Significados Tatuagens de Animais Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Tatuagens de carpa: história, significado e muitas fotos

As tatuagens de carpa (também conhecidas como peixes koi) estão entre as mais espetaculares tatuagens corporais que se pode ver. Tratam-se de desenhos de cores deslumbrantes, intrincados, cheios de escamas e detalhes.

Elas são verdadeiras obras de arte com escalas brilhantes e repletas de ângulos e curvas elegantes, mostrando a natureza pacífica dos peixes da boa sorte. Koi significa “carpa” em japonês, porém, seu significado literal não é capaz de mitigar o fato de que há níveis complexos de mitologia e simbologia por trás das tatuagens de carpa.

Se você também leva o significado das suas tatuagens a sério, certamente apreciará o artigo que apresentamos a seguir. Boa leitura!

As tatuagens de carpa segundo suas cores

Conforme mencionado, as tatuagens de carpa são muito simbólicas e poderosas, sobretudo para aqueles que pertencem à cultura oriental. Sendo assim, definir como será o peixe que você tatuará é um passo muito importante.

A cor deve ser a mais adequada para o seu tom de pele e sua personalidade, já que cada carpa tem uma coloração particularmente representativa. Uma das primeiras coisas a se ter em mente é a cor da sua pele que, embora não seja algo impeditivo para fazer esse ou aquele desenho, é um elemento que não deve ser negligenciado.

O próximo passo consiste em se autoanalisar: o quanto você sobre a respeito de sua própria personalidade? Quais palavras o definem? Sempre pergunte a um amigo ou a alguém de confiança para saber como eles o definem e, a partir dessas informações, encontre o que você deseja representar em suas tatuagens de carpa.

Em seguida, é altamente recomendável que você reflita acerca das diferenças entre os significados de cada cor.

Tatuagens de carpa vermelha: Físico

As tatuagens de carpa vermelha representam coragem física, força calor, energia, instinto de sobrevivência e masculinidade. Seu efeito é físico, masculino e básico. Forte, estimulante, vívido e amigável, embora também seja considerado como exigente e agressivo.

Tatuagens de carpa azul: Intelecto

As tatuagens de carpa azul representam inteligência, comunicação, confiança, eficiência, serenidade, responsabilidade, lógica, frescor, reflexão, calma.

O azul é a cor da mente e seu efeito é o oposto das tatuagens de carpa vermelha. O azul-escuro estimula a precisão intelectual, enquanto o azul claro representa uma grande capacidade de foco e concentração. Por conseguinte, é uma cor serena e calma, embora possa ser interpretada como fria e calculista.

Tatuagens de carpa amarela: Emoção

As tatuagens de carpa amarela representam otimismo, autoestima, extroversão, sensibilidade, empatia e criatividade.

A carpa amarela é essencialmente estimulante, à medida que traz a cor psicologicamente mais forte. O amarelo levanta o astral e eleva a confiança e o otimismo. Contudo, se o tom não for adequado ao seu tom de pele, pode causar o efeito contrário, levando ao medo e à ansiedade.

Tatuagens de carpa verde: Equilíbrio

As tatuagens de carpa verde representam harmonia, amor universal, descanso, preocupação com o meio ambiente e paz. Como o verde é uma cor que “acalma” os nossos olhos, tende a gerar uma sensação de calma.

A natureza nos rodeia de verde quando há vida, mas sua imobilidade poder gerar apatia e inocuidade.

Tatuagens de carpa violeta: Espírito

As tatuagens de carpa violeta representam segurança, contenção, luxúria, autenticidade e qualidade. A violeta (ou púrpura) é a cor da onda mais curta do espectro visível.

Essa cor elogia os valores espirituais, bem como a introversão, a contemplação e a meditação – princípios compartilhados por monges e eremitas das mais distintas confissões religiosas.

Por ser frequentemente associada à realeza, a carpa violeta relaciona-se, também, com o conceito de alta qualidade. Todavia, o uso excessivo dessa cor em tatuagens pode comunicar algo ruim esperando por nós.

Tatuagens de carpa laranja: Paixão

As tatuagens de carpa laranja representam conforto físico, sensualidade, boa alimentação, diversão e abundância. Sendo o resultado da combinação entre o vermelho e o amarelo, o laranja é capaz de estimular tanto os aspectos físicos quanto os elementos emocionais dos seres humanos.

É uma cor sensual e divertida que pode despertar nosso lado mais depravado. Uma carpa laranja pode ser lindamente combinada com elementos de cor preto, pois, o excesso de tons alaranjados sugere frivolidade e falta de seriedade intelectual.

Essas são algumas das cores mais utilizadas em tatuagens de carpa, contudo, há milhares de combinações possíveis.

Significado e história das tatuagens de carpa

A carpa é um símbolo com uma significação extremamente profunda para quem o escolhe como parte de sua arte corporal. Se você está pensando em optar pelas tatuagens de carpa, aproveite para saber mais sobre a história e a simbologia associadas a ela.

O significado tradicional das tatuagens de carpa pode variar consideravelmente de acordo com a posição do peixe, isto é, se ele for desenhado com o corpo abaixado ou levantado e, é claro, sua cor.

Uma vez que você carregará esse lindo desenho em seu próprio corpo, nada mais natural do que se assegurar de que ele transmite o significado desejado, não é mesmo?

As carpas possuem uma longa história, tanto na cultura chinesa quanto na japonesa. Os invasores chineses introduziram esses peixes no Japão, onde eles passaram a ser muito apreciados. Originalmente, eram animais comuns que, com o passar do tempo, foram domesticados e criados para produzir certas cores.

As crenças sobre o significado e a direção do nado de uma carpa apresentam incontáveis variações, de modo que muitas teorias vigentes são realmente contraditórias entre si.

Contudo, é possível afirmar com segurança que as carpas são capazes de se adaptar a diferentes condições climáticas e, por esse motivo, quase todas as interpretações asseveram que elas representam a força de vontade.

Tatuagens de carpa nadando rio acima (montante)

As tatuagens de carpa nadando a montante representam as pessoas que estão em luta e não se renderão. Além disso, pode significar a capacidade de superar obstáculos ou que, após superá-los ganha-se a força necessária para continuar nadando contra a corrente.

Tatuagens de carpa nadando rio abaixo (jusante)

As tatuagens de carpa nadando a jusante representam as pessoas que, ainda que não possuam a força e o conhecimentos necessários para superar os desafios, continuarão avançando até o sucesso. Pode significar as pessoas realizadas que, tendo alcançado seus objetivos, não precisam mais lutar contra a correnteza.

Faça um Comentário