Curiosidades

Entenda como funciona a tatuagem de Henna e veja se vale a pena fazer

A tatuagem de henna, embora venha se tornando bastante popular no Brasil, ainda gera muitas dúvidas em quem pensa em aderir à ideia. Isso porque ela reserva algumas peculiaridades que a diferenciam bastante de uma tattoo tradicional permanente.

Entre essas particularidades que ela traz consigo, está por exemplo, o fato de ser feita com uma pasta derivada do extrato da henna, que por sua vez, tem uma coloração vermelho-alaranjado, o que de certa forma limita as opções em relação à arte propriamente dita.

Isso não tira, no entanto, os méritos que esse tipo de tatuagem possui, mesmo porque ela pode ser extremamente útil em determinadas circunstâncias, conforme falaremos no decorrer do texto, onde também apresentamos um pouco mais sobre a modalidade e como ela funciona, mostrando ainda as ocasiões em que a tatuagem de henna vale a pena.

A tatuagem de henna

Diferentemente de uma tattoo tradicional, a tatuagem de henna não é permanente. Sua duração na pele depende de diferentes fatores, como por exemplo, o tipo de pele, a qualidade da pasta de henna utilizada e até o prazo em que a mesma fica sobre a pele antes da retirada do excesso, um processo que visa definir a arte e dar um toque final à mesma.

Apesar disso, porém, é importante dizer que o prazo máximo que uma tatuagem de henna dura é 30 dias, quando normalmente os traços já não são visíveis.

Vale dizer aqui que a henna, antes de virar a pasta, é extraída de uma árvore ou arbusto que pode chegar a 6 metros de altura.

Além de ser útil na criação de tatuagens, ela também é utilizada para pintura de cabelos, unhas e até couro, podendo ainda servir ao tingimento de lãs e sedas.

Trata-se de uma planta originária de regiões subtropicais e tropicais da África, além de outros países do sul da Ásia e norte da Austrália. A pasta utilizada na tatuagem de henna, por sua vez, é obtida por meio da mistura da água com o pó extraído das folhas secas da planta.

Como funciona a tatuagem de henna

Bastante comum em praias e até mesmo em outros pontos turísticos ao redor do Brasil, a tatuagem de henna pode causar um efeito incrível, apesar de temporário. Além disso, ela tem como atrativo o fato de ser indolor, ou seja, não causa dor, uma vez que o desenho é feito sobre a pele e não há uso de agulhas, como acontece nas tattoos tradicionais.

Um detalhe interessante é que para uma melhor fixação do desenho sobre a pele, é importante que a temperatura do corpo esteja quente. Dito isso, muitos recomendam a ingestão de algo quente antes de começar a fazer a tatuagem de henna.

É importante destacar ainda que, após a aplicação é preciso deixar a henna agir sobre a pele por pelo menos 12 horas antes da retirada dos excessos. Nesse período a “tinta” se fixa à pele e permite o acabamento ideal.

Vale a pena fazer tatuagem de henna?

Chegamos agora em uma pergunta que é bastante comum entre aqueles que estão cogitando a tatuagem de henna. Ela realmente vale a pena? A resposta para essa questão naturalmente não é tão simples, mas de modo geral pode-se dizer que sim, ela vale a pena.

É importante esclarecer, contudo, que em determinadas situações vale mais a pena e em outras nem tanto. Para quem pretende experimentar uma tatuagem antes de tomar a decisão de fazer uma definitiva, por exemplo, a tatuagem de henna é uma excelente opção.

Outra situação em que ela é absolutamente interessante é quando se tem medo ou fobia de agulhas. Nesse caso, o interessado ainda pode fazer a tatuagem e ter o benefício de poder mudar a mesma de lugar a cada mês, já que em poucos dias ela se apaga.

E já que estamos falando nisso, a verdade é que opção de lugares não falta na hora de escolher onde fazer a tatuagem de henna. A seguir mostramos uma série de alternativas em diferentes regiões do corpo para inspirar quem pensa em seguir esse caminho. Vamos a elas.

Tatuagem de henna nas mãos

Atualmente as mãos estão entre os lugares mais popularmente escolhidos para se fazer uma tatuagem, especialmente quando se trata de uma tatuagem de henna. Felizmente, as opções de desenho que se encaixam neste espaço são diversos, conforme você pode conferir na sequência de fotos que mostramos a seguir.

Tatuagem de henna nos braços

Assim como nas mãos, as tatuagens de henna também costumam funcionar muito bem nos braços. Não faltam boas alternativas de desenhos direcionados a essa região do corpo, sejam eles grandes, médios ou pequenos.

Uma ideia interessante, aliás, é fazer desenhos que começam nas mãos e se estendem até certa altura do braço, o resultado muitas das vezes é incrível. A seguir você confere algumas fotos nesse sentido e também imagens de tatuagens feitas especificamente nos braços.

Tatuagem de henna nas pernas

Aqui temos outro espaço tradicionalmente utilizado para tatuagens de henna, principalmente nos casos em que a tattoo é vista apenas como um “test drive” para uma futura tatuagem tradicional permanente. As opções para desenhos são diversas e a seguir você confere algumas fotos que podem servir de inspiração para sua próxima tattoo.

Tatuagem de henna nas costas

As costas também podem se mostrar um bom lugar para o uso de uma tatuagem de henna. Por ser um espaço amplo, é possível explorar diversas possibilidades de desenhos, cada um com sua característica. Veja alguns dos melhores exemplos nas fotos a seguir.

Tatuagem de henna no busto

Por fim, temos aqui a ideia de tatuagem de henna no busto, uma região que também permite inúmeras possibilidades, especialmente em mulheres que tem algum tipo de ligação com a arte.

São muitas as ideias que podem ser exploradas nessa região, uma mais interessante que a outra.

Este artigo foi útil?

E então, suas dúvidas sobre a tatuagem de henna foram esclarecidas? Fique à vontade para nos deixar uma mensagem com suas considerações sobre o assunto.

Veja também:

Faça um Comentário

/* ]]> */