A mitologia nórdica atrai a curiosidade de muita gente hoje em dia. E isso tem se traduzido, inclusive, através das tatuagens de runas, que têm se tornado cada vez mais populares.
Entretanto, você sabe o que essas tatuagens de runas significam? Embora as runas sejam consideradas uma espécie de alfabeto, cada um dos símbolos tem um significado distinto. E neste texto, vamos especificar alguns dos mais populares. Continue a leitura para saber mais sobre as tatuagens de runas e escolher aquela que mais combina com o que você tem em mente!
O que são runas?
Apesar de serem conhecidas como uma espécie de alfabeto, as runas são um pouco mais complexas do que se imagina, quando observamos com mais detalhes. Para começar, “runa” significa tanto “letra” quanto “segredo”. E há indícios que anteriormente ainda significava “mensagem”. Antes da adoção do alfabeto que conhecemos hoje, elas foram o principal método de escrita de diversos povos germânicos, incluindo o povo que hoje conhecemos como os vikings.
No entanto, antes de planejar tatuagens de runas, saiba que os vikings não foram os únicos a utilizar este alfabeto diferenciado. Na realidade os alfabetos rúnicos são divididos em três ramos distintos. Dois futharks, que recebem esse nome devido as primeiras runas que os compõem (Fehu, Uruz, Thurisaz, Ansuz, Raidho, Kaunan) e o furthorc. Os três apresentam diferenças regionais, de época e, inclusive, do número de runas que os compõem. No entanto, as tatuagens de runas podem ter ligação com qualquer um deles.
24 runas formam o antigo futhark, que é o primeiro alfabeto completo rúnico e o mais popular. Ele começou a se formar mais ou menos no primeiro século e foi concluído no ano 400. Embora não seja certo de onde este alfabeto surgiu, sabe-se que os demais alfabetos rúnicos são derivados deste.
Apenas 16 runas formam o novo futhark, que começou a se formar mais ou menos na época viking. Com o tempo, na escandinávia, este alfabeto acabou substituindo completamente o antigo futhark.
Na Inglaterra antiga, ainda surgiu uma terceira variação, o futhorc. Formado por 33 runas, este era o método de escrita preferida pelo povo conhecido como Anglo-saxão.
Futhroc ou fithark (novo ou antigo), uma característica foi sempre mantida: as formas bem angulares dos símbolos. Isso acontecia porque os povos que utilizavam as runas costumavam gravá-las em superfícies duras, como pedras, ossos, madeira e metais.
Para que servem as runas?
Embora muitas vezes as runas tenham servido como método de registro e comunicação, esta não era a sua única função. Assim como as tatuagens de runas, estes símbolos muitas vezes podem trazer um peso mais místico.
Runas eram gravadas individualmente em pedras, por exemplo, para se ler a sorte. Alguns dos símbolos eram gravados em armas e armaduras para atrair as energias relacionadas a eles. Em algumas áreas da Europa eram, inclusive, usadas como decoração.
Os símbolos rúnicos acabaram se perpetuando e difundindo no tempo, servindo inclusive em épocas mais modernas. A SS da segunda guerra mundial, por exemplo, escolheu um símbolo rúnico para representá-la. Hoje em dia, todo aparelho eletrônico que tem a função de bluetooth usa um símbolo rúnico para representá-lo – além do nome de um rei viking.
Ou seja, apesar de serem originárias de tempos antigos e de um povo que parece muito distante da nossa realidade, as runas fazem até hoje parte do nosso dia a dia. Portanto, sua popularização e a curiosidade por conhecer o seu significado para gravar na pele aquilo que mais lhe agrada, independente das origens dos símbolos, soa bastante natural.
Significado das runas
Dentro da cultura que as originou, cada runa tem um símbolo, um som e um significado. O som, geralmente, está ligado à primeira parte da palavra que elas originalmente significavam.
Cada runa tem sua própria energia e história. Enquanto algumas representam coisas abstratas, como “alegria”, outras têm nomes relacionados ao misticismo e à religião dos povos antigos.
Abaixo, relacionamos algumas das runas e seus significados. Assim, você poderá escolher com maior facilidade aquelas que representam melhor aquilo que você gostaria de tatuar.
ᚠ – Fehu
Fehu, em tradução livre, na verdade significa “rebanho”. No entanto, a palavra também era utilizada para representar riqueza e prosperidade, já que para os povos antigos, um bom rebanho era sinônimo de riqueza.
ᚢ – ūruz
Uruz representava o auroque, um animal hoje extinto, mas que é considerado o ancestral do gado doméstico. Essa runa também repesentava a força de vontade e tinha outros significados, como água.
ᚦ – Thurisaz
Significa O Gigante. Esta é a runa que costuma representar o deus nórdico Thor. A runa também representa perigo e pode estar atrelada ao sofrimento.
ᚨ – Ansuz
Um dos Æsir (deuses). Ela também representa prosperidade e vitalidade.
ᚱ – Raidō
Esta runa está relacionada à jornada e viagens. Ela também significa movimento, crescimento e trabalho.
ᚲ – Kaunan
Apesar de o significado principal ser úlcera, ela também está relacionada com tochas. Kaunan representa igualmente a mortalidade e a dor.
ᚷ – Gebō
Gebo é a runa que significa “presente”. Por isso, também significa generosidade.
ᚹ – Wunjō
Significa alegria ou êxtase.
ᚺ ou ᚻ – Hagalaz
É a runa que representa o granizo. Traz com ela o significado de caos e destruição.
ᚾ – Naudiz
Significa um desejo não atendido, necessidade.
ᛁ – īsaz
A runa que representa o gelo.
ᛃ – Jēra-
Significa “ano”. Também representa as colheitas e é uma runa usada para representar recompensas.
ᛇ – īhwaz ou Eihwaz
Representa uma árvore chamada teixo. Seu significado está ligado a estabilidade e força.
ᛉ – Algiz
Significa “alce”. É também a runa que representa proteção.
ᛊ ou ᛋ – Sōwilō
O significado desta tatuagens de runas pode ser sol. Porém, ela também é ligada ao sucesso e ao conforto.
ᛏ – Tīwaz ou Teiwaz
Representa o deus Tyr. Também está ligada à honra e vitória.
ᛒ – Berkanan
Representa uma árvore chamada vidoeiro. A runa está ligada ao sustento, crescimento e à fertilidade.
ᛖ – Ehwaz
Representa o cavalo. Seu significado também está atrelado a confiança, companheirismo e fé.
ᛗ – Mannaz
É a runa que representa o homem. Também está ligada ao apoio ou suporte oferecido por outros.
ᛚ – Laguz
Pode significar água, lago e a falta de forma da água. Ela também está ligada ao caos, ao desconhecido e às possibilidades.
ᛜ ou ᛝ – Ingwaz
Representa o deus Yngvi ou Ingwaz. Ela também está atrelada ao início de alguma coisa, à fertilização e ao potencial.
ᛟ – ōþila- ou ōþala-
Significa herança, propriedade e posse. Tem ligação estreita com a nobreza, tradição e hereditariedade.
ᛞ – Dagaz
Representa o dia. Também está ligado à felicidade e esperança.
Galeria de fotos com ideias de tatuagens de runas
Considerações finais
Seja por admirar a cultura viking ou desejar tatuar de uma forma diferente alguma palavra que tenha um significado especial para você, a tatuagens de runas pode ser exatamente o que você procurava. Procure um tatuador da sua confiança e escolha as runas que melhor representem aquilo que você gostaria de deixar gravado na pele!
Faça um Comentário