Estilos de Tatuagem

Tatuagem ornamental: ideias, significados e fotos lindas

Tatuagem ornamental

A tatuagem ornamental já tem se popularizado no mundo das tattoos há algum tempo. Você pode encontrar os mais variados desenhos e tamanhos, mas na maior parte do tempo uma característica reina: elas são quase sempre feitas em preto e branco.

No entanto, isso não faz delas simples. Nem de longe! A tatuagem ornamental é sempre cheia de detalhes intrincados. Linhas finas e grossas que se misturam, detalhes geométricos e pontilhismo que podem formar uma imagem conhecida ou simplesmente um desenho abstrato.

Independente de qual for a sua escolha na hora de desenhar na pele, uma coisa é certa: a tatuagem ornamental pode se adequar a qualquer pessoa, em qualquer estilo. Ela pode ser mais delicada ou exibir traços mais fortes. E mesmo que ela seja a moda do momento, seu estilo variado nunca deixará de ser procurado.

Quer saber mais sobre esse tipo de tatuagem? Continue com a leitura, descubra o significado por trás de alguns dos desenhos mais populares e confira nossa galeria incrível para se inspirar um pouco mais antes de escolher a sua!

Mandala

Existem muitos estilos de tatuagens de mandala. Inclusive coloridos. No entanto, quando o conceito da tatuagem ornamental é aplicada também a este tipo de desenho, o padrão assumido é sempre em preto e branco.

A mandala geralmente é desenhada em traços finos e suas metades parecem se espelhar com perfeição. Em sânscrito a palavra “mandala” significa completude ou círculo. Ambos os significados visam colocar o símbolo como uma espécie de círculo mágico. Algumas mandalas têm significados relacionados a uma coisa específica, como saúde ou felicidade. Mas na maior parte das vezes, é apenas uma forma de mostrar que a pessoa gostaria de se harmonizar com o universo.

Elas podem, ainda, ser fundidas com outros símbolos de poder ou simplesmente adornadas com outros desenhos. Pingentes, por exemplo, são muito comuns em uma tatuagem ornamental. A eles podem ser adicionadas ainda outras imagens no estilo ornamental, formando, então, um único desenho.

Flor de lótus

View this post on Instagram

Flash Day ❤️

A post shared by Tattoo Ton Temps (@anais_chabane) on

A flor de lótus é outra figura da muito popular quando o assunto é tatuagem ornamental. Apesar de os desenhos serem intrincados por figuras geométricas, não é incomum que eles formem imagens específicas.

Quando o assunto é tatuagem, a cultura oriental costuma inspirar muita gente. E é exatamente o que acontece com quem decide tatuar uma flor de lótus, que significa pureza espiritual. Para os budistas, por exemplo, ela é fortemente ligada à purificação da mente, assim como a do corpo.

Não é incomum que os clientes solicitem que artistas somem diversos desenhos significativos dentro de uma única tatuagem ornamental. A flor de lótus, por exemplo, é geralmente associada às mandalas.

Leão

Embora o abstrato seja mais comum, muitas tatuagens ornamentais acabam propositalmente formando desenhos discerníveis. Um dos mais populares é, também, uma das tatuagens de animais mais escolhidas nos estúdios.

Leões são geralmente ligados à realeza e ao poder. Mas podem ainda ter outros significados como proteção e até religiosidade.

Seja qual for o caso, uma forma de tornar este desenho único é justamente utilizar das técnicas de tatuagens ornamentais. Você pode escolher um desenho mais minimalista ou, quem sabe, bastante detalhado.

O mais interessante é a forma única como os traços vão se conectar para formar a imagem de um felino, ao mesmo tempo em que obedecem a simetria do ornamental!

Penas

As penas também têm sido, cada dia mais, tatuagens muito procuradas. Elas costumam adornar as tatuagens ornamentais ou até mesmo ser a peça central delas.

Penas costumam trazer significados ligados à leveza e liberdade. São, também, muito escolhidas por escritores, já que foram um dos primeiros instrumentos de escrita com tinta.

Entre os significados mais comuns, há também a possibilidade de ligação com a cultura indígena.

Art déco

O tipo de padrão utilizado nos desenhos ornamentais são bastante parecidos com um movimento das artes visuais conhecido como Art déco ou apenas Deco. Muito popular, ele se aplicava facilmente desde as artes plásticas, até à arquitetura.

Se utilizando de linhas finas e motivos geométricos repetitivos, a Art déco se aplica facilmente à tatuagens ornamentais. E o seu resultado na pele é maravilhoso!

Tatuagens ornamentais somadas ao Art déco dão ainda mais espaço para a criação. Permitem, inclusive, formar imagens mais detalhadas, como rostos clássicos ou animais espalhafatosos, como pavões ou simplesmente penas de pavões. E tudo isso sem perder a essência em branco e preto que caracteriza o estilo principal.

Pontilhismo na tatuagem ornamental

O pontilhismo original surgiu no final do século XVIII, mas na tatuagem é uma técnica razoavelmente nova. E, assim como na pintura ou na gravura tradicional, praticar o pontilhismo exige muita paciência.

Como os pontos têm de ser muito bem calculados e obedecem certas regras de tamanho e distanciamento, se adequam muito bem às tatuagens ornamentais. São eles, geralmente, os responsáveis pelo sombreamento dentro de uma tatuagem. Ou por acrescentar detalhes como correntes, pingentes, jóias e outros desenhos.

Maori

Embora este tipo de tatuagem esteja mais ligada à cultura Maori e a religiosidade local, ela também tem sido frequentemente adaptada como tatuagem ornamental. As linhas, geralmente mais grossas e brutas, são mescladas ou substituídas pelas linhas mais finas ligadas ao ornamental.

Embora alguns aleguem que isso faz com que elas percam a característica principal dos Maori, há quem afirme que é apenas uma releitura. E que a cultura Maori apenas serviu de inspiração.

Seja qual for o caso, as imagens ficam realmente muito bonitas. Desde que, é claro, o artista seja muito bem escolhido e saiba lidar com estes estilos de desenho.

Galeria de fotos

View this post on Instagram

Eastern bee balloon ••• @swansongtattoo

A post shared by Flo Nuttall (@flonuttall) on

 

Considerações finais

No final das contas, o que realmente importa é o significado que você atribui à sua tatuagem ornamental. E ele pode ser bastante profundo ou simplesmente o fato de você ter gostado do desenho quando viu. O importante é que você adore a sua tattoo e possa exibi-la por aí!

Mas para isso é imprescindível que você busque um artista de confiança. Só assim vai poder garantir que a sua tatuagem ornamental foi feita com segurança e usando bons produtos!

Faça um Comentário

/* ]]> */