Curiosidades Tatuagens de Futebol Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

14 tatuagens do Botafogo para você se inspirar

Não é difícil encontrar tatuagens do Botafogo em um passeio pelo centro ou pelas praias do Rio de Janeiro. A torcida exibe com orgulho suas tatuagens do Botafogo para quem quiser ver e saber que independente de qualquer dificuldade enfrentada pelo clube de General Severiano, sua torcida estará sempre ao lado do seu time do coração.

O início

Muita gente que vê as tatuagens do Botafogo pelo Rio de Janeiro não faz ideia que a história do cube carioca começou bem antes, em um esporte que hoje é pouco visto no Brasil. O clube se formou ainda no século XIX no bairro carioca de Botafogo, com a junção de membros que pertenciam a outras associações da época, como o Clube Guanabarense. Essas pessoas se mobilizaram com o objetivo de regulamentar a criação do clube, e então com cerca de sócios naquele momento, em 1º de julho de 1894 foi fundado o Club de Regatas Botafogo. O futebol ainda levaria alguns anos até passar a fazer parte das atividades praticadas pelos associados do clube. No início de suas atividades, o Botafogo dedicava-se totalmente as competições de remo, eventos muito tradicionais e difundidos pela cidade, graças aos espaços propícios para a prática do esporte, conhecidos como espelhos d’água. Rapidamente o Botafogo começou a se destacar nas competições de remo, e em 1899 surgiu a primeira lenda Botafoguense. A embarcação de nome Diva venceu naquele ano todas as 22 regatas que formavam o campeonato carioca de remo, fazendo com que o clube conquistasse o título daquele ano. Além disso, o Botafogo foi o primeiro clube carioca a conquistar uma competição nacional, no ano de 1902. Durante esse período, o futebol ainda era pouco praticado, ficando restrito a poucos grupos da alta sociedade carioca da época, e paralelamente ao clube de remo surgiu um novo clube de futebol em 1904.

O Futebol como esporte principal

Nessa época o futebol ainda não era o principal esporte praticado na cidade, assim como em todo o país. Em 1904, num casarão situado no bairro do Humaitá, surgia o Electro Club, fundado oficialmente em 12 de agosto, e que um mês depois passou a se chamar Botafogo Football Club. O primeiro jogo amistoso do Botafogo Football Club aconteceu no mesmo ano de sua fundação, contra o Football and Athletic Club. O jogo ocorreu no bairro da Tijuca e o Botafogo estreou com derrota. Seu próximo jogo só aconteceria em 1905 contra a equipe do Petropolitano, dessa vez com vitória botafoguense por 1X0.

Unidos por uma tragédia

Apesar de possuírem o mesmo nome, tanto o clube de regatas quanto o time de futebol exerciam suas atividades esportivas separadamente, sem qualquer tipo de vínculo, a não ser pela coexistência. Somente em 1942 o Botafogo Football Club e o Clube de Regatas Botafogo se uniram devido a uma tragédia. Os dois clubes se enfrentavam em um jogo de basquete válido pelo Campeonato Carioca, bastante popular já naquela época, quando um dos atletas do clube de futebol e também da seleção brasileira, Armando Albano, passou mal durante o intervalo da partida. O atleta foi levado para o vestiário desacordado e a partida recomeçou normalmente. Porém, depois de vários minutos e muitas tentativas para que Armando recobrasse a consciência foi anunciada sua morte. O Botafogo de Regatas tomou a decisão de paralisar imediatamente a partida, que marcava no placar 23-21 para o Botafogo Football Club, abrindo mão da disputa para que Armando Albano recebesse como última homenagem uma última vitória. Diante dessa tragédia os dirigentes dos dois clubes tomaram a decisão de unir as duas agremiações, dando origem ao Botafogo de Futebol e Regatas.

Principais conquistas

Apesar de enfrentar altos e baixos durante toda sua história, incluindo graves crises financeiras e rebaixamentos no Campeonato Brasileiro, a galeria de troféus do Botafogo possui uma grande quantidade de conquistas importantes desde sua criação. Entre essas conquistas, vale destacar o bicampeonato brasileiro nos anos de 1968 e 1995, esse último conquistado pela equipe comandada por Túlio Maravilha. Também merecem destaque os 21 campeonatos estaduais conquistados pelo clube, assim como os 4 Rio-São Paulo, e a Copa Conmebol de 1993, único título internacional do time da estrela solitária.

Botafogo e seleção brasileira

A história do Botafogo é recheada de craques lembrados não apenas pelos botafoguenses, mas admirados por torcedores de todo o Brasil. Não à toa, o Botafogo é o clube que mais cedeu jogadores para a seleção brasileira em Copas do Mundo, no total de 47 atletas. Além disso, entre os anos 50 e 60, o Botafogo era tido como um dos times que formavam a base da Seleção Brasileira, juntamente com o Santos de Pelé. O amistoso entre Brasil e Argentina de 1968 mostra muito bem isso. O time que contava com oito jogadores do clube carioca venceu a Argentina por 4X1, fazendo com que esse time ficasse conhecido como a selefogo.

A camisa 7

A camisa 7 é a mais importante de toda a história do Botafogo, sendo o número utilizado pelos maiores jogadores que já vestiram sua camisa. O número 7 botafoguense foi vestido por ninguém menos do que Garrincha, o anjo das pernas tortas, como era chamado pelo poeta Vinicius de Moraes. Com a conquista de vários títulos pelo Botafogo, e o bicampeonato mundial pela seleção, Garrincha se tornou um dos maiores jogadores do futebol brasileiro de todos os tempos. Outro craque que marcou época foi Tulio Maravilha, que comandou a equipe na campanha do título brasileiro de 1995. Curiosamente, Túlio costumava vestir a camisa 10, mas devido a uma ação de marketing com o patrocinador da época passou a vestir a número 7. A ação deu muito certo pois além do título, o atacante conhecido pela irreverência também se consagrou como artilheiro daquela edição do campeonato.

A maior goleada do futebol brasileiro

É do Botafogo o recorde da maior goleada já registrada em todo o futebol brasileiro, na partida entre o Fogão e o Sport Club Mangueira realizada em maio de 1909. A curiosidade neste jogo é que naquela época cada tempo tinha apenas 40 minutos, diferente dos atuais 45, e o Mangueira atuou o jogo todo com apenas 10 jogadores.

Considerações finais

O Botafogo, com toda sua história rica, faz parte do seleto grupo de grandes times do futebol brasileiro. E tão grande quanto sua história e suas conquistas é a paixão de sua torcida, que demonstra todo esse amor nas tatuagens do Botafogo que você viu nesse artigo.

Faça um Comentário

/* ]]> */