Significados

Tatuagem maia: significados interessantes e muitos estilos

Tatuagem maia

Quem procura imagens que aliem beleza e significado encontra na Tatuagem Maia uma fonte enorme de inspiração. Muito requisitadas nos estúdios de tatuagens, a simbologia maia oferece desenhos ricos em detalhes e também em histórias.

A rica cultura, o misticismo e a história Maia servem de temática para dezenas de belas tatuagens que embelezam peles de todas as idades.

Aprenda um pouco mais sobre os significados destas tatuagens e inspire-se nas imagens que separamos para você!

Civilização Maia

Uma das mais importantes civilizações, que se tem notícia, existiu há mais de três mil anos atrás. A Civilização Maia é conhecida como pré-colombiana, por ter se desenvolvido antes da chegada de Colombo às Américas.

O Império Maia se estendeu por um vasto território da América Central, em uma região onde atualmente estão localizadas nações como Honduras, El Salvador, Guatemala e um trecho do México.

Além da cultura, a Civilização Maia também deixou um grande legado em diversas outras áreas como as ciências, especialmente a astronomia, a arquitetura, a gastronomia, etc.

Significado da tatuagem maia

Quem procura imagens bonitas e cheias de significados vai encontra várias ideias interessantes entre as tatuagens maia.

São dezenas de símbolos que se relacionam à temas como sonhos, personalidade, estilo de vida, etc.

Por serem muito interessados em astrologia, muitos dos símbolos maia tratam do assunto. Previsões sobre o futuro, pedido de sorte e profecias sobre o destino do mundo estão entre os significados mais recorrentes.

A arte e a cultura maia também está presente em muitos símbolos desta civilização. Os elementos que celebram festividades e os rituais religiosos aparecem em lindos desenhos.

A natureza era muito valorizada na cultura maia. Animais e recursos naturais aparecem em um grande leque de imagens cheias de detalhes e significados. A passagem do tempo gerava curiosidade e alimentava mitos, as figuras do famoso ‘calendário maia’ atravessaram gerações e são, talvez, o ícone mais popular dessa cultura.

Tatuagem Maia

A Tatuagem Maia é parte importante da cultura desta civilização. Eles entendiam que o corpo era sagrado e centro de energia. Dessa forma, tatuar o corpo representava ornamentar algo sagrado.

Portanto, estes desenhos não poderiam ser feitos de qualquer forma e deveriam ter um significado. É por isto que, a tatuagem maia é cheia de ornamentos, detalhes e similarmente repleta de significações.

Eles acreditavam que a tatuagem no corpo aumentava melhorava o contato com as divindades, dessa forma quanto melhor fosse o desenho melhor seria este contato.

Acredita-se que, primeiramente eles coloriam a pele para posteriormente realizar cortes que definiriam melhor os contornos dos desenhos. Estas marcações, geralmente, utilizavam bastões que tornavam o processo lento e muito dolorido.

Entretanto, passar por este “desafio” era outra prova da valentia do guerreiro que utiliza as tatuagens para marcar suas glórias e lembrar experiências.

A tamanho da tatuagem variava de acordo com a “história que queria se contar”, daí surgem as famosas tribais, que chegavam a cobrir o corpo todo. Isto para que pudesse contar uma vivência própria ou rememorar um mito tradicional da época.

O mais comum eram as tatuagens que usavam o contrates de preto e sombras. Apesar da aparente simplicidade da técnica, a destreza dos tatuadores da época permitia que se elaborassem imagens ricas de detalhes e contrastes.

O ato de se tatuar era tão valorizado que o evento era realizado em uma espécie de “cerimônia” específica.

Prova disto, é que hoje tanto tempo depois do fim desta civilização, seus símbolos continuam a fazer sucesso nos estúdios de tatuagem de todo o mundo.

Tatuagem maia

Símbolos maias

Reverenciar a natureza, buscar proteção, assustar inimigos ou comemorar conquistas, muitos são os motivos para ostentar um símbolo maia.

Os Maias carregavam na pele, adereços e em instrumentos diversos os símbolos que eles acreditavam representar suas ideias e atrair boas energias.

A coragem e as glórias dos guerreiros também eram motivo para símbolos que estampavam tatuagens e outros elementos. Era comum, que guerreiros maias cobrissem todo o corpo com imagens que lembrassem suas conquistas.

Além de relembrar batalhas, ressaltando a força do guerreiro, estes símbolos também ofereciam uma espécie de status social. Entretanto, estas imagens e tatuagens também eram usadas como forma de punição à inimigos ou quem cometia crimes.

Caveiras, “carrancas” e armas serviam para demonstrar bravura e amedontrar inimigos. A escrita era composta por hieróglifos belos e bem elaborados que também serviam de ornamentos para muitas tatuagens.

O sol além de ter um papel central na religiosidade maia, também era utilizado para representar os ciclos da vida. O astro era representado em diferentes formatos e tamanhos.

A religiosidade também estava presente na representação de templos e palácios dedicados à adoração dos deuses.

Os animais eram outra fonte de inspiração para os símbolos maias. A força e os mistérios da natureza eram reverenciados pelo desenho de seus animais e outros elementos.

A astronomia era outra questão que ocupava grande parte das preocupações desta civilização. Eles observavam os astros, em especial o sol, e a partir disso projetavam suas construções, organizavam o plantio e colheita, além de fazer previsões sobre o futuro.

Cuidados antes de fazer uma tatuagem maia

Como vimos, a verdadeira tatuagem maia é cheia de história e significados. Entretanto, ao longo do tempo a essência dessa cultura foi sendo deturpada.

Na ansiedade de agradar a todos, surgiram “versões” chamadas de tatuagem maia, mas que na verdade são adaptações que misturam conceitos e histórias.

Não é errado criar uma adaptação de uma tatuagem para adequar à sua necessidade. Entretanto, é necessário calma e cuidado na pesquisa antes de se escolher o desenho que se vai tatuar. Isto será necessário para que não ocorram arrependimentos.

Outro fator importante, é a experiência do tatuador. Como, geralmente, as imagens de tatuagem maia envolvem muitos detalhes e ornamentos não é raro encontrar desenhos que não ficaram bons pela inexperiência do profissional com o tema.

Antes de se decidir, converse calmamente com o tatuador e peça para ver alguns desenhos que ele já tenha realizado com esta temática.

Somente assim, você garantirá que terá uma tatuagem maia autêntica e muito bonita.

Galeria de fotos

Tatuagem maia Tatuagem maia Tatuagem maia Tatuagem maia Tatuagem maia Tatuagem maia

Faça um Comentário

/* ]]> */