Curiosidades

Tatuagens máfia russa (Bratva): muita história e significado + fotos para se inspirar

Quando o assunto é tatuagem e máfia, logo lembramos das tatuagens orientais usadas por integrantes da organização criminosa Yakuza. Mas você conhece as tatuagens máfia russa (Bratva)?

Apesar de ser menos conhecida do que a Yakuza, a máfia russa – conhecida como Bratva – também usa tatuagens como uma linguagem única e bem definida para mostrar quem é quem dentro da organização criminosa.

Muito além de uma representação artística, essas tattoos ostentadas por integrantes da máfia russa são verdadeiras mensagens cifradas no submundo do crime.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco sobre a história e os significados escondidos nas tatuagens máfia russa (Bratva) e veremos algumas fotos de tattoos comuns nesta irmandade. Confira!

As tatuagens máfia russa (Bratva) e sua história

Máfia russa é um termo geral usado para designar grupos criminosos altamente organizados que surgiram na União Soviética no final dos anos 80.

Conhecida como Bratva, a máfia russa tem como mandamento o Vor v Zakone – “bandidos pela lei”, em tradução literal. E essa lei é comumente inscrita na pele dos integrantes da máfia, por meio de tatuagens carregadas de significados e simbologias.

Geralmente feitas dentro das prisões com ferramentas caseiras, essas tatuagens funcionam como uma biografia do indivíduo dentro da máfia russa. Elas mostram os tipos de crimes cometidos, características do detento (como ser homossexual ou viciado em drogas), a hierarquia dentro do sistema, assim como as conquistas, falhas e honras do tatuado.

As tatuagens usadas pela máfia russa são muito bem articuladas, podem ter significados múltiplos e ocultos e são feitas em diferentes situações, como um rito de passagem de status ou mesmo como uma punição.

A cultura das tatuagens nas prisões russas

Nas prisões russas, tatuagem é coisa séria.

Como todas as tatuagens máfia russa (Bratva) são repletas de significado, uma imagem pode ser uma questão de vida ou morte.

É bastante comum que ao entrar em uma cela, o detento seja questionado sobre a veracidade da sua tatuagem na máfia. Se ele não puder responder – ou se a notícia de que a tattoo é “falsa” se espalhar pela prisão – ele recebe ordens para removê-la.

E não estamos falando de técnicas seguras de remoção. Nestes casos, o detento recebe um caco de vidro ou pedaço de tijolo para remover a tatuagem, ou senão, terá que enfrentar as consequências, que podem envolver espancamento, estupro e até a morte.

Em outras palavras, se você tem estrelas de oito pontas tatuadas nos ombros e não é um criminoso do mais alto escalão na Bratva, você terá problemas em uma prisão russa.

E é por isso que as tatuagens máfia russa (Bratva) ganharam tanto peso e respeito dentro da sociedade prisional. Elas são uma questão de sobrevivência em um ambiente regido por códigos bem diferentes das leis convencionais.

Se você quer saber mais sobre a cultura das tatuagens máfia russa (Bratva) dentro das prisões, o assunto é muito bem retratado em duas publicações incríveis da Fuel: a coleção Russian Criminal Tattoo Encyclopaedia; e o Russian Criminal Tattoo Police Files.

Principais tatuagens da máfia russa e seus significados

Agora que você já conhece a história e o peso que as tatuagens máfia russa (Bratva) têm, vamos conhecer quais são as imagens mais comuns – e representativas – do submundo russo.

Madona com o filho

Uma das tatuagens mais comuns entre os mafiosos russos, a Madona com o filho pode ter diferentes significados.

Entre eles estão a lealdade a um clã criminoso específico ou que o tatuado foi preso quando ainda era muito jovem. Outro possível significado é que o portador da tattoo acredita que a mãe de Deus irá mantê-lo afastado do mal.

Igreja e monastério

Igrejas e monastérios com cúpulas no formato cebola são bastante populares entre criminosos russos.

Essas imagens são interpretadas como um sinal de envolvimento com roubo e a quantidade de cúpulas indica o número de condenações.

Cruz

Outro símbolo de cunho religioso bastante tatuado pelos mafiosos russos é a cruz. Elas geralmente são tatuadas em partes importantes do corpo, como o peito.

A cruz indica que o tatuado pertence à uma casta de ladrões, mostra devoção à tradição da máfia e lealdade à irmandade, indicando que aquele corpo está livre de traição e “limpo” entre os criminosos.

Estrela e rosa dos ventos

As estrelas e rosas dos ventos são símbolos muito presentes nas tatuagens máfia russa (Bratva).

Podem ter diferentes interpretações, dependendo da região onde foram tatuadas.

Estrelas tatuadas nos joelhos significam que o criminoso não se ajoelha diante de ninguém, nem de Deus. Já as tatuadas acima do coração indicam que o sujeito se tornou um irmão na Bratva.

Se as estrelas forem tatuadas nos ombros, o tatuado é uma autoridade no mundo do crime. Epaulettes tatuadas nos ombros compartilham do mesmo significado.

Pôr do sol no mar

Um símbolo clássico do sol pousando no mar e andorinhas, geralmente tatuado na mão, representa a liberdade.

A imagem de um farol também tem o mesmo significado entre as tatuagens máfia russa (Bratva).

Olhos

Quando tatuados no peito e nos ombros, as tatuagens de olhos significam que o criminoso está sempre alerta e de olho nos seus inimigos.

No entanto, se a imagem foi feita na barriga é sinal de que o tatuado é homossexual.

Sereia

Entre as tatuagens da máfia russa, a imagem da sereia é a que indica um pedófilo.

Esse é o típico exemplo de tatuagem que é feita contra a vontade do criminoso, para que ele fique marcado e sofra violência e humilhação com frequência nas prisões.

Diabo nos ombros

A imagem do demônio tatuada nos ombros e braços representa o ódio pelas autoridades e indica a existência de uma hierarquia criminal dentro da prisão.

Considerações finais

Para finalizar, vale destacar que não é porque uma imagem tem uma conotação negativa e está relacionada à máfia russa que você não deve tatuá-la.

Lembre-se que uma mesma imagem tem interpretações distintas em diferentes culturas. Além disso, algumas tatuagens máfia russa (Bratva) têm simbologias positivas, como devoção, lealdade, anarquia e liberdade.

Curtiu o nosso artigo? Esperamos que sim! Se você tem alguma dúvida, consideração ou opinião sobre as tatuagens da máfia russa, deixe uma mensagem nos comentários!

Faça um Comentário