Significados Tatuagens de Animais Tatuagens de Signos Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Tatuagem de escorpião: o que significa e por que eternizar na sua pele

A tatuagem de escorpião eterniza em sua pele a imagem desse animal selvagem, chamativo e bastante característico (conhecido como alacrau ou lacrau em outras regiões do mundo) devido à sua raridade, aspectos que garantem que esse desenho seja um dos preferidos entre as pessoas que, assim como nós, verdadeiramente amam tatuagens.

Os escorpiões são parte integrante da cultura pop, que os considera um símbolo de traição já que esses animais possuem um ferrão em suas caudas e, a partir dele, podem atacar ou se defender a partir de cantos escondidos e insuspeitos.

Além disso, os escorpiões atacam em dois tempos: primeiro, atordoa seu inimigo (ou presa) com um ferroada e, depois, volta a ferroar para o ferir até a morte. Sem dúvida, esses elementos contribuíram para a associação depreciativa desse belo aracnídeo.

View this post on Instagram

#scorpiontattoo #handtatts

A post shared by Jay Mielczarek (@jayboytattoo) on

Quais os principais significados da tatuagem de escorpião?

Para a maioria das pessoas, tanto os escorpiões quanto as aranhas estão entre os animais que, de modo geral, representam a força, o perigo e a iniciativa. Embora sejam animais pequenos, são muito venenosos e, em alguns casos, podem matar os seres humanos.

Há quem utilize a tatuagem de escorpião como amuleto contra a má sorte e muitos acreditam que, dessa forma, podem atrair para as suas vidas algumas das características desse aracnídeo, tais como velocidade, ferocidade, astúcia e, claro, a sua força.

Isso se justifica pelo modo como o escorpião está sempre preparado para a batalha e enfrenta a morte lutando corajosamente pela sobrevivência – o que inspira a quem o traz gravado na pele a emular sua valentia diante de qualquer problema, perigo ou adversidade que possa surgir.

Não se esqueça de que os escorpiões representam todos os tipos de talismãs em muitas culturas (como veremos a seguir), como a egípcia, na qual eram os guarda-costas da deusa Ísis e, portanto, utilizados para “vigiar” as entradas de túmulos e santuários, bem como a passagem das almas para o submundo.

Na cultura grega, os escorpiões simbolizavam um lutador rápido e letal. Com isso em mente, a tatuagem de escorpião pode ser a opção perfeita para os praticantes de artes marciais e boxeadores e, também, para todos aqueles que lutam arduamente para superar todos os obstáculos em suas vidas.

Não obstante, em outras culturas e religiões, os escorpiões estão associados à maldade, pois parecem bastante intimidadores e fortes, além de serem amplamente reconhecidos por sua letalidade.

Além disso, os escorpiões são animais que vivem para picar e picam para viver, sendo caçadores natos, cujo elemento distintivo (prontamente lembrado por qualquer pessoa nos quatro cantos do mundo), que os diferencia de outros aracnídeos, é o seu ferrão altamente venenoso.

Tatuagem de escorpião para homens

A tatuagem de escorpião é a opção preferencial de muitos homens, uma vez que esse animal tem um aspecto denotativo de força e intimidação com desenhos que costumam ter linhas grossas e muito bem definidas.

Se você quer um estilo diferente em sua tatuagem de escorpião, o tribal é uma ideia genial para garantir que o desenho funcione mais como um símbolo do que como uma reprodução “literal” do animal.

Por serem aracnídeos que simbolizam a tenacidade, determinação e resiliência, a tatuagem de escorpião pode ser feita por todos os homens que desejam destacar suas capacidades individuais, habilidades e pontos fortes.

Tatuagem de escorpião para mulheres

Nos dias atuais, felizmente, as virtudes mencionadas não são mais relacionadas exclusivamente aos homens. Nesse contexto, é possível encontrarmos alguns designs especiais de tatuagem de escorpião para mulheres.

Na prática, as mulheres que optam pela tatuagem de escorpião trazem uma variedade de design e estilos muito maior do que os homens, combinando o desenho principal com novas referências, como as rosas ou a constelação de Escorpião – também associada ao signo zodiacal.

View this post on Instagram

Tattoos by @entala_tattoo

A post shared by Tattooadore (@tattooadore) on

A tatuagem de escorpião como elemento histórico-cultural

Conforme mencionado, a figura do escorpião esteve presente em muitas culturas e, ao longo da história, muitos povos tem conferido uma miríade de distintos significados a esse animal peçonhento:

  • Mitologia grega: o escorpião aparece em inúmeros mitos e lendas. Por exemplo, na história de Ártemis e Órion, o gigante. Conta-se que a deusa da caça, cheia de ira, invocou um escorpião para atacar Órion. A ferroada, porém, o imortalizou na constelação que leva o seu nome. Há, também, a lenda de Perseu que, após assassinar a Medusa, observou horrorizado que cada gota de sangue que escorria de seu pescoço transformava-se em um escorpião;
  • Bíblia: no Velho Testamento, há relatos de que os israelitas pisoteavam escorpiões como uma metáfora para a vitória contra os atos do diabo;
  • Antigo Egito: a intervenção da deusa-escorpião Serket era fundamental para as mulheres durante o parto, à medida que contribuía para aliviar suas dores. Nessa religião, era um verdadeiro símbolo para homenagear os sacrifícios feitos por todas as mães. Os escorpiões também eram associados a Set, o deus do deserto;
  • Maias: esse povo relacionavam o escorpião às cirurgias médicas, já que o animal adormece suas vítimas com uma ferroada;
  • Budismo: no Tibete se encontram diferentes desenhos de escorpiões em espadas e amuletos, assim como ocorre em muitas outras culturas de origens budistas.

Por que escolher uma tatuagem de escorpião?

A alta popularidade da tatuagem de escorpião repousa em sua beleza, profundos significados e, também, em uma inigualável riqueza histórica e cultural. É por isso que existem tantas opções de tatuagens disponíveis. A história da interação desse animal com os seres humanos é muito vasta, afinal, são seres que têm estado próximos a nós por milhares de anos.

Por ser um dos signos do zodíaco, estão sempre presentes no imaginário coletivo da população e o fato de serem ameaçadores e perigosos faz com que eles sejam, de certo modo, esteticamente atraentes.

Na verdade, uma tatuagem de escorpião é provocativa, pois, trata-se de um aracnídeo que ataca prontamente quem quer que se arrisque a tocá-lo: moram em localidades desérticas em constante espreita por novas presas com as quais se alimentar.

Para fazer a sua tatuagem de escorpião, você tem à disposição uma ampla gama de opções e pode adicionar detalhes e variações que carreguem significados e/ou mensagens relevantes para você.

Não há como não reconhecer imediatamente uma tatuagem de escorpião. A maioria delas podem ser vistas mesmo à distância. A força dessa representação é tanta que qualquer pessoa consegue identificá-la, ainda que nunca tenha visto um escorpião de verdade em toda a sua vida.

View this post on Instagram

Scorpion from the other day. Thanks Jer! 🦂

A post shared by SHANNON HAYWARD (@sbh_tattoo) on

Faça um Comentário

/* ]]> */