Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Tatuagem oriental: força, tradição e estilos variados

A tatuagem oriental ganhou o mundo ao longo das últimas décadas e hoje é um sucesso absoluto até mesmo aqui, no ocidente. Uma de suas características mais marcantes, por exemplo, é a grande diversidade de opções que oferece dentro de seu estilo, sem contar os seus significados, que são profundos e cheios de simbolismos.

Na sequência deste artigo, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto, falando sobre a tradição, os significados, os diferentes estilos e é claro, trazendo dicas e fotos de tatuagem oriental para inspirar quem busca uma opção nesse sentido. Veja!

A tatuagem oriental e sua tradição

A tatuagem oriental é um estilo de arte milenar. De acordo com especialistas, há mais de três mil anos os orientais fazem pinturas no corpo pelos mais diferentes motivos, estando a prática, portanto, muito ligada à cultura local como um todo.

Para quem pretende fazer uma tattoo como essa por aqui então, a dica é conhecer bem o significado por trás da arte propriamente dita, afinal, até que se prove o contrário, se trata de algo permanente.

Isso é importante também porque, se enjoar do desenho com o passar do tempo, é o significado que vai sustentar o amor pela tattoo. A seguir falamos um pouco sobre o significado das tatuagens.

Significados da tatuagem oriental

Estudiosos afirmam que em sua origem, a tatuagem oriental era vista como um símbolo de status social ou um ato de finalidade espiritual. Seu significado, portanto, girava em torno de destacar que uma pessoa era um escravo e a outra era alguém de uma família importante, por exemplo.

Com o passar dos anos, essa ideia inicial acabou passando por variações, de modo que a tatuagem oriental acabou ganhando novas formas e significados, cada um ligado mais ao modelo da tattoo em si.

O que contribuiu para a popularização da tatuagem no mundo ocidental foi a ocupação americana no Japão após a Segunda Guerra Mundial, os imigrantes se apaixonaram pelos traços e pelo método tradicional dos japoneses, este conhecido como Tebori, que possui uma pegada mais artesanal e surgiu em meados do século 19.

Os tipos de tatuagem oriental

Entre os modelos mais tradicionais da tatuagem oriental, estão atualmente as de dragão, carpa, gueixa, kanjis e fênix. Nos próximos tópicos falaremos sobre cada um desses modelos, explicando o significado e apresentando fotos com alguns exemplos.

Tatuagem oriental de dragão

O desenho do dragão pode representar tanto o lado do bem quanto do mal, tudo vai depender do contexto em que a arte está inserida. Na cultura ocidental, por exemplo, o dragão de São Jorge pode ser visto como uma ameaça, mas são muitos os casos em que a figura do dragão em si está associada à força e coragem, por exemplo.

Isso quer dizer, portanto, que o significado da tatuagem oriental de dragão é bastante ambíguo, de modo que a crença de cada um é que pode definir seu estilo. A seguir você confere algumas opções de tatuagens de dragão.

Tatuagem oriental de carpa

A carpa é mais um desenho popular quando o assunto é tatuagem oriental. O detalhe é que ela possui significados bem profundos. Reza a lenda, por exemplo, que na mitologia ela simboliza sua personalidade e atitude em nadar contra um grande rio na época de desova, de modo que ao chegar ao seu destino ela se transformaria em um dragão.

Em relação à tatuagem propriamente dita, a direção para a qual o peixe está virado, em tese pode dizer muito sobre a personalidade da pessoa. A carpa nadando corrente acima, por exemplo, quer dizer que a pessoa é mais extrovertida, enquanto para baixo pode significar o oposto.

Uma tatuagem oriental muito comum é a da carpa envolta em sakuras, que por sua vez são uma espécie de flor de cerejeira, rosas e delicadas. Elas em tese são sinônimo de vida, mas isso pode variar dependendo do estágio da planta.

O botão fechado representa vida nova, enquanto pétalas voando significa o fim da vida, metaforicamente. A seguir você confere algumas fotos com inspirações para tatuagem de carpa.

Tatuagem oriental de gueixa

Diferente do que muitos acreditam, as gueixas não são prostitutas. Na verdade, a própria palavra gueixa significa algo como “garota das artes” ou “pessoa das artes”. Originalmente o trabalho delas é entreter os homens com dança, podendo adicionalmente servir chás e cantar.

Mais comuns nos séculos XVIII e XIX, elas ainda hoje podem ser encontradas em países como Japão, onde seguem suas tradições. Elas são sinônimo de beleza, delicadeza e educação. Não por acaso, a tatuagem oriental no ocidente tende a significar algo como uma mulher forte, com traços delicados e inteligência.

Na sequência apresentamos as fotos de tatuagem oriental de gueixa para quem busca se inspirar nesse tipo de arte.

Tatuagem oriental de fênix

Conhecida como uma ave capaz de renascer das próprias cinzas, a fênix é sem sombra de dúvida uma das figuras mais buscadas por quem deseja fazer uma tatuagem oriental.

Isso porque ela remete à ideia de superação, sendo amada especialmente por quem venceu algum obstáculo na vida. Trata-se, portanto, de uma imagem capaz de proporcionar conforto e por consequência, até melhorar a autoestima.

Tatuagens orientais de kanjis

Por fim temos aqui as kanjis, que são mensagens escritas por meio de símbolos japoneses. Essa é mais uma figura bastante buscada por quem deseja fazer uma tatuagem oriental, tendo se popularizado no ocidente mais fortemente por volta dos anos 90.

Nesse caso, cada desenho pode ter uma mensagem e significado, cabendo ao interessado compreender qual é o simbolismo por traz da opção escolhida. A seguir você confere alguns exemplos.

Por fim vale destacar que nem todo tema que possui característica oriental, pode ser considerada uma tatuagem oriental por si só. Isso significa que uma tatuagem tradicional pode seguir alguns estilos e características próprias do tema.

Este artigo foi útil?

Suas dúvidas em relação à tatuagem oriental foram esclarecidas? Esperamos que sim, mas fique à vontade para nos deixar uma mensagem com sua opinião, sugestões ou até eventuais considerações sobre o assunto.

Veja também:

Leave a Comment