Estilos de Tatuagem Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Tatuagem Maori: História e significado de 10 símbolos mais usados

Todo mundo sabe que as tatuagens carregam significados especiais, seja na hora de registrar um desenho ou frase importante na vida de uma pessoa, como trecho de um livro, filme ou música, ou algo que demonstre algo mais da personalidade de cada uma, como valores, crenças, vontades e sonhos.

Durante a evolução das civilizações, muitas culturas passaram a manter uma profunda relação com a arte no corpo, o que explica muito bem o fato de os desenhos terem adotado significados diferentes, dependendo da sociedade e com o decorrer do tempo. Por isso, no artigo de hoje, você vai conhecer melhor a história e significado da famosa Tatuagem Maori, uma das favoritas dos loucos por tatoos e que virou febre na maioria dos estúdios de tatuagem a partir dos anos 2000.

Veja também – Incríveis fotos e ideias de tatuagem tribal e seu significado

A tatuagem Ta Moko (“Moka”, em português), como também é conhecida, carrega símbolos cheios de significados, feitos com traços simétricos e espirais com linhas pretas bem marcadas lado a lado, que além de bonitos, trazem representações fortes e exclusivas de cada pessoa que as tatua.

A tatuagem Maori envolve muito mais que arte. E, apesar muitas pessoas as escolherem apenas pela beleza, ela tem uma história e origem muito interessantes, contadas com uma boa dose de tradições geracionais, hierarquias e ancestralidade, como nós vamos entender melhor nos próximos parágrafos.

Quer saber mais sobre a Tatuagem Maori e encontrar muitas inspirações legais para a sua próxima tattoo? Vem comigo!

Origem e história

A Tatuagem Maori é uma arte indígena oriunda da Nova Zelândia. Ela recebeu esse nome graças aos povos Maoris, nativos da região, que gostavam de tatuar símbolos pelo corpo como uma forma de demonstrar a posição de um homem ou mulher dentro da tribo, além de contar a sua história de vida.

Segundo a tradição polinésia, quanto mais nobre ou maior posição social tivesse um homem dentro do clã, mais o seu rosto seria coberto de tatuagens. Os membros da tribo começavam a se tatuar muito cedo e esse ritual permanecia ativo até chegarem à velhice.

Para quem não sabe, os Maoris eram guerreiros bastante temidos por seus inimigos por terem o hábito de cortar a cabeça dos adversários em batalhas e guardá-las em urnas “sagradas”, como eles chamavam.

Veja também – Vai fazer uma tatuagem de pena? Confira essas ideias primeiro!

Inclusive, o velho costume gerou um episódio sombrio no século XIX, quando colecionadores ocidentais começaram a pagar caro por cabeças tatuadas dos guerreiros maoris que morreram em combate. Mas por que as tatuagens eram feitas no rosto? Simples! Segundo a tradição Maori, o rosto e a cabeça são os locais sagrados para fazer a Ta Moko, pois abrigam o “conhecimento”.

Além disso, no caso dos homens, existe ainda a Puhoro, uma categoria da Ta Moko, que se estende às pernas e nádegas. Elas são próprias para guerreiros da tribo e mostram a linhagem do indivíduo nos espirais e a tribo de origem no número de linhas.

Já nas mulheres, o queixo e lábios são os primeiros lugares a serem tatuados. Curioso, não?

Como é feita a Tatuagem Maori?

Como falamos anteriormente, as tatuagens estilo Maori são feitas a partir de desenhos geométricos e tribais que contam a história do indivíduo tatuado. Portanto, eles costumam estar intimamente ligados às crenças e mitos valorizados pelo tatuador ou tatuado, sendo que cada traço, linha ou círculo pode representar um sentimento ou característica da personalidade.

Então, como é fácil presumir, não existem no mundo duas legítimas tatuagens Maori iguais. Porém, os desenhos seguem uma simetria e regras de execução próprias e, digamos, “padrão” para serem feitos. As linhas na testa, por exemplo, geralmente começam entre os olhos, seguem a sobrancelha e acompanham o formato dos ossos da bochecha.

Já na parte inferior do rosto, as linhas acompanham formato do nariz e boca até o queixo, enquanto os chamados espirais são feitos nas bochechas, laterais do nariz e orelhas. Cada um deles tem um formato diferente e pode representar o nascimento de uma vida, prosperidade, força, ligação com a natureza e determinação… Enfim, o mais importante é que todos marcam um acontecimento importante na vida do maori.

Veja também – Fotos e ideias de tatuagem de caveira mexicana

Além disso, os lábios são usualmente pintados com linhas horizontais. Nas mulheres, a Ta Moko também representa a passagem para a vida adulta. Também é interessante entender que as tatuagens Maori são feitas em 8 partes do rosto, sendo que cada uma delas possui um significado diferente.

O lado direito traz informações sobre a classificação do pai, hereditariedade, afiliações na tribo e conquistas na vida, enquanto o lado esquerdo contém as mesmas informações relacionadas à mãe da pessoa.

Entre os maoris, existem 8 classificações que determinam os líderes de cada tribo. A mais valiosa é a taiopuru para os homens, e tapairu para as mulheres. Os descendentes masculinos tinham privilégio no posto de liderança, mas uma vez que não houvesse um taiopuru, a mulher mais velha do grupo tomava o poder. Não entendeu nada? Veja como funciona na imagem abaixo:

Por outro lado, atualmente, as tatuagens Maori ganharam popularidade e, com isso, muita coisa mudou em relação às áreas do corpo onde elas são tatuadas e, ainda, formas de aplicação. Os desenhos no rosto não são mais tão comuns e muitos escolhem outras áreas do corpo para ter a sua história de vida e características da personalidade escrita.

Ainda, a maioria dos artistas trocou o martelo e o cinzel, antes usados pela tribo para tatuar os seus guerreiros, pelas máquinas de tatuar, o que torna o processo muito menos doloroso. Mesmo assim, muitos tatuadores maori tradicionais ainda preferem não fazer uso de agulhas para executar os desenhos, mas sim de facas e talhadeiras feitas de dentes de tubarão, de ossos ou de pedras.

Veja também – Vai fazer tatuagem indiana? Confira essa matéria antes!

Já as tintas são feitas a partir de produtos naturais, como madeira, lagartos, gordura animal e resinas de árvores. Muito interessante, concorda?

O que saber antes de fazer uma tatoo Maori?

Neste caso, o mais importante na hora de fazer uma verdadeira Ta Moko é conhecer o significado dos seus símbolos e, é claro, deixar o tatuador, chamado de “Tohunga Ta Moko (“Especialista em Tatuagem, em tradução para o português) conhecer a fundo a sua história ao longo da vida, suas características pessoais, seus medos e aspirações, e também da sua família.

Baseado nisso, ele vai criar um desenho que contenha suas histórias de vida nele “codificadas”. Isso é o que dá às tatuagens maori a característica de uma arte única, um desenho que provavelmente só você no mundo irá carregar. Para tatuar um símbolo Maori, você pode ir até a Nova Zelândia ou encontrar um tatuador maori no Brasil ou em outro país onde esteja.

Conheça o significado dos 10 símbolos mais tatuados

1 – Ahu ahu mataroa

Representa os “desafios” e as “conquistas decorrentes de esforço físico”.

2 – Coruja

Simboliza a “sabedoria” e representa a “alma das mulheres”.

3 – Arraia

Símbolo da dicotomia (divisão de um elemento em duas partes contrárias) entre “proteção e perigo”.

4 – Hei matau

Semelhante a um anzol, essa tatoo Maori faz referência ao peixe, alimento sempre presente no prato dos neozelandeses. Para quem não sabe, peixe simboliza a “prosperidade”.

5 – Maui

Segundo a tradição, Maui é um “deus” maori que, diz a lenda, foi jogado no mar por sua mãe por acreditar que ele teria nascido morto. Salvo pelo Sol, Maui teria crescido e a partir dele teria sido originado o povo maori.

6 – Koru

Bastante parecido com um espiral, o Koru representa uma folha de samambaia, planta típica da Nova Zelândia. O desenho dessa folha sendo desdobrada simboliza “crescimento”, “início”.

7 – Pakati

O desenho representa a pele do cão e simboliza os atributos inerentes aos guerreiros, tal como a “valentia” e a “disciplina”.

8 – Unaunahi

Também faz referência ao peixe, tal como o hei matau. Representa as escamas desse animal como forma de simbolizar “saúde” e “prosperidade”.

9 – Torção simples

Semelhante ao símbolo do “infinito”, a torção simples representa a “eternidade” para a tradição maori.

10 – Torção dupla ou tripla

As torções dupla e tripla estão entre os símbolos maori preferidos pelo seu povo. Elas representam basicamente “união” e “lealdade”.

Fotos de tatuagens Maori para se inspirar!

Gostou do artigo? Qual tatuagem estilo Maori você mais gostou? Deixe um comentário aqui embaixo contando para a gente!

Até a próxima!

3 Comentários

  • Muito bom o post. Esclarecedor. Vocês podem indicar alguém para desenvolver um projeto de tatoo maori?
    Preferencialmente no Rio.

  • Gostaria de fazer uma Maori q pegasse do peito direito ao braço direito inteiro algo q significasse GUERREIRO ou São Jorge pq sou devoto do mesmo. Se alguém tiver um desenho legal mim envie.

Faça um Comentário

/* ]]> */