Estilos de Tatuagem Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Tatuagem pontilhismo: estilo que conquista cada vez mais adeptos

Uma das técnicas que mais se popularizou nos últimos anos, ao lado da aquarela, foi a tatuagem pontilhismo.

Embora a técnica possa parecer bastante inovadora, ela tem raízes na pintura do final do século XIX e se baseia em grandes pintores da época.

Quer saber mais sobre a tatuagem pontilhismo e, ainda por cima, se inspirar com algumas fotos de artes dos melhores tatuadores do estilo? Então continue lendo nosso texto e saiba mais!

O que é pontilhismo?

A técnica surgiu na pintura e, inicialmente, o termo “pontilhismo” tentava atribuir uma espécie de desdém a ela.

Na França do século XIX, a ideia de pintar através de minúsculos pontos em murais gigantes não era lá muito bem aceita. Ainda assim, pintores que mais tarde seriam aclamados por seus trabalhos continuaram a utilizá-la. Hoje os franceses Georges Seraut e Paul Signac são considerados grandes nomes, embora em sua época fossem recebidos com desdém.

Ambos usaram a técnica mais ou menos na mesma época. E embora a tatuagem pontilhismo se valha mais de desenhos sem cores, a ideia destes dois pintores era justamente demonstrar como os nossos olhos são capazes de transformar pontos minúsculos de cores diversas em uma única cor e suas matizes.

Algo parecido foi usado na tecnologia mais tarde, através das primeiras impressoras domésticas coloridas.

Ainda hoje, se você se aproximar de um banner físico de grandes proporções ou telas muito grandes, provavelmente vai notar que as cores são obtidas através de centenas de milhares de pequenos pontos coloridos e da forma que eles se distribuem.

Para dominar uma técnica dessas, seja com cores ou em preto e branco – onde o sombreado precisa ser muito bem trabalhado – um artista necessita de muito tempo, paciência, dedicação, uma boa visão de como cada ponto se situa no todo e muita prática.

Portanto, se você gostaria de fazer uma tatuagem pontilhismo, pesquise. Busque bons tatuadores que entendam da técnica para que nada dê errado.

Alguns trabalham com desenhos que misturam a tatuagem pontilhismo com outros estilos de traço mais firme e simples.

Busque saber exatamente o estilo de tatuagem você quer fazer e quais são os tatuadores mais indicados para que o resultado da sua tatuagem pontilhismo seja exatamente aquele que você deseja.

A tatuagem pontilhismo

Embora nos últimos anos a tatuagem pontilhismo tenha se popularizado bastante, ela não é novidade nas peles de quem gosta de arte corporal.

Isso porque, por muito tempo, o pontilhismo era a única forma de se tatuar. Antigamente as tatuagens eram feitas de maneira bastante primitiva, afinal, e para isso diversos furos de tamanho pequeno eram feitos com um objeto pontiagudo na pele, antes de uma solução com capacidade de tingimento fosse espalhada sobre a área.

Com a evolução das máquinas de tatuagem, isso mudou bastante. Hoje os traços são bem mais firmes e contínuos. Porém, a técnica é quase a mesma ainda hoje. Para que a sua tatuagem fique do jeito que você quer, as agulhas perfuram a pele repetidamente, com um pouco de tinta. Como as máquinas são muito rápidas e a agulha é muito fina, você quase não nota. E a tatuagem pontilhismo vem para justamente resgatar esta característica antiga, que se divide entre a pintura neo-impressionista e a tatuagem clássica.

Veja abaixo alguns dos exemplos mais interessantes de tatuagem pontilhismo que separamos para ajudar a você pensar na sua.

A maioria dos contornos em tatuagens, mesmo aquelas que seguem o pontilhismo, são traços contínuos. Este é o caso na tatuagem abaixo. No entanto, é possível notar que a técnica do pontilhismo é utilizada em todo o sombreamento e até a forma de colorir os olhos do gato.

Este é um exemplo da técnica aplicada a um cenário que mescla vegetação e montanhas. O espaçamento e a localização de cada ponto ajudam a definir e criar as formas.

Nestas tatuagens é possível compreender como os pontos conseguem oferecer uma ideia de profundidade ao desenho.

A técnica também funciona muito bem para acrescentar detalhes em tatuagens simples e que têm características mais oldschool, como é o exemplo da tatuagem abaixo. Louros e crânios são tatuagens já consideradas clássicas e combinam perfeitamente com o pontilhismo.

Assim como na pintura, a técnica também pode ser utilizada para imagens com um aspecto mais realista. E fica particularmente interessante quando utilizada assim. Os pontos ajudam a tatuagem a parecer “leve” e ainda mais bonita.

Tribais, mandalas e tatuagens mais geométricas também costumam se valer da técnica para acrescentar detalhe e, muitas vezes, delicadeza ao desenho.

A mescla de tatuagens de triângulo com aquelas que utilizam o pontilhismo também é bastante utilizada. Por isso, basta ter criatividade para colocar algumas das suas técnicas favoritas no desenho dos seus sonhos.

View this post on Instagram

Landscapes are always great, thanks Nikki!

A post shared by Leah Borkenhagen (@leah_b_tattoos) on

Uma das maiores vantagens do pontilhismo é a possibilidade de acrescentar detalhes. Isso, é claro, se você conseguir encontrar um tatuador talentoso e que realmente domine a técnica.

Essa tatuagem é um exemplo incrível da mistura do realismo com a criatividade do artista. Veja só quantos detalhes absolutamente inacreditáveis podem ser encontrados neste desenho.

Este é um dos maiores exemplos de como o pontilhismo está muito ligado à necessidade de perfeccionismo por parte do artista. Portanto, é essencial que você encontre um especialista para que a sua tatuagem fique exatamente como imaginou.

Nesta tatuagem, também é possível ver a mistura de técnicas. Porém, no que diz respeito ao pontilhismo, o padrão de pontos consegue moldar e fornecer um tipo de textura ao desenho, o que faz dele muito  mais interessante.

Apesar de ser um desenho relativamente pequeno, a riqueza de detalhes desta tatuagem chega a ser impressionante! Veja só quantos pontos formam as duas aves e como este desenho acaba se tornando muito mais complexo do que seria se fosse desenhado tradicionalmente,

View this post on Instagram

🦅 and 🐔

A post shared by Man Yao (@themanyao) on

Considerações finais

Optar por uma tatuagem pontilhismo pode ser uma forma de declarar o seu amor pela arte e a soma do antigo com o novo. Desde que você encontre o tatuador correto que realmente domine a técnica, você pode tatuar praticamente qualquer imagem.

Porém, não se esqueça que ao fazer sua tatuagem pontilhismo você provavelmente vai precisar de muito mais tempo na cadeira do tatuador. O que geralmente quer dizer que também gastará um bom dinheiro nisso.

Faça um Comentário

/* ]]> */