Curiosidades Estilos de Tatuagem Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Já ouviu falar em Unalome Tattoo? Explicamos tudo aqui!

Unalome Tattoo

Você conhece alguém que tenha uma Unalome Tattoo? Você acha esse tipo de tatuagem bonita, mas quer saber qual o seu significado antes de colocá-la na sua pele? Fique tranquilo. Nós explicamos tudo para você.

Mas antes de falarmos da Unalome Tattoo, vamos primeiro te explicar algumas coisas que talvez você não saiba sobre o mundo das tatuagens.

Como as tatuagens surgiram?

Pesquisadores explicam que as tatuagens são tão antigas como a própria humanidade.

Embora não haja indícios físicos disso, pois não é possível encontrar fósseis humanos com a pele ainda preservada para a comprovação, muitas pinturas rupestres (aquelas feitas em paredes de cavernas) apresentam desenhos de pessoas com desenhos pelo corpo.

Veja também – Tatuagens delicadas: veja frases e desenhos lindos para se inspirar!

Acredita-se que tudo deve ter começado por meio das cicatrizes de lutas e de guerras daquele povo. Essas cicatrizes demonstravam força entre o povo, afinal, se tinha cicatrizes era por que tinha sobrevivido a algo muito sério.

Naquela época também era comum fazer pinturas em paredes para deixar registrado algum grande feito. Desde aquela época, a humanidade já sentia necessidade de preservar a sua história.

O problema disso é que essas “memórias” ficavam gravadas em um local fixo, não podendo ser exibida em outros locais ou outros povos.

Para isso, os povos começaram a marcar em suas peles esses acontecimentos, usando espinhos vegetais e qualquer material que servisse como tinta.

Dessa forma eles começaram a carregar em sua pele a sua história e seus feitos, que somados às suas cicatrizes, demonstravam toda a sua força.

Provas físicas sobre tatuagens

Como dito acima, não existem provas físicas (corpos preservados de uma época tão distante) que possuam marcas na pele.

Porém, já foram descobertas múmias femininas de dois mil anos antes de Cristo onde é possível ver marcas de tinta na pele, normalmente na região do abdômen. Acredita-se que essas tatuagens eram feitas como algum ritual para tornar as mulheres mais férteis.

Veja também – Tatuagem Maori: História e significado de 10 símbolos mais usados

Outra prova é a do Homem no Gelo, múmia encontrada nos Alpes e com mais de 5 mil anos. Nela é possível ver riscos azuis na pele. Não se sabe o significado desses riscos, mas tudo indica que era um possível tratamento medicinal feito na época.

As tatuagens atualmente

Hoje, o significado das tatuagens é diferente daquela época, embora os motivos ainda sejam semelhantes.

Algumas décadas atrás, as tatuagens eram vistas como marginalidade, para pessoas que estavam fora do que era considerado “comum” para época.

Elas estavam comumente ligadas a criminalidade, como uma forma de identificar de qual gangue aquela pessoa era. Algo semelhante ao que era feito para “marcar” um indivíduo como pertencente de algum grupo ou clã lá na época dos homens das cavernas.

Veja também – Saiba tudo sobre a mexicana tatuagem Catrina

De uma forma geral, a tatuagem naquela época estava sempre ligado a algo ruim. Com o passar das décadas, isso foi mudando e as tatuagens foram ganhando força.

As tatuagens hoje são vistas como uma forma de demonstrar os gostos das pessoas. Elas reproduzem na pele aquilo com que se identificam e as representam, ou seja, mesmo que os conceitos tenham mudado, as tatuagens ainda têm como intuito (mesmo que inconsciente) o desejo de demonstrar para o povo os gostos, desejos e experiências da pessoa.

O que é Unalome Tattoo?

A Unalome Tattoo, em resumo, significa o “caminho para a iluminação”.

Já a explicação mais completa revela que ela é um símbolo budista que serve para representar em sua pele esse caminho.

Ela é composta de 4 partes, cada uma com o seu significado específico.

1. Caos

A Unalome Tattoo inicia no que os budistas chamam de Caos, que é quando a pessoa não tem experiência nenhuma.

Nesse caso, o Caos significa o nosso nascimento e é representado pelo “círculo” antes de entrar no “zigzag”.

Esse é o início da tatuagem e por isso deve ficar na parte de baixo, pois, no budismo, a iluminação ou “nirvana” é alcançado quando “ascendemos”, ou seja, subimos.

2. Transição ao Nirvana

Já o zigzag ou símbolo do infinito (aquele 8 “deitado”) significa o nosso aprendizado durante a vida e principalmente os nossos erros para alcançarmos a iluminação.

3. Nirvana

A linha reta representa o Nirvana, ou seja, o amadurecimento.

Ele é representado por essa linha reta, pois nessa etapa da vida a pessoa já aprendeu com todos os seus erros e acertos, se tornando uma pessoa “iluminada” em todos os sentidos de sua vida.

Não é incomum ver budistas com mais de uma Unalome Tattoo pelo corpo, pois para eles cada uma significa a “iluminação” em um aspecto específico da sua vida.

4. Iluminação

Os “3 pontinhos” no final da tatuagem (lembre-se sempre que a parte de cima dela é o seu final, e não o início) representam de fato a iluminação plena.

Ela demonstra que a pessoa já passou por todas as partes da sua vida (embora como dito antes a Unalome Tattoo possa representar apenas um aspecto da vida da pessoa) e enfim adquiriu todo o saber necessário para viver uma vida plena, seja agora ou em uma próxima encarnação.

Os monges acreditam em reencarnação, portanto, para eles, nem sempre a pessoa consegue adquirir a iluminação na sua vida, ou em alguns aspectos dela, em uma única vinda ao plano terreno.

Nesses casos, a Unalome Tattoo representa uma continuação para o aprendizado na vida seguinte. Para eles, se você atingiu a iluminação nessa vida significa que você já vem buscando ela em vidas passadas.

Dicas de Unalome Tattoo

Agora que já explicamos todo o significado por trás dessa tatuagem, vamos deixar imagens de algumas para você se inspirar.

Recomendamos que você personalize a sua Unalome Tattoo de uma forma que ela se torne única, mesmo que de forma simples, afinal, ela precisa representar a sua vida e a sua iluminação.

Considerações finais

A Unalome Tattoo também costuma vir representada com uma flor de lótus junto.

A flor de lótus também é um outro símbolo budista que está ligado a pureza de espirito e a iluminação.

Nesse caso, a flor de lótus pode vir conectada ao início da tatuagem, ou seja, para representar o início da sua iluminação.

Veja também – Qual a melhor forma de remover uma tatuagem?

Não é recomendado incluir outros símbolos na Unalome Tattoo, pelo menos não conectados, para não descaracterizar o significado dela.

Se você quer colocar outros símbolos na sua tatuagem (como uma lua, por exemplo), recomendamos que coloque esse símbolo em algum lugar à parte da tatuagem.

Gostou? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Veja também:

1 Comentário

  • Boa tarde, tenho uma filha de 20 anos a Bruna, e eu com 48 já passei por muitas situações, superações e alegrias, porém, a maior foi quando Bruna nasceu….Tenho uma conexão muito especial com ela e gostaria de representar na figura da Unalome que pretendo tatuar mas, mas não tenho idéia de como posso fazê-lo.
    Poderiam me ajudar ?!
    Agradeço
    Rosane

Faça um Comentário