Os gnomos são seres já bem integrados à nossa cultura, portanto, nada mais natural que a procura por tatuagens gnomo. Mas o que elas significam? Você gostaria de tatuar um gnomo em sua pele? Este artigo pode ser um bom começo para você saber mais a respeito e tomar sua decisão.
Quem são os gnomos?
Gnomos são seres esquecidos que trabalham à noite e se escondem sob a terra ou em troncos de árvores durante o dia. Eles estão presentes na culltura popular de vários povos europeus, principalmente daqueles que descendem dos chamados povos bárbaros. A imagem que chegou até os dias de hoje a respeito dos gnomos teria surgido a partir do intercâmbio entre esses diferentes povos.
Qual é a aparência típica de um gnomo?
Gnomos são seres de aspecto humano, porém de baixa estatura. Os do sexo masculino são sempre descritos como velhinhos, geralmente corcundas e de aparência pouco agradável. Vestem uma bata azul, com calças verdes ou marrons e um gorro vermelho pontiagudo. Já as gnomos do sexo feminino são ainda menores, mas sempre belas com suas roupas escuras.
Têm um temperamento bastante instável. No conto da Branca de Neve, os sete anões são personagens claramente inspirados em gnomos, tanto no aspecto físico quanto na sua ocupação como mineradores.
Uma das versões mais aceitas para explicar o nome “gnomo” considera que ele tem origem na palavra grega genomus, que significa “habitante da terra”. Outra versão associa gnomo à palavra gnosis, também de origem grega, que significa saber, em referência a todo o conhecimento dos gnomos em relação à natureza.
Gnomos e duendes são a mesma coisa?
Dependendo da fonte consultada, há diferentes entendimentos quanto aos nomes e características de muitos dos seres que compõem o folclore do continente europeu. Mas gnomos e duendes são claramente diferentes entre si sob diversos aspectos, como mostra o comparativo a seguir:
Gnomos | Duendes |
Têm sua origem ligada ao folclore dos povos do norte da Europa | Têm origem na mitologia do povo celta |
São mineradores | São seres fantásticos (esverdeados de orelhas pontudas) |
Vivem debaixo da terra ou em troncos de árvores | Vivem em florestas |
Não têm poderes mágicos | Têm poderes mágicos |
Têm um temperamento instável | São alegres, adoram festas, música e dança |
Além dos duendes, outras criaturas povoam o folclore europeu, muitas vezes misturando-se aos gnomos. Entre elas destacam-se:
- as fadas, que têm origem na mitologia celta;
- os elfos, também de origem celta,
- os leprechauns, versão irlandesa dos duendes,
- os goblins, criaturas do folclore nórdico, semelhantes aos duendes,
- os gremlins, criaturas do folclore germânico,
- os brownies, versão anglo-escocesa dos duendes.
Outras características dos gnomos
- A relação dos gnomos com a natureza é de total harmonia. Eles entendem os sentimentos de toda a fauna e de toda a flora. O convívio com os humanos também era assim, até que estes começaram a agredir e explorar a natureza. Desde então os gnomos se isolaram do convívio com humanos.
- Gnomos são mineradores e muitos dos relatos de suas aparições ocorrem em minas. Eles são considerados guardiões dos tesouros minerais. Também correm histórias de gnomos que aparecem em jardins, para cuidar deles.
- Os gnomos não são imortais, mas vivem por muitos anos, chegando a atingir algo como 400 ou 600 anos de idade. Ao envelhecer, eles se retiram para uma montanha, onde passam seus últimos momentos de vida.
- Apesar de terem seu próprio idioma, os gnomos falam e entendem a linguagem humana.
Gnomos existem?
Antes de entrar no assunto “tatuagens gnomo”, afinal, será que eles existem?
Em algumas práticas voltadas para a espiritualidade e o misticismo, principalmente aquelas que resgatam antigas tradições, como a Wicca ou o Xamanismo, há uma crença de que os gnomos são “elementais da terra”, seres espirituais que estão na Terra para ajudar as pessoas em questões práticas do dia a dia.
De fato, as lendas em torno dos gnomos os classificam em alguns tipos como por exemplo:
- os gnomos da casa: eles cuidam de todas as pessoas e animais que residem no local; em retribuição, as pessoas oferecem pequenas porções de comida;
- os gnomos de jardim: diz-se que quando colocamos imagens de gnomos no jardim, os gnomos de verdade são atraídos para o local, passando a residir nele e ajudando a mantê-lo;
- os gnomos da floresta: não gostam muito do contato com pessoas, preferem apenas proteger as matas.
Em muitos países, estátuas de gnomos representam sorte, proteção e harmonia com a natureza. Alguns gnomos são conhecidos pela sua ação específica, como:
- Elio: um gnomo que auxilia no combate a depressões e na superação de desilusões, elevando a autoestima;
- Giafar: gnomo que ajuda a ativar as energias em momentos de stress e desgaste;
- Gorgo: o gnomo que ajuda as pessoas a se purificarem e a se libertarem de toda e qualquer negatividade;
- Igor: o gnomo da abundância, bastante invocado no Ano Novo para trazer prosperidade e harmonia;
- Jenny: o gnomo da paixão, que auxilia nos momentos de desunião ou de uma falsa paixão;
- Magrebin: o gnomo da limpeza, interior e exterior, que ajuda a afastar todas as formas de negatividade;
- Mobarack: gnomo que ajuda a curar as partes doentes do corpo;
- Otbat: o gnomo que nos auxilia a tomar as melhores decisões financeiras e a buscar a justiça;
- Pan: o gnomo que nos auxilia a manter a prudência, em qualquer momento;
- Sumiziuss: o gnomo que nos orienta nos momentos de dificuldades financeiras, para proporcionar riqueza e abundância;
- Zocoss: o gnomo que nos orienta na administração do dinheiro.
Invocar a ajuda dos gnomos é uma prática bastante comum para aqueles que acreditam em sua existência. Associada a essa invocação há sempre um gesto de retribuição pelos favores recebidos.
Qual é o significado das tatuagens gnomo?
Conforme já mencionado, gnomos simbolizam proteção, sorte e harmonia com a natureza. Normalmente é esse o significado que as pessoas atribuem também às tatuagens gnomo.
Apenas para registro, recentemente uma investigação da polícia descobriu que as organizações criminosas no Brasil adotaram significados bem específicos para as tatuagens, utilizando-as como um código. É claro que tais significados não são nada nobres, mas eles só fazem sentido entre os que circulam nesse meio.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os gnomos, busque as informações necessárias sobre o processo de tatuagem. Siga os seguintes passos:
- Informe-se sobre como tomar a decisão de fazer a tatuagem e o que fazer caso você venha a se arrepender dela.
- Avalie os riscos que a tatuagem pode trazer para a saúde e quais são os cuidados que devem ser tomados.
- Saiba como tratar a pele após a realização da tatuagem.
- Quem quer a tatuagem não é você, mas sim o seu filho ou filha? Saiba como abordar essa situação.
Que tal estas tatuagens gnomo?
Finalmente, com a decisão tomada, que tal dar uma olhada em alguns exemplos de tatuagens gnomo? Quem sabe você se identifique com alguma delas.
Faça um Comentário