Significados

Tatuagens de farol: variados significados e estilos

Tatuagens de farol

Não são muito comuns de se encontrar. Talvez por muitos não compreenderem o seu significado e não terem se dado conta das possibilidades artísticas das tatuagens de farol.

Pois como podem ser reproduzidas em pequena ou grande escala, as tatuagens de farol ocupam tanto espaços curtos como grandes do corpo. E por serem ligadas ao mar, a elementos náuticos, são ricas em detalhes e de cor. O que proporciona belos cenários coloridos.

Outro fator que contribui para seu impacto e versatilidade é que por ser um objeto inanimado pode ser representado em vários estilos. Do mais realista ao mais cartunesco. E também permite a exploração da criatividade quanto aos elementos a se trabalhar na torre.

Outra vantagem das tatuagens de farol é que tal riqueza de detalhes possibilita se trabalhar com várias referências. Outras ilustrações simbólicas se o desejo é passar uma mensagem.

Tal variedade o faz ser presente tanto em homens como mulheres.

Contudo, não importa se o critério é estético, simbólico ou ambos, as tatuagens de farol detêm qualidades que preenchem todos estes requisitos. Se você não conhece, nunca viu o estilo, não sabe o que representa, vale a pena dá uma olhada neste post então.

Pois como apontado acima, tatuagens de farol não são tão populares, mas para os que aderem a essa arte de tattoo o faz por ver no objeto um significado profundo. E por possibilidades artísticas muito interessantes.

E qual seria esse significado ou significados?

Trataremos de todas essas questões relativas às tatuagens de farol a seguir.

Prossiga na leitura.

Confira!

Tatuagens de farol: significado

Para entendermos o significado das tatuagens de farol temos que compreender o significado do farol. Por que foi construído, qual a sua importância?

A ideia do farol veio da necessidade diagnosticada de se criar melhores condições de segurança para os marinheiros, as embarcações. Pois antigamente era fácil perder a referencia no mar, principalmente da costa, a terra firme. Isso gerava terríveis acidentes e desencontros, barcos perdidos em alto mar e que nunca mais eram vistos.

A data e autoria da criação do farol é incerta, mas sabe-se que o primeiro registro da construção de um vem da antiguidade, o Farol de Alexandria. O nome inclusive é inspirado em uma ilha próxima à cidade de Alexandria onde o farol foi erigido. O termo vem do latim “faros”, que é o nome da ilha próxima.

Segurança é o principal atributo

A ideia por trás do farol é proporcionar segurança aos marinheiros ao dá referencia de quão longe estão da costa ou não. Avisar os navios que passam pela costa. Os primeiros modelos acendiam fogueiras no topo do farol para obter a atenção dos viajantes. Mas logo soluções mais avançadas foram surgindo, como a iluminação por meio de lâmpadas.

Lâmpadas que ajudaram a otimizar os custos por se evitar troca constante de material e ter maior raio de alcance.

Com isso, podemos depreender que o significado das tatuagens de farol está relacionada a sua função primária dentro dos trabalhos náuticos.

Aliás, não é de causar admiração que as tatuagens de farol são mais frequentes para o público de regiões litorâneas, ligadas ao mar.

Tatuagens de farol significam que, assim como o objeto que se auxilia embarcações marítimas é um guia, uma luz, a pessoa que o porta é também uma presença de luz nas vidas de seus achegados. É um porto seguro, o caminho certo para se levar a vida ou ao menos aspirar encontrar esse caminho certo.

As tatuagens de farol, ainda nesse contexto, podem simbolizar segurança, pois estará sendo conduzido por caminho seguro. Também são símbolos de esperança, de fé, para encontrar o rumo desejado.

Tatuagens de farol

Estilos de tatuagens de farol

São vários os estilos, possibilidades de tatuagens de farol e apresentaremos algumas para você para que possa se inspirar. Ter como referência o que é possível fazer em termos artísticos se valendo dessa construção.

Construção que nada mais é do que uma torre elevada dotada de foco luminoso na extremidade superior. Como está junto ao mar e se destacando no horizonte sem construções que concorram na disputa de atenção, associa-se a ela elementos marítimos e também do ar.

É possível trabalhar com elementos do céu como sol, lua, nuvens, raios aves e aspectos do mar, como areia, água, animais marinhos, objetos náuticos entre outros. A torre pode receber coloração vária e ilustrações variadas.

Versátil, cai bem em todo tipo de traço, minimalista, rústico, detalhista. Isso o faz adequado tanto para áreas extensas do corpo como as costas, ou antebraços e canelas.

Tatuagens de farol: realistas

As versões realistas costumam trabalhar muito as tatuagens de farol com pôr do sol, pois é um dos cenários naturais mais belos da natureza. Tanto que não é necessário imaginação para se elaborar grandes imagens. A reprodução da realidade jê o bastante. Um dos raros casos.

No extremo oposto, imagens de farol na tempestade, que se não encanta tanto pela beleza, não deixa de impressionar com sua potência e impacto.

Cartunescos

O estilo de tatuagens de farol cartunesca tem um traço mais próximo aos desenhos, animações. Aproveita-se de da mistura de elementos náuticos com o farol para desenvolver tatuagens de farol singulares e chamativas.

É comum se utilizar o leme do barco para envolver a construção e usar como pano de fundo. Também é prática corriqueira nesse estilo tentar recriar a composição de um quadro, com moldura e tudo. Vale abusar das cores fortes, quentes, vivazes e também adicionar outros elementos como flores.

Um estilo popular é reproduzir uma espécie de brasão com as tatuagens de farol. O farol se destacando no centro dentro de uma espécie de moldura curva em sua extremidade inferior. Remetendo ao estilo de brasão clássico.

Mas as possibilidades são infinitas, estilo impressionista, hipercolorida, com animais, outros objetos etc.

Versão minimalista

Como deve saber, a versão minimalista preza sempre pela objetividade dos traços. Pois é um estilo de vida centrado no que é essencial em detrimento do que é supérfluo. Em todas as áreas da vida, do guarda-roupa a cozinha.

E tatoo minimalista dialoga com esse tom por ser uma versão discreta, sem muitas cores, pequenas que casa bem com lugares de pouco espaço.

Gostou deste conteúdo sobre tatuagens de farol? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós.

Tatuagens de farol Tatuagens de farol Tatuagens de farol Tatuagens de farol Tatuagens de farol Tatuagens de farol Tatuagens de farol

Faça um Comentário

/* ]]> */