Moderna e chamativa, a tatuagem gradiente atrai a cada dia mais e mais admiradores. Na verdade, a técnica é mais antiga do que se imagina. Entretanto, depois de um período longe dos holofotes, ela voltou com tudo na pele de celebridades e nos estúdios de tatuagem.

Versátil, esta técnica de tatuagem combina com várias temáticas e também pode ser utilizada associando-se com outras estratégias de desenho.

Acompanhe agora, um pouco mais sobre este tipo de tatuagem e inspire-se nos desenhos que separamos para você apreciar a técnica.

Significado de gradiente

A palavra gradiente, origina-se do latim, derivando da expressão “gradus”, que se refere à intensidade de algo, entre outros significados.

Também conhecida como “dégradé”, a tonalidade gradiente caracteriza-se pela sequência de tons que variam, indo do mais forte ao mais fraco.

Derivada do francês, a palavra “dégradé”, e pode ser compreendida como tudo que vai aos poucos se desfazendo.

Neste ‘efeito’, ocorre o encontro e a sobreposição de cores em que as intensidades de tonalidade se misturam e depois começam a se separar.

Uma das principais características da tatuagem gradiente é a suave transição destas cores sobrepostas. Assim, diferentes níveis de tonalidade vão se sobrepondo.

Além de muito bonito, este efeito favorece a realização de outras técnicas como as composições em 3D, a tatuagem glitch e a tatuagem abstrata.

Técnicas de preenchimento gradiente

Muito famosa entre especialistas em desenho e design gráfico, esta técnica está cada vez mais presente também em Tatuagem gradiente.

Tecnicamente, o preenchimento gradiente corresponde à transição gradual entre tonalidades de cores. Através da escolha adequada de tonalidades, obtém-se uma transição suave e ao mesmo tempo surpreendente.

Esta gradação entre as cores pode ocorrer por meio de duas técnicas, linear e radial.

A técnica linear envolve o eixo de orientação, podendo ser vertical ou horizontal. Em ambos os casos, a tonalidade vai sendo alterada ao longo do eixo definido.

Similarmente, o gradiente radial também promove a transição de cores, porém partindo de um foco central, encaminhando a mudança de dentro para fora.

Assim como nos softwares de desenho, na tatuagem gradiente radial, este ponto focal definirá muito do brilho e da qualidade do desenho.

Outro aspecto importante nesta técnica, é a utilização adequada da luminosidade. Luz e sombras, quando bem utilizadas, promovem ótimos efeitos com esta técnica.

É possível, construir um desenho minimalista, simples ou bem suave, até traços fortes e pesados, tudo dependerá da técnica do tatuador e da tatuagem escolhida.

Para que o resultado final seja satisfatório, além da experiência do tatuador, é importante também o uso adequado dos efeitos de iluminação.

O mais recomendado é que, também as luzes, passem por uma transição em que o foco e a luminosidade sejam suavizadas aos poucos.

Acabamento da tatuagem gradiente

A qualidade final de uma tatuagem gradiente, também dependerá do acabamento do processo de tatuagem.

Todo os efeitos da tatuagem gradiente podem se perder com um mal acabamento. O resultado pode ser um desenho grosseiro em que a transição de cores fique parecendo falhas na tatuagem.

Portanto, somente com uma finalização adequada da tatuagem que as cores, luzes, brilho e a transição de cores serão corretamente percebidas.

O acabamento requer técnica do tatuador, e paciência do cliente para que a finalização do desenho aconteça de maneira calma e adequada.

Muitas tatuagens que deram errado são resultado da pressa durante o processo de finalização e acabamento da tatuagem.

Tatuagem gradiente

Combinando a tatuagem gradiente com outras técnicas

Como vimos, a tatuagem gradiente pode se beneficiar de sua característica de complementar outros formatos de desenho.

É possível misturar técnicas como as linhas diagonais, formas geométricas, desenhos tribais,  efeitos 3d e até traços da old school.

A qualidade artística do desenho dependerá da correta complementariedade obtida na união destas diferentes estratégias. Entretanto, o efeito gradiente facilmente se adapta e se incorpora à estas formas de tatuar.

Uma técnica curiosa, que pode ser facilmente mesclada com o efeito gradiente é a tatuagem com ilusão de ótica. Nela, o observador vai aos poucos se surpreendendo com as descobertas feitas no desenho.

Outra técnica, muito famosa atualmente, que pode ser mesclada com a tatuagem gradiente é a tatuagem blackout. Ela consiste na utilização somente de tinta preta. Entretanto, os efeitos são conseguidos por meio de sombreamento, dégradé e outras técnicas.

Temas para tatuagem gradiente

Existem centenas de desenhos que combinam com a técnica e ficam belíssimos em uma tatuagem gradiente.

Entretanto, há estilos de desenho e tatuagem que são mais favorecidos pelo uso do dégradé.

Os desenhos tribais, normalmente possuem um aspecto meio “chapado”, onde a luminosidade cria um efeito duro sobre a tonalidade. Entretanto, algumas versões modernas trazem lindos desenhos tribais com efeitos em gradiente.

Temas da natureza também são ótimos exemplos da versatilidade do efeito gradiente. Formatos de árvores, flores e outros elementos naturais podem ser coloridos usando esta técnica e até desenhados com base neste efeito.

Os animais também produzem ótimos resultados em tatuagem gradiente. Lobos, águias, cavalos, e diversos outros animais ganham mais destaque e curiosidade quando desenhados com esta técnica.

As figuras geométricas também ficam ótimas quando valorizadas com o efeito gradiente. Modernas e intrigantes, estas formas ganham vida e mistério ao serem construídas ou descontruídas com este recurso.

Cuidados com a tatuagem gradiente

Assim como, todas as outras formas de tatuagens, o estilo gradiente também requer cuidados. Eles são úteis para cicatrização e preservação dos efeitos conquistados.

Seguir corretamente a orientação do profissional de tatuagem, impede inflamações e infecções além de auxiliar na consolidação do desenho.

Preservar o curativo, pelo tempo indicado, realizar a higienização adequada, utilizar a pomada recomendada e evitar sol nas primeiras semanas são alguns cuidados importantes que preservarão a tatuagem.

Com cuidados adequados, a tatuagem gradiente manterá a luminosidade e o efeito dégradé por muito tempo as características do desenho.

Como vimos, um bom efeito gradiente é aquele que a transição de cores é tão bem-feita que temos dificuldade em identificar o começo de uma e o final da outra. Para isto a tatuagem gradiente precisa ser bem-feita e depois preservada.

Galeria de fotos

Tatuagem gradiente Tatuagem gradiente Tatuagem gradiente Tatuagem gradiente Tatuagem gradiente Tatuagem gradiente Tatuagem gradiente Tatuagem gradiente


Faça um Comentário

/* ]]> */