador que a maioria de nós carrega.

A presença de tubarões em locais frequentados por banhistas se deve geralmente à própria ação humana, que interfere nos ambientes em que os tubarões vivem, se alimentam e se reproduzem.

Por exemplo, no Brasil, a cidade de Recife está entre as que mais registram ataques de tubarões. Ocorre que a construção do Porto de Suape modificou muito o ecossistema local, destruindo manguezais que concentravam a principal fonte de alimentos dos tubarões. Em consequência, eles vêm se deslocando à procura de novas fontes.

Ou um ser ameaçado pelo ser humano?

Apesar de todo o temor e de toda a fascinação que exerce, o tubarão passou a frequentar as listas de animais sob ameaça de extinção. Estima-se que cem milhões de tubarões sejam mortos todos os anos pela atividade pesqueira, que aproveita sobretudo as barbatanas e a cartilagem do animal.

Segundo estudos, essa taxa de mortandade dos tubarões estaria de 30 a 60% acima da taxa de natalidade da espécie, o que estaria conduzindo-a de forma dramática para a extinção.

Parte de toda essa atividade pesqueira se dá de forma ilegal, dificultando ainda mais a adoção de medidas de proteção. As barbatanas do tubarão são muito apreciadas em pratos típicos da culinária asiática, servidos em restaurantes de elite e em grandes e importantes recepções no mundo dos negócios.

Em águas brasileiras também há espécies ameaçadas de extinção. Muitos talvez não se deem conta, mas a carne do tubarão é bastante apreciada por aqui.

Outro material aproveitado do tubarão é a cartilagem, de amplo uso medicinal.

Voltando à tatuagem de tubarão

Não é preciso dizer que uma tatuagem de tubarão pode carregar toda a gama de sentimentos que a imagem do tubarão desperta. Por motivos óbvios, é uma tatuagem particularmente popular entre marinheiros, pescadores, mergulhadores e surfistas, mas também é muito procurada por pessoas dos mais variados perfis, afinal, todos os significados atribuídos à figura do tubarão são afirmativos.

Há inúmeras possibilidades de se fazer uma tatuagem de tubarão, conforme mostram as imagens a seguir.

Do mais simples…

… ao mais elaborado

Assustador…

…ou divertido

Colorido…

…ou nem tanto

Nos lugares mais improváveis…

…improváveis mesmo

Com cara de real…

…ou todo estilizado

Quer fazer uma tatuagem de tubarão?

Seja qual for a motivação que leva você a querer fazer uma tatuagem de tubarão, veja antes quais são os cuidados necessários para se fazer e manter uma boa tatuagem. Siga os seguintes passos:

  1. Avalie bem a sua decisão de fazer a tatuagem e o como proceder caso venha a se arrepender dela.
  2. Considere os riscos que a tatuagem pode trazer para a saúde e quais cuidados devem ser tomados.
  3. Saiba como tratar a pele após a realização da tatuagem.

Observados todos esses cuidados, vá em frente com a sua tatuagem de tubarão.

Faça um Comentário