Significados Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Tatuagens índio: misticismo, significados e ideias

Há diferentes tipos de tatuagens índio e todas com uma rica tradição, pois, embora nem todas as tribos americanas tivessem costumes relacionados à tatuagem, muitas delas foram, efetivamente, grandes conhecedoras dessa arte.

As tatuagens eram comuns entre os homens indígenas, tanto que, em algumas de suas sociedades, apenas os guerreiros mais valorosos e figuras importantes (como caciques ou xamãs) tinham o direito de serem tatuados.

Por vários séculos, as tatuagens índio têm sido utilizadas pelas diversas populações que, ainda hoje, preservam a tradição, as formas e as características de sua cultura ancestral.

Qual é o significado das tatuagens índio?

Grande parte das tatuagens índio tem um significado que foi preservado ao longo da história, graças às pessoas que se preocuparam em dar continuidade às suas tradições por meio da arte corporal.

Isso contribui, em boa medida, para transmitir a história dos povos nativos e, dessa forma, trazer para a modernidade desenhos com um significado espiritual, que retratam os feitos de guerreiros e histórias de caças, além de imagens usualmente empregadas para a proteção contra os maus espíritos e a obtenção das bênçãos dos deuses.

View this post on Instagram

The American Indian Native full arm sleeves done in 1 sessions by Mr.Kj Ink 🤘🏾 . . Do you know where to go !?? . . Yes wE do customs tho ! We offer best tattoo artists and best body piercers for all your needs. . ✅Shoot us your DM in to our Facebook pages mesenger or email for any inquires and booking information! https://bali-tattoos.com/ #tattoobali #balitattoo #besttattooinbali #balitattoostudio #bali #baliholiday #tattooinbali #tattoo #tattooed #inked #inkedman #inkedgirl #tats #bodypiercing #kuta #legian #seminyak #canggu #nativetattoo #fullsleevetattoo #inkedmen #tattoostyle #tattoomodel #indiantattoo #realistictattoo #blackandgreytattoo #tattooideas #instatattoo #baliguide #bestartist

A post shared by Tony Boii Tattoo Bali Official (@tonyboii_tattoobali) on

Um pouco de história

Os índios (ou nativos americanos) são os primeiros habitantes do continente americano, um povo lutador que sofreu duramente o ataque dos invasores europeus e, até hoje, padecem de injustiças sociais e políticas que os discriminam.

É para essas pessoas corajosas que continuam de pé, mesmo após tantos séculos de lutas e escaramuças, que se dedicam a maior parte das tatuagens índio.

Enquanto povo com tradições próprias, os índios destinavam às tatuagens um sentido especial, a despeito de boa parte desse costume ter se perdido (mais um resultado de sucessivos processos de aculturação que têm afetado a transmissão de culturas e práticas), as imagens que expressam seus modos de vida e suas crenças sobrevivem orgulhosamente.

Nesse sentido, certos elementos são comuns nas tatuagens índio, como cocares, apanhadores de sonhos, totens animais, armas de guerra etc. porém, talvez as mais famosas e solicitadas sejam as tatuagens de penas, devido ao grande simbolismo que elas carregam.

As penas nas tatuagens índio

Muito presente nas tatuagens índio, sobretudo naquelas inspiradas pela cultura Apache, as penas representam coragem, orgulho e honra, mas, em si mesmas, elas têm diferentes variações e, portanto, distintos significados. É assim que, em princípio, sua quantidade e tamanho indicava o grau de valentia do guerreiro que as tatuava.

Se a imagem trouxesse a representação de uma pena vermelha, significava que seu portador havia saído vitorioso de uma batalha na qual teria derrotado o seu inimigo, enquanto que, se a pena estivesse desenhada pela metade, significava que o guerreiro em questão havia se ferido durante a luta.

Penas que aparecem decorando um crânio de touro representam uma espécie de amuleto protetor para desfrutar de uma vida longa e próspera.

É comum encontrarmos os chamados apanhadores de sonhos, significando a dualidade entre o mundo espiritual e o terreno, além de representar a superação dos medos e o anseio de atrair coisas positivas para o seu portador.

Se você optar por tatuagens índio com animais característicos, tais como urso, águia, lobo, búfalo, cavalo, serpente, gostará de saber que cada um tem um significado cultural tão rico que, sem dúvida, mereceria um artigo específico para tratar de sua simbologia.

As tatuagens índio tradicionais

Entre as diversas tatuagens índio, podemos encontrar símbolos de grande tradição e espiritualidade. Todavia, nos dias atuais, é muito difícil encontrar essas imagens na internet, uma vez que são zelosamente guardadas por membros de várias tribos.

Tratam-se, na maioria das vezes, de pequenos símbolos tribais ou desenhos formados por um conjunto de símbolos muito intrincados que relatam lendas, mitos, histórias sobrenaturais e feitos heroicos.

Tatuagens de guerreiros indígenas

Embora não tenham nenhum significado particular, as tatuagens de guerreiros indígenas são belíssimas. As diferenças adicionais concernem aos indivíduos que pertenciam à casta de guerreiros e faziam, além de símbolos mágicos de proteção, tatuagens de olhos ou lobos (entre outros animais) para aumentar sua ferocidade e aspecto diante do inimigo.

Na América do Norte, ainda existem muitos descendentes destes povos que praticam a arte da tatuagem como era feita há milhares de anos.

É possível encontrar, também, artistas índios que utilizam meios modernos para atender pessoas de todas as partes do mundo que desejam tatuagens feitas à moda antiga, como a célebre atriz Angelina Jolie, que viajou até o Camboja para conseguir um desenho gravado de maneira tradicional em seu corpo.

Tatuagens índio modernas

As tatuagens índio se tornaram muito populares na sociedade contemporânea. Há inúmeros estilos e modelos possíveis, contudo, uma das mais famosas é o apanhador de sonhos – um objeto tradicional que se tornou um ícone do merchandising.

Em tal contexto, as tatuagens índio passaram a ser vistas como a representação de um guerreiro, um líder ou uma mulher índia retratada em várias posições. Todavia, na maioria dos casos, não é uma representação fiel dos motivos e adornos típicos das tribos indígenas.

Algumas das tatuagens índio mais famosas trazem a imagem de animais considerados sagrados, como lobos, águias e ursos (indígenas da América do Norte), além de objetos muito simbólicos, como ossos, pontas de flechas, caveiras e arcos que, todavia, têm uma interpretação mais moderna do que tradicional.

Tatuagens índio Apache

As tribos apaches estão, sem sombra de dúvida, entre os mais renomados povos indígenas de toda a história. Isso se deve, em grande medida, à sua inserção na cultura pop, a partir do sucesso dos filmes que, a partir da década de 1960, inundaram os cinemas com as histórias de seus confrontos com os colonos americanos no “Velho Oeste”.

Eles eram nômades que viviam da caça de animais selvagens (notadamente, os búfalos), de onde extraíam peles para confeccionar suas próprias vestimentas. Acredita-se que eles tenham sido os primeiros homens a domesticarem os cavalos e utilizá-los como meios de locomoção.

A partir disso, surge a ideia do índio apache como o símbolo do guerreiro habilidoso, forte e poderoso. As tatuagens índio Apache mais comuns são aquelas que representam um rosto com seu clássico e distintivo cocar de plumas.

Faça um Comentário

/* ]]> */