Significados Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

A mania da tatuagem triângulo: confira algumas ideias

Você já deve ter visto uma tatuagem triângulo por aí. Seja em alguém que conhece bem ou em algum famoso, sabemos que de uns anos para cá elas têm virado mania e se popularizado bastante. A maioria dos desenhos é bastante simples, tendo apenas as linhas cruas como delimitação. Porém, em outros casos, os triângulos são mais detalhados e elaborados.

Seja como for, há mais alternativas de significados para elas do que você imagina. Apesar de a forma ser obviamente fixa, há várias maneiras de adaptar uma tatuagem triângulo ao seu gosto e estilo.

Continue lendo nosso texto para aprender um pouquinho mais sobre essa tattoo e conferir ideias criativas para planejar a sua!

Os muitos significados da tatuagem triângulo

A simplicidade do desenho somada à precisão geométrica pode, por si só, atribuir sofisticação à uma tatuagem. Talvez essa mesma soma de qualidades seja responsável pela grande adaptabilidade dos triângulos ao compor outros desenhos.

Entretanto, além da simplicidade visual, uma tatuagem triângulo pode ter múltiplos significados dependendo da forma como ele é posicionado e desenhado. Confira aqui alguns deles para aprofundar o sentido, além de ideias incríveis de como tornar sua tattoo ainda mais linda.

Gênero

Setas simples já foram os símbolos rudimentares de representação do sexo feminino (v), masculino (^) e qualidades que teriam supostas ligações com cada um.

Com o tempo, estes símbolos foram adaptados e, por fim, substituídos por triângulos. Contudo, os mesmos sentidos permanecem até hoje ligados a eles.

  • ▽ representaria: Feminino, útero, proteção, fraqueza, submissão;
  • △ representaria: Masculino, ereção, ataque, força, dominação.

Naturalmente, em pleno 2018, o feminino não é mais símbolo de fraqueza e submissão, bem como o masculino não mais representa apenas força e dominação, mas essa seria a ideia original dos símbolos.

Muitas pessoas tatuam dois ou mais triângulos iguais ou opostos entrelaçados, simbolizando algum tipo de relacionamento importante.  

Sabedoria e equilíbrio

Para os gregos, o triângulo representaria uma espécie de porta para a sabedoria. De certa forma, essa interpretação é muito semelhante a de muitos outros povos e culturas para as quais o triângulo simbolizaria o número três, que também é ligado à perfeição. Na numerologia, por exemplo, 1 representaria a energia, 2 o início e o 3 seria a origem da sabedoria.

Para os celtas, o triângulo surge através de uma das muitas formas de se desenhar o triskle, que representa a tríplice em diversos aspectos.

O triângulo também pode ser visto como a base das balança que representa a justiça.

Portanto, ao escolher uma tatuagem triângulo, você pode ter uma miríade de significados profundos embutidos em um único desenho.

Nas tríplices representadas pelo triângulo, cada ponta teria um significado para formar o equilíbrio no todo. Alguns dos exemplos mais difundidos são:

  • Passado, presente e futuro;
  • Pensar, sentir e fazer;
  • Donzela, mãe e anciã;
  • Mente, corpo e espírito;
  • Criação, preservação e destruição;
  • Nascimento, reprodução e morte;
  • Mãe, pai e filho;
  • Poder, intelecto e amor;
  • Amor, honestidade e sabedoria.

Além disso, na língua inglesa, cada uma das extremidades do triângulo pode representar o ângulo de uma letra L, com uma mensagem super positiva: Live (viva), Love (ame) e Laugh (ria).

Religião

Para o cristianismo, o triângulo representa a Santa Trindade (Pai, Filho, Espírito Santo). Assim como é o símbolo que costuma aparecer ao redor do Olho da Providência, também conhecido como “O olho que tudo vê”. Este costuma figurar em diversas teorias da conspiração, mas dentro de algumas vertentes cristãs pode ser interpretado como o olho de Deus observando a tudo e todos.

Para os egípcios, a pirâmide — que tem a forma base de um triângulo — tinha um profundo significado espiritual. Suas tumbas eram construídas desta forma possivelmente para se assemelhar à forma como os raios de sol chegam do céu ao chão. Acreditavam também que a forma das pirâmides poderia ajudá-los a chegar aos deuses.

Música e alquimia

Dependendo da orientação, triângulos podem ter simples significado musical. ▷ é o símbolo de play, ou tocar. ▷▷ é o símbolo de fast forward, ou avançar rapidamente. ◁◁ é símbolo de rewind, rebobinar. Somados a traços, estes símbolos ainda podem significar  ▷▷ próximo, ◁◁ anterior e ▷ pausa.

Ainda no âmbito musical, a banda britânica Pink Floyd usou um triângulo como prisma na capa de um dos seus CDs mais célebres, The Dark Side of the Moon.

A banda americana Y△CHT também usa um triângulo no nome, na forma da letra grega delta.

Florence Welch, principal compositora e vocalista da banda Florence and the Machine, também abusou do uso dos triângulos e do número três no disco How Big How Blue How Beautiful. Neste caso, eles estariam ligados principalmente à alquimia da seguinte forma:

  • △ representando fogo
  • ▽ representando água
  • △ com um corte representando ar
  • ▽ com um corte representando terra
  • ✡ representando equilíbrio na soma de todos os elementos

Ideias de tatuagem triângulo

Se depois de tantos significados você ainda precisar de algumas ideias para se inspirar, separamos as mais interessantes.

Triângulo impossível

O triângulo impossível, ou triângulo Penrose, foi criado em 1934 por um artista sueco chamado Oscar Reutersvärd. Porém, foi batizado em homenagem aos homens responsáveis pela popularização da imagem nos anos 50: Lionel Penrose, um psiquiatra e o filho, um matemático chamado Roger Penrose.

Para que uma tatuagem triângulo funcione como um triângulo impossível, ela obrigatoriamente teria que parecer 3D. Isto porque, na realidade, é a perspectiva que faria com que um triângulo fosse formado, sem que um triângulo real jamais tenha existido.

Preenchimento

Você pode escolher algum desenho que tenha conexão com o significado pessoal que a tatuagem triângulo terá para você para preenchê-lo ou mesmo para criá-lo. Manter o desenho na forma de triângulo sem necessariamente contorná-lo pode dar expressar a sua individualidade e a exploração de limites.

Ainda menos comum é que o triângulo apareça justamente como um vazado dentro de um desenho mais elaborado. Explore a sua criatividade!

Contornos

A tatuagem triângulo clássica é bem básica: apenas o contorno simples em preto ou na cor desejada. Mas você pode explorar este contorno de diversas formas. Escolha cores, texturas ou “estruturas” para torná-lo singular.

Considerações finais

O símbolo é tão multifacetado que dá até para entender o motivo de a tatuagem triângulo ter virado mania!

Um triângulo pode trazer inúmeros significados especiais para diversas culturas, ideologias ou religiões, do mesmo modo que pode apenas servir como um adorno simples e elegante.

Conte para nós nos comentários se você faria uma tatuagem triângulo e qual é o seu significado favorito.

Veja também:

Faça um Comentário