As tatuagens lua estão entre as opções mais tradicionais no mundo da arte corporal. Afinal, a lua é um ícone amplamente conhecido, apresentando distintos significados que tanto podem estar associados ao universo feminino quanto às emoções e à forma pela qual o mundo funciona.
Há uma enorme variedade à sua escolha: tudo depende da mensagem que você quer transmitir! A simbologia lunar geralmente aparece acompanhada por outros elementos, tais como o Sol e os gatos.
Se você deseja entender melhor tudo isso, continue lendo este artigo e venha conosco descobrir se alguns desses motivos têm sentido para você e seu modo de encarar a vida!
Tatuagens lua como símbolos místicos
Desde os tempos antigos, a Lua tem sido vista como divindade digna de veneração. De fato, sociedades milenares, como a egípcia ou a grega, rendiam culto ao satélite para obter sucesso nas colheitas e na vida em geral.
Ártemis era a deusa adorada pelos helenos como forma de homenagear a Lua. Entre os egípcios, tal papel era cumprido por Ísis.
A Lua era, nessa época, tida como uma força elementar da natureza e fator determinante para que o correto ordenamento da vida. Por isso, fazer tatuagens lua pode indicar a necessidade de um elemento externo para encontrar o equilíbrio físico e/ou espiritual em sua existência.
Magia e as tatuagens lua
As tatuagens lua, entretanto, não detêm apenas esse sentido divino, uma vez que o símbolo pode se referir, também, ao mundo encantado, repleto de seres fantásticos e fadas.
Nesse contexto, a Lua aparecerá como o símbolo mágico: a partir do momento em que a luz deixa a Terra (o pôr-do-Sol), inicia-se o período em que os personagens mais obscuros podem aparecer em nosso mundo. Em outras palavras, as tatuagens lua simbolizam os elementos mágicos, fantásticos e ocultistas.
A relação das mulheres com as tatuagens lua
Ao pensarmos a respeito das tatuagens lua, imaginamos, quase que imediatamente, um lindo desenho gravado no corpo feminino, não é mesmo? A verdade é que, embora muitos homens escolham esses desenhos, é mais comum encontrá-los em mulheres, pois, trata-se de um símbolo que esteve sempre ligado ao universo feminino.
Desde um ponto de vista puramente simbólico, enquanto o Sol é interpretado como masculino, a Lua surge bela e resplandece a cada noite, preenchendo o céu de maneira harmoniosa e tranquila.
Não obstante, as fases da lua sempre foram, na cultura ocidental, vinculadas à maternidade, e a Lua tem sido considerada a protetora não apenas dos seres femininos mas, sobretudo, das famílias. Logo, uma das mais relevantes interpretações das tatuagens lua pode se relacionar à feminilidade, à maternidade e à importância da família.
As emoções e as tatuagens lua
O desenvolvimento emocional e subjetivo dos indivíduos também está associado às tatuagens lua.
Com efeito, as fases da lua podem simbolizar nossa vida cotidiana e o ciclo no qual nascemos, chegamos à máxima plenitude e, em seguida, decaímos e desaparecemos. A relação da natureza e da vida com a lua é, assim, inescapável.
A simbologia lunar está ligada, também, às crianças, de modo que muitos consideram que ela pode significar a criança interior vivendo em nós, mesmo que o tempo passe.
Nesse sentido, as tatuagens lua significam o ímpeto de preservar a ingenuidade natural de um ser humano que almeja, acima de tudo ser livre para dançar, brincar e sorrir como fazem as crianças pequenas!
Tatuagens do Sol e da Lua
Certamente você já viu uma tatuagem do Sol com a Lua. A ligação intrinsecamente estabelecida entre ambos é de polos contrários e interdependentes que asseguram a vida em nosso planeta.
A Lua nos remete ao aspecto compassivo da natureza humana (isto é, o “Yin”), ao passo em que o Sol se refere à parte oposta, qual seja, o aspecto ativo (o “Yang”).
Isso significa que a dualidade simbólica é estabelecida entre elementos associados à feminilidade e à masculinidade, de modo que a união reflete o equilíbrio ordenador e crucial e a própria harmonia da natureza.
Sendo assim, as tatuagens lua acompanhadas do Sol significam a síntese dialética de elementos naturalmente contraditórios, razão e emoção, indispensáveis para o equilíbrio e a estabilidade da existência humana.
As tatuagens lua e os gatos
Outra tatuagem que costuma ser bastante vista é a que une a Lua com os gatos. Por que essa associação? Os antigos egípcios vinculavam o gato ao mundo das trevas, uma vez que esse felino tem a capacidade de enxergar quando o Sol se põe, razão pela qual era considerado um “ser da noite”.
A Lua, por sua parte, é a rainha das sombras e se encarrega de iluminar o céu noturno e, logo, permite que outros seres das trevas possam aparecer quando o mundo se apaga.
Então, se você decidir fazer tatuagens lua com um gato, estará se referindo diretamente ao mundo das sombras – esse lugar cheio de magia e infinitas possibilidades!
Tatuagens lua com estrelas
Conforme mencionado, algumas das mais importantes conotações atribuídas à Lua são o poder feminino e místico, o que abre incontáveis possibilidades de selecionar um desenho incrível para a sua tatuagem.
As tatuagens lua com estrelas estão entre as mais belas, pois a reunião desses elementos é naturalmente harmônica. De modo geral, acompanhar a Lua de outros símbolos reforça seus significados e gera novas representações.
As tatuagens lua e estrelas simbolizam, independentemente da parte do corpo em que estão gravadas, os instintos primordialmente femininos, como força, sensualidade, receptividade, inteligência, sensibilidade etc.
Tatuagens de meia-lua
Fazer uma tatuagem de meia-lua é uma excelente forma de demonstrar a dualidade da sua própria natureza ou da vida em geral. Se a lua está em sua fase minguante, simboliza a expulsão da energia negativa de sua vida pessoal, espiritual ou profissional.
Esse desenho é a escolha ideal para quem deseja se afastar de hábitos, pessoas ou coisas prejudiciais à sua felicidade.
Se você optar pela lua crescente, estará representando evolução e criatividade. A forma pequena dessa fase faz com que ela seja a tatuagem perfeita para um posicionamento minimalista na parte interior do pulso, tornozelo ou, até mesmo, atrás da orelha.
Faça um Comentário