Significados Tatuagens de Animais Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Tatuagens de águia: fotos e ideias para você se inspirar!

Quando se trata de escolher o desenho da tatuagem, há milhares de possibilidades, símbolos e estilos diferentes a serem considerados, não é mesmo? Nesse sentido, as tatuagens de águia apresentam muitos elementos positivos, tanto que esta ave tem sido utilizada simbolicamente durante séculos por inúmeras culturas, provavelmente, porque a espécie pode ser encontrada em quase todas as regiões do planeta.

Muitos de seus significados podem ser descobertos ou entendidos, servindo de inspiração para quem deseja fazer uma tatuagem marcante, simplesmente observando as imponentes águias em seu habitat natural.

Outras representações podem se mostrar tão complexas que é necessário ler e pesquisar a fundo a história de antigas famílias e clãs que adotaram essa imagem em seus emblemas e brasões.

Por que optar pelas tatuagens de águia?

A águia é um intrépido predador que percorre os céus audaciosamente, tendo muito poucos ou nenhum predador natural – exceto o homem. Quando se trata de caçar, utiliza sua extraordinária visão para localizar a presa, o que lhe permite cair sobre ela, deixando-a praticamente sem nenhuma possibilidade de fuga ou defesa.

Entre os significados mais populares das tatuagens de águia encontram-se os conceitos de proteção e liberdade: a águia tem todo o céu à sua disposição para ir onde quiser, porém, quando se trata de seus filhos ou seu território, luta até a morte para defendê-los.

Alguns dos outros significados comuns de tatuagens são de águia são masculinidade, oportunidade, força, lealdade e honra. Elas são muito populares entre os militares dos Estados Unidos.

Esses homens e mulheres envergam suas tatuagens de águia com orgulho e, em muitos casos, os desenhos aparecem juntos à bandeira estadunidense, indicado que seus portadores estiveram no Exército a fim de defenderem o país que amam.

Embora essa associação é atribuída, em grande parte, aos Estados Unidos, outros países também utilizam a águia ao lado de sua bandeira nacional com o mesmo propósito.

As águias possuem características físicas e comportamentais distintivas, permitindo que os tatuadores as utilizem em seus desenhos para conferir diferentes matizes à obra, ressaltando certos traços ou situações específicas.

Além disso, há toda uma rica tradição histórica muito rica em torno desse animal. Na América, a águia tem sido objeto de veneração e admiração; associada com as culturas de povos indígenas e adotada como um símbolo importante de várias nações, sendo representada em moedas, cédulas, escudos, bandeiras, edifícios etc.

Grécia Antiga

Na Grécia Antiga, a águia foi associada a Zeus que, segundo a religião daquele povo, era o rei dos deuses que comanda todo o cosmos. Junto ao raio e ao touro, Zeus mantinha uma águia dourada sempre ao seu lado, como símbolo de sua suprema força, autoridade, liderança, coragem e justiça.

Outra aparição desta ave – e que inspirou muitas tatuagens de águia ao longo do tempo – tem lugar na história de Prometeu, o Titã amigo dos mortais, honrado principalmente por roubar o fogo dos deuses e dar aos homens para o seu uso, ação posteriormente punida por Zeus.

Após se vingar da humanidade liberando, por meio de Pandora, todas as misérias e sofrimentos, Zeus se vingou também de Prometeu e fez com que o levassem ao Cáucaso, onde foi acorrentado por Hades a fim de que a águia devorasse diariamente o seu fígado – que voltaria a crescer todas as noites, gerando, assim, um sofrimento eterno.

Embora essa punição devesse durar eternamente, Hércules – o grande herói mitológico – passou pelo local do cativeiro de Prometeu a caminho do Jardim das Hespérides e libertou o amigo dos homens, alvejando a águia com uma flecha certeira.

View this post on Instagram

Tattoo Águia

A post shared by Renata Tattoo (@renatatatto) on

Aztecas e maias

Os maias e os astecas, importantes povos pré-colombianas, também encontraram significado e razões para venerarem a águia. Para suas respectivas culturas, a águia é relacionada ao sol, sua principal divindade.

Para os maias, a águia é um animal sagrado, aparecendo em muitos registros históricos representada com um coração na garra em alusão aos sacrifícios humanos praticados por este povo.

Por seu lado, os astecas (ou mexicas) fundaram suas cidades orientados pela ideia de que apenas seria possível encontrar paz e prosperidade em uma terra na qual fosse avistada uma águia devorando uma cobra sobre um cacto. Segundo a tradição azteca, isso teria acontecido em uma pequena ilha a oeste do Lago Texcoco,

Romanos

Os antigos romanos acreditavam que as águias eram as responsáveis por levar as almas dos mortos para o céu. Além disso, a águia também figurava como um símbolo das legiões romanas, representando a vitória e a supremacia do Império.

Idade Média

Durante a Idade Média, as águias também adquiriram um alto valor entre os brasões e os escudos das mais importantes linhagens, como no caso do escudo dos Reis Católicos, estabelecido no primeiro ato de governo de Fernando II de Aragão e Isabel de Castela em 15 de janeiro de 1475.

No selo de ambos, o escudo apresenta como timbre uma coroa real aberta, como era usual na época para indicar a monarquia, sustentada pela águia de São João Evangelista.

A águia bizantina é outro exemplo importante da Idade Média que tem servido de inspiração para muitos tatuadores. Alguns dos elementos próprios a esse período chegou até os nossos dias, à medida que o império bizantino ampliou seus domínios por toda a Eurásia e, assim, influenciou a cultura de incontáveis povos.

Alemanha

A Reichsadler (águia imperial, em tradução livre) era uma águia heráldica utilizada na Alemanha durante diferentes períodos de sua história, como o Sacro Império Romano-Germânico, a Confederação Germânica, o Império Alemão e a Alemanha Nazista.

Atualmente, a Reichsadler ainda integra o brasão de armas da Alemanha, rebatizado de Bundesadler (águia federal, em tradução livre).

Tatuagens de águia

Como você pôde ver, as águias desempenharam um papel muito importante em toda a história da humanidade. Muitas pessoas que escolhem fazer tatuagens de águia tendem a usar belas paisagens como pano de fundo.

Nesses casos, você pode ver a águia empoleirada em uma rocha, voando, carregando uma rosa em suas garras, entre outras poses e combinadas com vários elementos.

As duas posições clássicas da águia (voando ou pousada) também apresentam seu próprio significado simbólico. Se você opta por tatuagens de águia voando, isso representa que você faz o que gosta, sua vida está decolando e se sente livre por seguir os seus sonhos.

Tatuagens de águia pousada, por outro lado, significa o estado de expectativa de alguém que aguarda confiante que algo especial aconteça em sua vida.

Faça um Comentário