Estilos de Tatuagem

Tatuagem neo tradicional faz sucesso entre variadas gerações

Tatuagem neo tradicional

A tatuagem Neo Tradicional (ou neo traditional) é uma fusão dos ícones da tradicional tatuagem ocidental com as técnicas artísticas do estilo New School.

A palavra neo (new, em inglês) deriva do grego e significa “novo”, “inovado” ou “atualizado”. Traditional, por sua vez, diz respeito à tradição, àquilo que é preservado dentro da tradição, do costume.

O estilo de tatuagem Neo Tradicional leva esse nome pois renova os conceitos presentes no estilo tradicional. Isto é, o Neo Tradicional é uma versão atualizada do clássico. Em outras palavras, isso equivale a dizer que a tatuagem Neo Tradicional tem suas raízes no estilo Old School.

Contudo, com o propósito de conferir um toque de contemporaneidade à arte, algumas regras são quebradas no processo. Ou seja, o artista se permite algumas liberdades inovadoras, tais como paletas de cores distintas e artifícios originais para compor a arte.

Estilo Neo Tradicional

Essa nova era, chamada Neo Tradicional, surgiu da mesclagem de duas vertentes de um clássico: o Old School e o New School A Europa foi o berço dessa aposta autêntica, nascida há pouco mais de uma década.

Sua primeira aparição no universo artístico das tattoos ocorreu no ano de 2008. Devido a ser uma tendência relativamente recente, a tatuagem Neo Tradicional ainda tem sua história desenhada pelas mãos de artistas modernos. A identidade de seu estilo se encontra fortemente em dois elementos complementares.

Em primeiro lugar, estão os desenhos Old School. Isto é, âncoras, águias, corações e andorinhas. Em seguida, entra a cartela de cores limitada e tipicamente característica ao estilo New School.

A tatuagem Neo Tradicional é caracterizada pelo traço encorpado, pelo sombreamento degradê e pela temática similar à do Old School. Ou seja, adagas, animais, piratas, pin ups e por aí em diante. Contudo, o Neo Tradicional reinventa o modo de reproduzir o clássico.

O tradicional ganha novas formas em uma mistura de técnicas descoladas e autênticas. Entre elas, estão presentes o pontilhismo, a combinação de cores, os elementos naturais e o glamour de desenhos ricamente realçados.

Características da tatuagem Neo Tradicional

As características principais do estilo Neo Tradicional incluem contornos afinados, transição de cores, mesclas de tons, sombreamento e imagens mais realistas.

Em suma, uma vez que sua inspiração pode ser traçada ao Art Nouveau, é comum que o estilo receba algumas linhas ornamentais. As linhas são tracejadas com suavidade, provendo ao desenho a sensação de movimento.

Se assim desejado pelo artista, o recurso pode ser utilizado estrategicamente para atrair o olhar do espectador para um ponto específico do desenho, conferindo, por consequência, mais valor e elegância ao acabamento do trabalho.

Tatuagem neo tradicional

Desenhos mais comuns

Como visto acima, uma das fontes de inspiração para a criação do Neo Tradicional foi o clássico estilo Old School. Neste último, a predominância das artes se encontra em símbolos e elementos da cultura norte americana.

Entre os designs principais do estilo, é possível citar: pin ups, faróis, piratas, embarcações, âncoras, rosas, andorinhas, corações e águias. Ainda entre os desenhos e temáticas mais características do estilo estão cachorros, raposas, tigres, lobos e bustos de mulheres.

Além disso, não é raro encontrar tatuagens Neo Tradicional com representações de indígenas americanos, rostos femininos, animais e mitologia de modo geral.

Cartela de cores do Neo Tradicional

Uma das principais marcas registradas do estilo, sem dúvida, se encontra em suas paletas de cores planejadas. Uma cartela de cores extravagantes não se faz necessária, afinal, no Neo Tradicional, o ideal é equilibrar o balanço entre linhas e cores.

As linhas não devem se destacar às cores e nem as cores chamarem mais atenção que as linhas. Afinal de contas, o que faz do estilo tão autêntico e peculiar é a harmonia de sua combinação.

De fato, o estilo faz uso de uma paleta de cores limitadas. Afinal de contas, devido aos menores recursos tecnológicos da época, o número de cores disponíveis era bastante reduzido. Em suma, as colorações de tintas usadas pelo Old School se limitavam ao vermelho, azul, amarelo, verde e preto.

Inspirações do Neo Tradicional

O Neo Tradicional é fruto de dois progenitores artísticos: o Old School e o New School. Com a junção de ambos, um novo estilo foi criado.

Mas você conhece as principais características de cada um desses estilos que emprestaram seus genes ao Neo Tradicional?

Estilo Old School

Old School se caracteriza por um tradicional estilo de tattoo ocidental, com fortes contornos negros e cartela de cores limitada. O estilo é um clássico precursor da tatuagem moderna como conhecemos hoje.

É impossível falar desse pioneiro artístico sem mencionar um dos maiores nomes quando o assunto é tatuagem Old School: Sailor Jerry. Nascido no início do século XX, em 1911, e falecido durante a efervescente década de 70, o artista é um precursor do estilo. Jerry é responsável pelo design de diversos navios, andorinhas, corações e pin ups populares no gênero Old School.

No princípio, em seus primeiros anos de existência, a tatuagem era uma arte socialmente mal vista. A primeira leva de indivíduos tatuados, sendo assim, foi formada por membros rebeldes, errantes, fuzileiros e marinheiros. Isto é, não é tão difícil adivinhar por que barcos, piratas e âncoras são tão presentes no design desse estilo, não é?

Estilo New School

Reconhecer uma tattoo New School não é uma tarefa difícil. O estilo compartilha características com desenhos animados e charges. Suas paletas de cores são marcantes e multicoloridas, realçadas por efeitos 3D e ilusões de ótica. Apesar do aspecto moderno e descolado, o New School pode ser considerado vintage.

Seu estilo, mesclando cores, volumes e degradês, surgiu há quase cinquenta anos, durante os badalados anos 70. As artes e as temáticas de desenhos são inspirados por cartoons, por grafites e pelo movimento pop art. Em muitos casos, os desenhos são diferenciados dos predecessores Old School devido aos traços tridimensionais.

O seu toque irreverente, similar às charges, também configura entre as peculiaridades mais apreciadas tanto do Neo Tradicional quanto do New School. O fundo colorido é um destaque a mais ao desenho. Além disso, um ingrediente que não pode faltar à composição é a ausência de proporção e o estilo caricato do desenho.

Fotos de tatuagem neo tradicional

Tatuagem neo tradicional Tatuagem neo tradicional Tatuagem neo tradicional Tatuagem neo tradicional Tatuagem neo tradicional Tatuagem neo tradicional Tatuagem neo tradicional

Faça um Comentário

/* ]]> */