Significados Tatuagens de Animais Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Tatuagem andorinha: clássico do estilo Old School + fotos inspiradoras

A popularidade da tatuagem andorinha não é nenhuma novidade nos estúdios. Esta é uma das tatuagens mais escolhidas há mais de um século e os marinheiros costumavam ser os principais responsáveis por isso.

Assim como as tatuagens de âncoras, rosa dos ventos ou alguns tipos de flores, a tatuagem andorinha era um símbolo popular no meio náutico. Continue lendo nosso texto para saber mais a respeito da história deste desenho, os significados que já foram atribuídos a ele e, de quebra, ainda confira fotos para se inspirar!

As origens da tatuagem andorinha

Embora muitos desenhos tenham origens remotas, a tatuagem andorinha certamente teve seu primeiro ápice de popularidade em terras britânicas.

Alguns historiadores sinalizam que ela poderia ter surgido devido a um navio que chamava The Swallow (A Andorinha), onde houve um enorme motim. Os marinheiros responsáveis por eles foram punidos com a tatuagem de uma andorinha no peito para que, assim, fossem sempre identificados.

Outros, porém, dizem que a tatuagem andorinha apenas alcançou popularidade quando os marinheiros passaram a procurar uma forma de demonstrar sua experiência em mar. Alcançar uma marca de 5 mil milhas náuticas viajadas (o equivalente a 9.260 km) era algo muito difícil. Ao atingir essa marca, portanto, alguns marinheiros optavam por tatuar uma andorinha no peito. Ao atingir 10 mil milhas náuticas (cerca de 18.520 km), uma segunda era acrescentada ao design.

Com o tempo, novos significados foram sendo acrescentados à tatuagem andorinha. Os marinheiros passaram a crer que, se por acaso se afogassem em serviço, a andorinha seria a responsável por levar a alma deles para o céu.

Por outro lado, aqueles marinheiros que sentiam falta de casa, viam na tatuagem andorinha uma forma de expressar seu amor pela família e a necessidade que tinham de voltar para casa. Isso porque a andorinha é um dos poucos animais que praticam a monogamia. Além de viver para sempre com o mesmo parceiro, andorinhas costumam voltar sempre para o mesma área para estabelecer seus ninhos. Assim, este desenho acabou se assemelhando às âncoras e se tornando sinônimo de amor, lealdade e fidelidade, além de ter relação com a saudade da família e da terra natal.

Em outros lugares do mundo, os marinheiros também passaram a tatuar andorinhas com significados distintos. Entre eles podemos citar:

  • Ter viajado pelos sete mares;
  • Ter atravessado com sucesso o equador. Neste caso, as tatuagens eram feitas em par: uma na ida, outra na volta;
  • Ter viajado com sucesso entre uma área conhecida como “os dois chifres”. No seu mapa, essa área pode ser vista como as duas “pontas” inferiores da África e da América do Sul.

As áreas mais escolhidas para este tipo de tatuagem costumavam ser o pescoço, o peito, os punhos ou o braço. Hoje em dia, andorinhas também são tatuadas no ombro, nas costas e no quadril.

Fora do mundo náutico

Os britânicos parecem ser os que mais popularizaram a tatuagem andorinha, mesmo que fora do mundo náutico. Um exemplo disso são os lutadores locais, que costumam tatuar andorinhas nos pulsos para simbolizar a velocidade dos seus socos.

Além disso, skinheads e gangues britânicas também usavam a imagem para se identificar entre si.

Condenados que tenham cumprido seu tempo de prisão são outro grupo que frequentemente escolhem a tatuagem andorinha para simbolizar a liberdade.

No entanto, hoje em dia o desenho pode ter significados muito mais amplos. Assim como alguns marinheiros do passado, as pessoas podem escolher este pássaro para simbolizar a fidelidade, o amor e a lealdade.

Viagens marítimas também costumavam ser muito difíceis e, frequentemente, as andorinhas sinalizavam a proximidade da terra e a aproximação de dias mais calmos.  Portanto, para algumas pessoas a tatuagem andorinha pode significar esperança de dias melhores ou simbolizar o fim de uma luta de um período penoso da vida de alguém.

Além disso, em muitas culturas a andorinha é o primeiro pássaro migratório a aparecer na primavera. O que faz com que este animal em especial seja considerado um sinal de sorte e prosperidade futura.

Ainda durante os anos 50, muitos rapazes que haviam servido na marinha tinham tatuagem andorinha. Assim, como muitas outras, ela começou a ser vista como um dos símbolos old school e marcar a época do rockabilly.

Embora naquele período as tatuagens entre mulheres fossem muito mais raras, hoje em dia as admiradoras de um visual mais pin up e retrô costumam tatuar andorinhas clássicas.

O tatuador Sailor Jerry foi um dos mais importantes artistas do estilo old school e grande parte das andorinhas que vemos em designs hoje em dia são fortemente inspiradas nas tatuagens dele. Sailor Jerry foi, inclusive, fonte de inspiração para um dos tatuadores mais conhecidos hoje em dia, Ed Hardy.

Atualmente Ed Hardy ainda traduz o estilo de desenho que aprendeu a desenvolver em tatuagens para uma marca de roupas de sucesso. Em algumas de suas estampas você pode, inclusive, encontrar desenhos de andorinhas ao estilo old school.

Conheça algumas tatuagens de andorinha

Abaixo, separamos algumas das tatuagens de andorinha mais incríveis para que você possa se inspirar.

A andorinha old school geralmente tem traços mais cartunescos e cores fortes e vibrantes.

Variantes em preto e branco também não são incomuns. Principalmente em áreas que proporcionam uma perda de cores mais acentuada, como as mãos e o pescoço.

View this post on Instagram

Especialista em andorinhas Pt.2, essas foram feitas no @puta_quio_pariu , valeu a confiança de sempre jovem! ( Passe para o lado para ver o resultado ). 🙏🏻👊🏻💥 ——————————————————— Contato : DM ou Whats ! ——————————————————— Atendendo todos dias com ou sem hora marcado no @Savagetattoo.sp . ——————————————————— #swallow #swallowtattoo #couple #coupleswallow #bird #tattoo #tattoosp #tattooflash #traditionaltattoo #traditionaltattooflash #traditionalartist #tatuagemtradicionalbr #tttism #blackwork #blackworkers #blackworkerssubmission #blacktraditionals #blacktoptattooing #blackworkbrasil #bright_and_bold #stabmegod #classictattoo #cavalcante_tattooer .

A post shared by Bruno Honório Cavalcante (@cavalcante_tattooer) on

Nestas tatuagens de andorinha, podemos notar que o pássaro traz no bico um pequeno ramo. Isso frequentemente é compreendido como sinal de esperança. Isto porque a soma do pássaro com uma planta era vista como um dos principais sinais de que a terra estaria próxima.

Embora as andorinhas mais procuradas sejam do estilo old school, hoje em dia há variantes realistas ou minimalistas. Ela também são escolhas bastante populares.

View this post on Instagram

#swallowtattoo by @haleygogue

A post shared by 26 Swords Tattoo (@26swords) on

Você sabia que a tatuagem andorinha poderia ter tantos significados? É claro que tatuagens são pessoais e, para cada pessoa, pode ter um significado completamente diferente. Se você quiser, nem precisa ter nenhum. O importante é se sentir a vontade com o desenho escolhido, ter certeza de que é aquilo que quer desenhar e escolher o artista certo para executar o serviço.

Faça um Comentário

/* ]]> */