Curiosidades

Tatuagens do Flamengo: até onde vai o amor pelo “Mengão”?

Não é segredo para ninguém que, em qualquer lugar do mundo, o Brasil é conhecido por ter o futebol como paixão nacional. Nossos torcedores podem, inclusive, demonstrar o amor por um time de formas extremas, incluindo através das tatuagens. Sendo um dos times mais importantes do Brasil, não é de se surpreender que as tatuagens do Flamengo sejam bastante populares nos estúdios.

Para inspirar a sua prova de amor pelo Mengão, trouxemos alguns dos mais impressionantes exemplos de tatuagens do Flamengo. Além disso, o texto contará com algumas informações importantes sobre o time, o que poderá inspirar novas ideias de designs.

Veja também – Tatuagem Grêmio: veja o que alguns fãs do time já fizeram!

Continue a leitura e prepare-se para levar todas as suas ideias de tatuagens do Flamengo para o seu artista favorito poder eternizar seu time do coração na sua pele!

História do Flamengo

Embora o basquete e o futebol sejam os campos mais famosos do Clube de Regatas do Flamengo, sua fundação inicial tinha outro objetivo em mente.

No penúltimo mês de 1895 o futebol sequer era um esporte popular o bastante no Brasil. Menos ainda em terras cariocas, onde os jovens do bairro do Flamengo preferiam praticar remo.

Com o intuito de competir com moradores de outros bairros do Rio de Janeiro, portanto um barco usado foi comprado, reformado e renomeado como Pherusa. Os responsáveis pelo feito foram Augusto Lopes, Mário Spindola, Nestor de Barros, José Félix da Cunha Meneses, Felisberto Lapor e José Agostinho Pereira da Cunha. Na companhia de Joaquim Bahia e Maurício Rodrigues Pereira, a equipe recém formada decidiu fazer seu primeiro treinamento.

Infelizmente para eles, porém, o tempo foi desfavorável e o barco que haviam reformado virou antes de chegar ao destino, na praia do Flamengo. Por sorte, os rapazes foram resgatados por outro barco que estava de passagem pelo local, que também conseguiu recuperar os restos do Pherusa.

Os jovens do bairro do Flamengo, então, recomeçaram o processo de reforma do barco, porém, foram surpreendidos antes que a tarefa pudesse ser concluída. O Pherusa foi roubado.

Veja também – Tatuagens de fãs de futebol para inspirar você!

Sem desistir da vontade de formar um clube de regatas, os rapazes novamente uniram seus esforços para comprar um segundo barco que, desta vez, foi nomeado como Scyra.

Até a adoção em 1898 das cores rubro negras que conhecemos hoje, as cores oficiais do Clube de Regatas do Flamengo eram azul e dourado. No entanto, Nestor de Barros, sugeriu a mudança para as cores que hoje caracterizam o time.

As tatuagens do Flamengo, porém, costumam ser mais baseadas no futebol, que só passou a integrar oficialmente o Clube de Regatas em 1911, quando uma assembleia decidiu criar um departamento voltado aos esportes terrestres.

O futebol começava a se popularizar cada vez mais no país e 8 anos antes da criação oficial de um departamento de esportes terrestres, os remadores do Clube de Regatas do Flamengo chegou inclusive a disputar um amistoso contra os remadores do Botafogo.

Conforme o futebol ganhava mais e mais terreno, com o tempo, acabou ofuscando o remo. O maior crescimento da popularidade foi durante a segunda guerra mundial, quando duas antenas de alta capacitação foram instaladas pelos americanos em uma região que permitia a transmissão de dados para o norte e o nordeste do Brasil.

Com o tempo, o Clube de Regatas do Flamengo acabou se tornando o maior time do Brasil. O número de torcedores flamenguistas ultrapassa em quase 10 milhões a contagem dos torcedores corintianos, que ficam em segundo lugar em número de torcedores.

Se isso já não fosse o bastante para que flamenguistas se orgulhassem de ostentar suas tatuagens do Flamengo, há estudos que mostram o time como o detentor da maior torcida do mundo.

Estas vantagens numéricas fazem com que o Flamengo tenha um retorno muito grande das emissoras em relação aos direitos de transmissão de seus jogos. Vale destacar que, sua competência é tão grande que é um dos poucos times que já venceram a Seleção Brasileira.

Com tantos anos de tradição e a vantagem de ter na história do elenco grandes ícones do futebol mundial, como Zico, Romário, Ronaldinho Gaúcho e Dida, entre outros, não é de se surpreender que os torcedores queiram demonstrar seu amor pelo time através de tatuagens do Flamengo.

Tatuagens do Flamengo para se inspirar

Abaixo, relacionamos algumas das tatuagens do Flamengo mais interessantes, seguindo diversos estilos, para inspirar torcedores do Brasil e do mundo.

Torcedores ou torcedoras mais discretos podem escolher desenhos mais minimalistas. Estes geralmente escolhem o CRF, que representa o nome completo do Clube de Regatas do Flamengo.

Há, ainda, a possibilidade de acrescentar dizeres ou mesmo criar um degradê com as cores icônicas, dando ainda mais identidade à sua tattoo.

Além da sigla grafada com a fonte oficial do Clube, as tatuagens do Flamengo também costumam homenagear jogadores icônicos, como é o caso deste desenho que conta, inclusive, com uma autógrafo do Zico.

Neste outro exemplo o homenageado foi outro jogador muito popular do time carioca: Romário.

A escolha por brasões e escudos é uma das mais populares entre os fãs de esportes. E, sem dúvidas, têm resultados muito interessantes.

Mas sempre vale lembrar que é importante tomar muito cuidado na hora de escolher o seu tatuador para não ter que passar por um processo de cobertura, como foi necessário neste caso.

Por ser um time carioca, homenagens a pontos turísticos como o Cristo Redentor e o bondinho do Pão de Açúcar frequentemente acompanham as imagens relacionadas ao clube. Já a inserção do Maracanã nos designs não é de se surpreender, afinal, ele é a casa mais famosa do time rubro negro.

O marinheiro Popeye é considerado um dos primeiros mascotes do Flamengo. O popular personagem de quadrinhos e desenhos animados é um exemplo de força, persistência e, assim como o Clube de Regatas do Flamengo, tem uma forte relação com o mar.

Outra opção, ainda, é usar a criatividade para desenvolver imagens realistas. Neste caso, as mãos rasgam a pele do peito para mostrar nuances de uma camisa do Flamengo.

Há, ainda, quem vá além. Este torcedor se tornou nacionalmente famoso por ter decidido nunca mais deixar de vestir a camisa do time favorito. José Maurício dos Anjos tatuou uma camisa do Flamengo no próprio corpo, em tamanho natural.

Considerações finais

Com todas essas inspirações incríveis de tatuagens do Flamengo, você provavelmente já deve ter amadurecido uma ideia do seu próprio desenho. Não esqueça de procurar um artista que tenha já algum renome, seguir as instruções dele e evitar problemas como o de uma das tatuagens vistas acima. Afinal, seu time do coração merece ser retratado da melhor maneira possível.

Faça um Comentário