Feminina, delicada e mágica, a tatuagem de unicórnio virou moda. Essa criatura mitológica tão cativante é símbolo de bondade, pureza e liberdade e por isso, tem sido a escolha de muitas pessoas que buscam representar esses valores na pele.
Coloridas, fofas, monocromáticas, geométricas, minimalistas… O que não faltam são opções de tatuagem de unicórnio!
Se você também é fã desse ser mágico, conheça um pouco sobre a origem dos unicórnios, sua representação na história e simbologia. E claro, veja algumas ideias de tattoos lindas para se inspirar e fazer a sua. Confira!
O que é um unicórnio?
O unicórnio é uma criatura imaginária que se assemelha a um robusto cavalo branco, com um único chifre espiralado no centro da cabeça, o qual possui poderes mágicos e onde se concentra toda a sua força.
Esse chifre é, sem dúvidas, a sua característica mais marcante, tanto que o nome unicórnio deriva do latim unus (único) e cornu (chifre).
A lenda conta que apenas pessoas puras – como crianças e mulheres virgens – podem ver os unicórnios, e que quando isso acontece, elas podem pedir qualquer coisa no mundo, pois esses seres mágicos concederão o desejo.
Unicórnios existiram de verdade? Bem, não. Como dissemos, eles são criaturas mitológicas, mas você sabia que eles podem ter sido inspirados em um antílope pré-histórico que possuía um chifre só?
Ele não lembra em nada os unicórnios do nosso imaginário, na realidade, sua aparência estava mais próxima dos mamutes e rinocerontes.
Mas cruzando dados paleontológicos e históricos, acredita-se que eles possam ter sido a inspiração para a lenda dos unicórnios, que é bastante rica e presente na história de diferentes civilizações, como veremos a seguir.
Os unicórnios ao longo da história
É difícil falar sobre o surgimento dos unicórnios, já que eles aparecem na mitologia de diferentes civilizações.
Acredita-se que as primeiras aparições da imagem de um cavalo com um chifre na cabeça tenham sido na Índia, China e Mesopotâmia, e posteriormente, na Grécia.
Na China, os unicórnios eram conhecidos como Lin Chi (ou Qilin). Essa criatura mitológica representa o yin e o yang e é um dos quatro animais sagrados da China, juntamente com o dragão, a fênix e a tartaruga.
Diz a lenda chinesa que o unicórnio vem do céu em momentos de prosperidade e também para sinalizar que a sorte está por vir.
Mas foi na Grécia Antiga que essas criaturas mitológicas foram bem documentadas e descritas da forma como as conhecemos hoje.
O historiador e médico grego Ctésias de Cnido mencionou em uma publicação que o unicórnio indiano era uma figura cujo corpo se assemelhava a um cavalo branco e robusto com um único chifre espiralado na cabeça, que possuía poderes medicinais curativos.
Além disso, por volta do ano 2 d.c. o unicórnio foi descrito em um documento conhecido como Physiologus – um compêndio de ciências naturais com descrições de plantas e animais – como um animal forte e puro que só poderia ser capturado por uma virgem.
O original do documento se perdeu, mas diversos escritos sobreviveram ao tempo. Eles não só descreviam os unicórnios como também técnicas para capturá-los, assim como citavam outras criaturas míticas.
Se você quiser saber mais sobre o assunto, pode procurar o livro The Book of Beasts: Being a Translation from a Latin Bestiary of the Twelfth Century, uma tradução americana desses escritos em latim.
A ideia de que apenas uma virgem poderia capturar um unicórnio o transformou em um símbolo de castidade, que se propagou pela religião cristã durante a Idade Média.
Neste período, o unicórnio chegou a ser relacionado com a Virgem Maria, como um símbolo da penetração divina.
Foi também na Idade Média e início da Moderna que a figura dos unicórnios começou a ser retratada da forma como a conhecemos hoje, sobretudo em tapeçarias e pinturas.
E assim, hoje, podemos ver unicórnios em tudo: na moda, no design e claro, nas tatuagens!
Significados da tatuagem de unicórnio
Hoje, a imagem do unicórnio simboliza as mesmas virtudes às quais tem sido associada ao longo da história: pureza, bondade, força e magia.
Quem faz uma tatuagem de unicórnio pode estar interessado somente na beleza da imagem dessa criatura mitológica. No entanto, vale a pena saber que esses seres também estão relacionados a muitas coisas positivas, como sorte, proteção e luz divina.
O unicórnio também pode simbolizar a força e a intemperança, em contraposição à suavidade e delicadeza. Isso porque, segundo a lenda, essa criatura era hostil e selvagem, mas se sujeitava à pureza de uma donzela, deitando-se sobre o seu colo, adormecendo e deixando toda a inquietude para trás.
Por isso, o unicórnio também é o símbolo da inocência e da ingenuidade e está associado à lealdade e à pureza de sentimentos.
Inspirações e ideias de tatuagem de unicórnio
A beleza deste ser mítico somada ao seu significado e simbologia faz com que a tatuagem de unicórnio seja uma das mais populares entre os tatuados.
Veja a seguir algumas ideias de tatuagem de unicórnio para você se inspirar e fazer logo a sua!
Fofas e cartoon
Se você prefere tattoos mais “cute”, vai se apaixonar por essas tatuagens estilo desenho animado de unicórnios.
Elas são meigas, delicadas e cheias de charme. Uma explosão de fofura!
Branco e preto
Se você é da turma que prefere tatuagens em branco e preto, saiba que a tatuagem de unicórnio também fica linda em versões monocromáticas, com ou sem sombreamento.
Realistas
Para os fãs de tatuagens realistas, que tal essas tattoos que mostram toda a força dos unicórnios com riqueza de detalhes?
Coloridas e lúdicas
O unicórnio é uma criatura mítica que simboliza, entre outras coisas, a magia.
Então nada melhor do que tattoos bem coloridas e lúdicas para representar este universo!
Minimalistas
Para os adeptos de tattoos mais discretas, a tatuagem de unicórnio pode ganhar versões minimalistas, com traços mais delicados e tamanhos menores.
Elas são ideais para tatuar na nuca, pulso, atrás da orelha e em outras regiões mais discretas do corpo.
Geométricas
As tattoos geométricas vem conquistando adeptos e os unicórnios também ganharam versões geométricas para agradar quem curte esse estilo de tatuagem.
Criativa
Você gosta de unicórnios, mas quer fazer algo diferente? Você não está sozinho!
Dá uma olhada nesta tatuagem que desafia os limites da criatividade!
Considerações finais
Como pudemos ver, a tatuagem de unicórnio é muito versátil e pode ser feita em diferentes versões, tamanhos e regiões do corpo.
Tem para todos os gostos! É só escolher a sua e procurar um bom tatuador.
E então, já decidiu qual será a sua mais nova tatuagem de unicórnio? Aproveita e posta nos comentários quais das tattoos deste post você gostou mais!
Faça um Comentário