Significados Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Tatuagens de pergaminho: confira fotos para se inspirar

Tatuagens de pergaminho

O que motiva a escolha de tatuagens de pergaminho para algumas pessoas? O que esse meio primitivo de transmissão de mensagens, anterior ao papel que utilizamos hoje e que também está ficando cada vez mais em desuso, simboliza? Há algum significado especial?

Pode-se utilizar qualquer tipo, estilo de fonte para gravar a mensagem que se quer passar? Há partes do corpo que facilitam o trabalho do tatuador?

Tire a seguir todas essas dúvidas sobre as tatuagens de pergaminho.

Confira!

Sobre o pergaminho

O uso do pergaminho data da idade média e foi concebido como forma de substituição ao papiro. O processo de fabricação do material consistia na utilização de pele de animais, os mais frequentes eram:

  • Carneiro;
  • Cabra;
  • Cordeiro;
  • Ovelha.

A pele dos animais eram tratadas e afinadas para que fosse possível escrever mensagens com o uso de tinta e pena. Sem dúvida, era preciso muita reflexão para saber o que escrever nesse tipo de material, pois não poderia haver margem para erro. A inutilizarão dessa espécie de papel significa a inutilidade de um sacrifício animal. Não que se houvesse grande consideração pela fauna ou por questões ambientais nos tempos antigos, a questão era dinheiro. Os animais eram uma forma de medir a riqueza de seus donos, eram moedas de trocas, portanto valiam muito.

Por esse motivo os pergaminhos eram utilizados somente pela nobreza, o alto clero.

Receber então um pergaminho era sinal de grande consideração ou urgência, somente uma mensagem muito importante ou alguém com muitas posses para fazer questão de transmitir uma mensagem se utilizando desse expediente.

Se esse pergaminho fosse um Avelino, essa distinção e urgência se acentuavam. Sim, havia variações de tipos de pergaminhos. O chamado Avelino era o mais nobre de todos, era feito de pele de carneiros ou mais finos, servia de veículo para mensagens muito importantes, geralmente relacionadas a assuntos de governos.

No entanto, com o avançar dos séculos, o pergaminho foi usado por milhares de anos até a invenção do papel que conhecemos e usamos pelos chineses, o material passou a ser mais associado como forma clássica de se transmitir mensagens amorosas a pessoas de interesse.

De todo jeito, não deixou de ser aplicável para assuntos importantes, pois esses assuntos podem se referir tanto a esfera coletiva como individual.

Tatuagens de pergaminho: significado

Se considerarmos o contexto descrito acima, podemos entender o significado por trás das tatuagens de pergaminho.

Primeiro pudemos extrair a importância de se refletir bem sobre o que escrever para não causar desperdício, pois era uma perda econômica relevante e um sacrifício animal que de nada serviu se o material não pudesse ser usado. O conteúdo do pergaminho deve ser fruto de profunda meditação, ser claro e revelar o essencial.

A mensagem deve ser importante, acrescentar algo, render resultados práticos e significativos, pois somente assim se justifica tal gasto para a confecção de papel nobre, além do custo de envio.

Ou seja, trazendo para a questão das tatuagens de pergaminho, fica claro que esse meio de comunicação só era considerado, ou só devia ser considerado, para transmitir algo que o emissor julgasse muito importante.

Quem escolhe eternizar no corpo tatuagens de pergaminho o faz, normalmente, para destacar uma frase ou mensagem que considera da mais alta relevância para a sua vida. A arte do pergaminho é uma forma de conferir distinção e se ressaltar o valor que credita a tal frase ou mensagem, afinal, foi colocada em material nobre, utilizado somente por pessoas de prestígio ou para expor comunicados e ideias de vital importância para o coletivo, como tratados de leis.

Dicas para fazer tatuagens de pergaminho

A dica fundamental para fazer tatuagens de pergaminho é optar por regiões do corpo que facilitem o trabalho do profissional para que possa desenvolver uma arte de destaque e que seja legível.

As partes do corpo mais privilegiadas em termos de espaço são:

Outro detalhe importante para assegurar tatuagens de pergaminho bem feitas, que visualmente supra as expectativas, é escolher fontes clássicas, antigas, porém estilosas, claro.

Se optar por letras modernas, as tatuagens de pergaminho podem até ganhar em visibilidade, porém perdem muito do seu estilo, do glamour, da distinção, por simplesmente não haver harmonia, sintonia entre símbolos de realidades tão distintas como a idade média e modernidade.

(Embora, no momento em que se redige o artigo, a  distância entre as duas eram parecem ter se encurtado assustadoramente: seguranças de um supermercado matam a pauladas um cachorro indefeso, não para fazer pergaminho, mas porque simplesmente o cão queria entrar no estabelecimento, provavelmente para encontrar algo que aliviasse a fome; muita gente vem levando a sério o papo de que a terra é plana e discutido até mesmo a teoria da gravidade; tenta-se coibir a pluralidade de opiniões em centros de ensino).

Confira as imagens ao longo deste post para apreciar bons exemplos de tatuagens de pergaminho que conseguem manter o espírito dos que eram utilizados nos tempos antigos.

Exemplos de frases de tatuagens de pergaminho

Muitas pessoas escolhem frases para tatuagens de pergaminho derivadas da bíblia, versículos que julgam de grande valor e importância, que contenham grande sabedoria, outros escolhem frases de pessoas inspiradoras que as ajudaram a tomar atitudes importantes; essas pessoas podem ser desde filósofos, escritores, poetas, a músicos, empresários, esportistas etc.

Algumas frases inspiradoras:

“O homem que a dor não educou será sempre uma criança”.

– N. Tommaseo.

“Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades”.

“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que faz”.

– Ralph W. Emerson.

Considerações finais

As tatuagens de pergaminho têm como principal significado serem meio de comunicação para mensagem da mais alta relevância para o emissor, pois esse material era feito por pele de animais hidratas e afinadas e por isso era de confecção trabalhosa e onerosa, somente pessoas da nobreza podiam se utilizar desse meio de comunicação e normalmente para fazer comunicados importantes.

As principais dicas ao se fazer tatuagens de pergaminho é a escolha de regiões espaçosas do corpo, como braços, pernas e costas, e usar fontes, estilo de letras compatíveis com a época de uso do pergaminho, para que não ocasione desarmonia flagrante que tire significantemente o ar de distinção, de requinte, de glamour que o material evoca.

Gostou do conteúdo?

View this post on Instagram

Pergaminho feito pelo @jotape.tattoo

A post shared by Carcaju Art Tattoo (@carcajuarttattoo) on

Então curta, compartilhe, opine.

Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de curiosidades.

Faça um Comentário

/* ]]> */