É prática comum entre os estudantes da área da saúde fazer tatuagem medicina após passar pelo difícil exame de aprovação para cursar a faculdade do curso. Mas não é só nesta ocasião específica que é requisitada, ocorre também para os que andam muito satisfeitos com a sua profissão e entenderam que definitivamente nasceram para exercê-la após um grande feito.
Outros ainda investem na tatuagem medicina ao conseguir concluir o curso (talvez o momento mais adequado, já que a faculdade é tão longa, cara e dura que muitos acabam ficando pelo caminho).
Mas qual é o símbolo usado para fazer homenagem a essa profissão tão nobre?
Geralmente usa-se o símbolo oficial da profissão, o Bastão (ou Esculápio) de Asclépio. Mas há outras variações, outras imagens e símbolos que fazem menção ao ofício.
O AmoTatuagem neste artigo irá fornecer as melhores dicas sobre tatuagem medicina e apresentará os melhores exemplos na nossa galeria de imagem, logo após o texto, para que possa se inspirar.
Prossiga na leitura para saber mais sobre tatuagem medicina.
Confira!
O símbolo
E você sabe a história por trás do símbolo da medicina, o Esculápio de Asclépio?
A origem remonta a mitologia grega. O tal de Asclépio (que bom nome para gritar) não era pouca merda não.
Era um deus, o deus da cicatrização ou da própria medicina.
A sua bio é a seguinte:
Asclepinho (diminutivo carinhoso) foi aluno de um Centauro, de nome Quíron, que lhe ensinou a ciência da cicatrização. Asclépio era aluno cabeça e logo dominou a técnica se destacando e até se sobressaindo em relação ao seu mestre.
Ficou tão famoso por sua capacidade de regenerar machucados de enfermos que acabou ganhando a fama de ressuscitar doentes (como o povo gosta de aumentar, e isso porque nem tinha Whatsapp).
E como quase tudo na mitologia grega, o final acaba em tragédia. Zeus não gostou do papo de ressuscitar doentes, de tirá-los de seu reino, e resolveu lidar com o assunto do jeito mais civilizado possível, o jeito Witzel de ser: assassinou o pobre Cleclé (para os íntimos).
Beleza, mas o que significa o bastão e a cobra que o rodeia?
O bastão, ou Esculápio, que é um nome bem mais sonoro, não?, simboliza a autoridade, o poder divino, o poder de que tem condições de decidir sobre a vida ou a morte, de decidir a fortuna do enfermo. A cobra, por ser capaz de trocar de pele, renová-la, simboliza o renascimento.
Essa é a simbologia, digamos, “mais pra cima”, mais “up”, mais otimista, contudo ela também, considerando os elementos que compõem a imagem, pode ser encarada como emblema de morte e destruição. Para ser mais assertivo, faz-se uma dualidade: morte e vida, renascimento e veneno (morte).
Mas não pense que a tatuagem do bastão se limita a versão clássica. Variações estilizadas são bem populares, como o incremento de asas na extremidade do Esculápio, asas clássicas de anjos, ou metalizadas, de aço e com cores diversas.
Uma variação comum é o de se aproveitar uma cicatriz antiga para desenhar a cobra sinuosa envolta do traçado involuntário.
Tipos de tatuagem medicina
Como citado acima o Esculápio de Asclépio é a tattoo mais usual, porém existem outras que são tão populares quanto. Como por exemplo:
Estetoscópio
Tatuagem medicina indicada para quem gosta de desenhos simples e pequenos. Ideal aos que preferem tattoos mais discretas, pois pode marcá-las nos braços, no tornoze-los, nos pés etc.
Outro detalhe interessante dessa tatuagem medicina é a possibilidade de fazer combinações com outras tatuagens.
Por exemplo, a turma de veterinária, para especificar o ramo da medicina que se especializaram valendo-se do estetoscópio, objeto universal no imaginário popular de todo e qualquer médico, pode combinar com uma tattoo de pegada de animal, de patinha de cachorro. Inclusive é uma das combinações que mais faz sucesso entre os estudantes e por isso uma das mais solicitas nos estúdios.
Outra variação comum dessa tatuagem medicina é aproveitar o cabo alongado do objeto para reproduzir a representação dos batimentos cardíacos no monitor cardíaco (alguns para não deixar dúvida colocam em uma das extremidades o coração, romantizado ou não).
Estetoscópio e coração
Aos que gostam de tatuagem medicina mais detalhada, chamativa, o estetoscópio isolado não exerce tanta atração. Um plus muito solicitado para essa tatuagem medicina é o acréscimo de um coração, seja envolto ao cordão do objeto, ou lhe fazendo companhia ao lado.
Mas não se trata do coração romantizado, mas o real, o músculo robusto e venoso.
Estetoscópio e pediatria
Para os especializados em pediatria, uma das combinações possíveis para fazer alusão as crianças é o de se desenhar duas “pegadas” típicas de bebê sobre o objeto.
Também é comum aproveitar a extensão do cordão para representar um berço ou as mãos acolhedoras envolta do recém-nascido.
Na mesa de operação
Outro tipo de tatuagem medicina comum entre médicos é o retrato do profissional em um dos momentos mais emblemáticos de sua profissão, a mesa de cirurgia, com avental, toquinha, máscara etc, instantes antes de executar o primeiro momento que depois não terá mais volta: ou termina de fazer o que começou ou faz mais um obituário.
Alguns preferem algo mais minimalista, que não faça um retrato tão amplo sobre esse contexto, como marcar apenas a mão enluvada e o bisturi.
Tensão, adrenalina, responsabilidade, triunfo ou fracasso. Sem dúvida, emblemático.
Considerações finais
Tatuagem medicina é geralmente requisitada pelos estudantes assim que são aprovados para cursar essa difícil e nobre carreira, mas é usual também logo após a conclusão do curso ou durante a residência.
O Esculápio de Asclépio, o símbolo oficial da profissão, é o mais utilizado, seja na sua forma mais clássica ou com variações estilosas, mas é muito comum também tattoos de estetoscópio (e suas diversas variações: batimento cardíaco, coração, fazendo par com uma cicatriz velha etc).
Para a ala veterinária é recorrente a dobradinha do aparelho com pegadas de animais. Na mesma lógica, os pediatras optam pelo incremento das “pegadas” típicas de um recém-nascido.
O momento de iniciar uma operação na mesa de cirurgia é outra desse tipo de tatuagem que faz sucesso.
Gostou do conteúdo?
Então curta, compartilhe, avalie.
Sua opinião é muito importante para nós.
Leia mais de nossa sessão de estilos de tatuagem.
Galeria de imagens
Faça um Comentário