Cuidados

Tatuagem inflamada: o que fazer? Veja aqui como cuidar

Tatuagem inflamada

O número de pessoas tatuadas no mundo vem aumentando a cada ano e os cuidados com esse tipo de arte na pele são muitos. Se não forem feitos adequadamente, acabam deixando a tatuagem inflamada. Entenda qual a melhor maneira de cuidar da sua tatuagem e como evitar que inflamações e infecções aconteçam.

A tatuagem nunca esteve tão na moda como agora. São centenas de estúdios espalhados pelo país e, a cada ano, novos são inaugurados.

A empolgação por fazer uma tatuagem é muito grande e alguns acabam desconhecendo os processos corretos para cuidar desse ferimento.

Como qualquer outro ferimento feito na pele, a tatuagem também precisa cicatrizar e, para que cicatrize da maneira correta, ela precisa ser cuidada e higienizada.

Por causa dessa falta de conhecimento, muitas pessoas acabam tendo a tatuagem inflamada. Os riscos, quando isso acontece, são enormes, e as medidas para o tratamento devem ser tomadas imediatamente.

É importantíssimo que você deixe de lado as receitas milagrosas da sua vovozinha, pois elas não são as mais indicadas para esse caso. Qualquer alteração que você sinta na sua pele, procure um médico imediatamente.

Quais são os principais sintomas de uma tatuagem inflamada?

Quanto maior for a sua tatuagem, mais agredida a sua pele foi pelas agulhas da máquina.

Apresentar a pele vermelha nessa região é completamente normal no início. O que não é normal é se essa vermelhidão persistir além dos 7 dias, pois a tendência natural do corpo é que essa vermelhidão desapareça depois desse período.

Existem alguns sintomas que são muito fáceis de serem identificados caso você esteja com a tatuagem inflamada.

Passe levemente a mão na sua tatuagem, observe se ela está inchada, se existe um calor irradiado por ela. Você acha que ela está ficando mais vermelha que o normal? Então, procure um médico!

Tatuagem inflamada

Conheça alguns sintomas que a inflamação causa:

  • Mau odor;
  • Dor;
  • Relevo no desenho;
  • Coceira excessiva;
  • Vermelhidão;
  • Linhas vermelhas;
  • Calor na região;
  • Febre;
  • Bolhas ou pústulas;
  • Nos casos mais graves pode ocorrer o aparecimento de pus.

Alguns casos que são considerados gravíssimos. É quando algumas linhas de sangue aparecem na pele. Isso é um indicação de um possível envenenamento do sangue.

Verifique sempre a sua temperatura, pois é através da febre que o corpo diz que tem algo de errado acontecendo.

Siga essas 6 dicas e evite uma tatuagem inflamada

Para evitar uma tatuagem inflamada é muito importante que você tome alguns cuidados fundamentais. O principal erro da maioria das pessoas é justamente não seguir esses cuidados.

Durante o processo da tatuagem, as agulhas entraram centenas de vezes por segundo na sua pele. É normal que ela esteja machucada. Por estar machucada, a pele precisa de um tempo para que cicatrize adequadamente e nesse tempo ela precisa de cuidados.

Listamos algumas dicas muito importantes para que você não tenha mais a sua tatuagem inflamada.

1 – Faça um teste alergênico antes de fazer

Fazer um teste para saber como a sua pele reage a tinta da tatuagem. Fale com o tatuador. Existem métodos específicos para identificar as possíveis alergias.

2 – Verifique as licenças do estúdio

Todo estúdio de tatuagem deve ser licenciado e seguir todos os padrões que a Anvisa determina.

Se não sentir confiança, peça para conhecer as dependências do estúdio.

Os materiais devem ser descartáveis e as dependências devem ser totalmente limpas. Procure recomendações de outras pessoas que já se tatuaram no estúdio.

3 – Você conhece o tatuador?

Essa pergunta é fundamental. É preciso conhecer o tatuador e, se não conhecer, procure referências sobre ele. Verifique se ele possui licença para atuar nessa área.

Outra informação muito importante é em relação aos materiais que ele usa. Veja se ele utiliza luvas descartáveis, agulhas descartáveis, se os instrumentos estão devidamente embalados com plástico filme e se, principalmente, eles são descartados após o uso.

Tatuagem inflamada

4 – Não tampe a sua tatuagem

Alguns tatuadores recomendam que a sua tatuagem seja coberta por um plástico filme apenas nos 3 primeiros dias após ser feita. Passando esse prazo, o mais ideal é que ela respire. Para isso, é necessário deixa-la descoberta.

5 – Não utilize produtos na tatuagem

Lembra que a tatuagem é um ferimento causado na pele? Então, não é adequado que você passe nenhum produto nela.

Passar cremes para a pele pode fazer com que alguns processos alérgicos sejam desencadeados.

Muitas vezes, o surgimento da tatuagem inflamada ocorre por causa da utilização de produtos que não são nem um pouco indicados. A inflamação, quando não é bem tratada, pode evoluir e causar danos horríveis.

6 – Faça tatuagens apenas em estúdios licenciados

Sabe aquele amigo que acabou de comprar a maquininha de tatuagem e que está tatuando em casa? Então, não caia nessa!

Os estúdios seguem obrigatoriamente as normas de segurança e higiene da Anvisa para poder funcionar. Por mais limpo que o quartinho do seu amigo seja, ele não é o local indicado.

Fique atento também aos profissionais que cobram a tatuagem muito barata, mesmo que eles tenham um estúdio. Verifique todas as instalações antes de fazer a sua tatuagem como mencionamos nos itens acima.

Quais são os melhores tratamentos para tatuagem inflamada?

Se você achar que tem uma tatuagem inflamada, é importantíssimo que você procure um especialista. Nesse caso, o Médico Dermatologista é o mais indicado.

Não passe nada na sua tatuagem e espere a indicação do médico.

Geralmente o tratamento para essa inflamação consiste na administração de pomadas tópicas e antibióticos por via oral.

Para passar as pomadas próprias para esse tipo de cicatrização, é necessário que você limpe e seque bem a região.

Muitas vezes, o ideal é que a área onde foi feita a tatuagem seja limpa apenas duas ou três vezes por dia. O creme cicatrizante também geralmente deve ser passado duas vezes ao dia, mas essa recomendação pode variar.

Tudo vai depender de como está a área afetada.

Lembre-se que a tatuagem é uma marca que você vai levar para o resto da sua vida e que você terá que tomar cuidado para que a pele não se machuque e nem que o desenho se estrague.

Faça um Comentário

/* ]]> */