Curiosidades Estilos de Tatuagem

Eyeball tattoo (tatuagem no olho): riscos, ideias e fotos

A eyeball tattoo (tatuagem no olho) é um assunto que causa polêmica desde o seu surgimento, há cerca de dez anos.

Procedimento que consiste em injetar tinta na parte branca do olho, essas tatuagens são famosas em amantes de modificação corporal extrema e tem ganhado cada vez mais adeptos no mundo, inclusive no Brasil.

A questão é que este é um procedimento que apresenta muitos riscos e nenhuma garantia de sucesso. Tanto que de tempos em tempos, um novo caso de complicações envolvendo a eyeball tattoo surge na mídia.

Se você está considerando fazer uma tatuagem no olho ou apenas tem curiosidade sobre o assunto, este post é para você. Nele vamos falar sobre o surgimento, técnica e riscos da eyeball tattoo (tatuagem no olho) e também mostrar algumas fotos de quem arriscou, fez o procedimento e obteve sucesso. Confira!

O que é eyeball tattoo

A eyeball tattoo (tatuagem no olho) é um tipo de modificação corporal que visa alterar a cor da esclera (parte branca do olho).

O procedimento é feito injetando tinta na esclera do olho com o uso de uma agulha curva que aplica o material em três pontos diferentes, mas sem perfura-lo. A tinta fica entre a membrana conjuntiva e a esclera do olho.

A tinta utilizada nas tatuagens eyeballs são diferentes das usadas nas tattoos tradicionais. Podem ser misturadas mais de uma cor, mas a maioria das pessoas prefere uma só.

Há relatos de que o procedimento é doloroso, e que após a aplicação da tinta a pessoa fica com muita dor de cabeça, ardor nos olhos e maior sensibilidade à luz.

Poucos profissionais no mundo realizam esse procedimento, geralmente, especialistas em modificações corporais extremas. Muitos tatuadores nem consideram o procedimento como tatuagem, dizendo se tratar apenas de uma “injeção de cores”

O surgimento da eyeball tattoo

A eyeball tattoo (tatuagem no olho) surgiu há aproximadamente dez anos, e os pioneiros foram os canadenses Shannon Larratt e Luna Cobra.

Tudo começou quando a esposa de Shannon teve que se submeter uma cirurgia ocular para corrigir uma miopia.

Quando Shannon viu o médico colocando um líquido nos olhos dela que descolava a membrana conjuntiva do resto do globo ocular deixando um pequeno vão, imediatamente imaginou que poderia colocar algo neste espaço para fins estéticos.

Inicialmente, ele colocou uma joia, uma pequena estrela, no olho da esposa como teste. Com o sucesso deste primeiro procedimento, Shannon, juntamente com seu amigo Luna, começou a pensar em formas de explorar este novo universo de modificações e logo veio a ideia de usar tinta para colorir a parte branca dos olhos.

Depois de treinar em alguns olhos de porco, a dupla não encontrou dificuldades para encontrar pessoas interessadas em colorir os olhos. Na verdade, vários amigos dos dois se ofereceram para servir de cobaias.

A primeira eyeball tattoo (tatuagem no olho) foi feita em um amigo de Luna, no dia 1 de julho de 2007 e foi bem-sucedida. Daí em diante, o trabalho deles se espalhou e cada vez mais pessoas aderem à modificação.

No Brasil, o procedimento foi realizado pela primeira vez no dia 12 de outubro de 2012.

Existe uma história de que a técnica surgiu nos presídios dos Estados Unidos, devido à divulgação da mídia de dois prisioneiros (Paul Inman e David Boltjes) que apareceram com tatuagens nos olhos em 2010. Mas cabe esclarecer que, na realidade, estes detentos viram fotos das aplicações de Shannon e Luna e decidiram fazer igual.

Uma nota: Shannon Larratt faleceu em 15 de março de 2013, por causa de uma doença chamada Miopatia de Agregados Tubulares, que causava dores agudas em todo o seu corpo.

Os riscos que envolvem a eyeball tattoo (tatuagem no olho)

A eyeball tattoo (tatuagem no olho) é um procedimento que traz diversos riscos e nenhuma garantia de que dará certo. Cada caso é um caso.

Entre os riscos mais conhecidos está o da tinta “descer” e deixar a pele debaixo do olho inchada, roxa ou da cor escolhida. Isso porque a tinta de uma tatuagem no olho pode ficar móvel, ou seja, pode se deslocar ou migrar para fora do olho.

Além disso, oftalmologistas afirmam que o procedimento pode causar outros prejuízos de curto, longo e médio prazo, como inflamações internas (uveíte), catarata, glaucoma e até cegueira, apesar de casos de perda de visão motivadas por eyeball tattoos ainda não tenham sido relatadas.

Diversos casos de eyeball tattoo que deram errado já foram divulgados na mídia, sendo o mais famoso o da modelo canadense Catt Gallinger.

Por outro lado, também existem casos em que o procedimento é bem-sucedido, como no caso do brasileiro Rodrigo Fernando dos Santos, conhecido como Musquito, e que foi o 13° a fazer a tatuagem no Brasil. O procedimento foi feito pelo tatuador Rafael Leão, um dos únicos profissionais brasileiros que realizam a técnica.

Vale ressaltar que o procedimento não é ilegal no Brasil, mas altamente desaconselhado pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia, que considera o procedimento perigoso e invasivo.

Ideias e fotos de eyeball tattoo

Para você que mesmo com todos os riscos está cogitando fazer uma eyeball tattoo (tatuagem no olho), separamos algumas fotos para você se inspirar. Confira!

View this post on Instagram

👀👽🖤

A post shared by Denis HC (@hcdenis) on

Considerações finais

Fazer ou não fazer uma eyeball tattoo (tatuagem no olho)?

Em uma entrevista, Luna Cobra (o criador da técnica), quando perguntado sobre a existência de uma lista de tatuadores que fazem eyeball tattoo para recomendar aos interessados, deu a seguinte resposta:

“Não existe, pois você não deve tatuar seus olhos”.

A resposta de Luna – apesar de assustadora – diz muito sobre a questão. O procedimento é arriscado e pode dar muito errado.

No entanto, entendemos que cada pessoa é livre para realizar as modificações corporais que bem desejar. É importante estar ciente dos riscos envolvidos por ser uma técnica relativamente nova e também das implicações sociais e religiosas que essa modificação pode causar. Você deve estar certo da sua decisão, pois o processo é irreversível.

Se você está decidido, a dica é consultar diversos artistas com experiência, que já tenham realizado a técnica em vários clientes. Pesquise muito, com profissionais e com pessoas que possuam eyeball tattoo (tatuagem no olho). Não tenha pressa e só faça o procedimento quando se sentir seguro.

Curtiu o nosso artigo? Então conta pra gente: você faria uma eyeball tattoo (tatuagem no olho)? Poste sua resposta nos comentários!

Faça um Comentário

/* ]]> */