Estilos de Tatuagem

Tatuagem indígena: fotos e ideias para todos os gostos!

Tatuagem indígena

Pode-se dizer que quem adere à tatuagem indígena está sendo o mais old school possível, pois os índios foram os primeiros a se utilizarem da arte corporal para expressarem traços de sua cultura. E isso há séculos.

Ou seja, se o assunto é tatuagem, ninguém melhor que um índio para falar com propriedade. Pois não se trata apenas de uma questão estética para a cultura indígena. Tatuagens executavam, e executam, funções sociais importantes.

E quais seriam essas funções sociais? Quais seriam os significados da tatuagem indígena? E esses significados continuam valendo atualmente ou mudaram com o tempo e o definhamento dessa cultura com a dominação branco-europeia?

E quais são os tipos de tatuagem indígena?

Bem, esta questão já cuidamos de responder de imediato. E não deve ser um grande mistério para você, pois são bem populares, ao menos um dos estilos.

Os tipos de tatuagem indígena mais comuns são:

  • Tribais, desenhos e simbologias: esse tipo de tattoo são aquelas famosas faixas horizontais ou verticais pintadas no corpo, geralmente negra, mas existem de várias cores. Desenhos se referem a símbolos, costumeiramente religiosos, da cultura indígena, símbolos da mitologia envolvida na formação do povo;
  • Imagem de índios e índias. Desenhos realistas ou cartunescos de índios em quaisquer partes do corpo.

Veja os tipos e a simbologias de tatuagem indígena a seguir. Confira os tópicos abaixo!

Tatuagem indígena

Como apontado acima, tatuagem indígena cumpriam com algumas funções sociais nas sociedades tribais indigenistas e continuam a cumprir, por mais reduzidas que estejam, pois ainda existem (por mais que algumas autoridades tentem erradicá-las por completo).

Cada tatuagem indígena corresponde ao um significado, uma simbologia própria. A maioria escolhe o estilo se valendo apenas de critério estético. Não há nada de errado em fazer a sua escolha de tattoo por esse critério, mas é sempre importante se informar a respeito dos possíveis significados. Seja para reforçar o seu desejo de vir a eternizá-la no seu corpo ou reavaliar se deseja ficar passível de determinadas interpretações a seu respeito.

Veja os estilos de tatuagem indígena.

Tatuagem indígena: tribal

Sem dúvida o estilo de tatuagem indígena mais famoso, por ser mais utilizada por variados tipos de perfis. Portanto, já deve ter visto ilustrações de faixas negras, em diferentes formatos marcando a pele de pessoas. Formas rígidas que compõem figuras geométricas ou mais fluídas que lembram labaredas de fogo ou ondulações de água.

Mas há tipos como os que reproduzem, simulam, escamas de peixes.

Muitos dessas figuras geométricas não se tratam de meras figuras na cultura indígena, mas de símbolos religiosos. Esse é um dos significados da tatuagem indígena. A de representar a crença de um individuo quanto a determinada divindade, religião.

Outro significado com uma função social mais clara dentro das comunidades tribais era de fazer uma separação de grupos. Separação de status social ou realização pessoal.

Outra aplicação prática da tatuagem indígena é o de ajudar na camuflagem nas florestas, o que veio a ser empregado por tropas militares séculos mais tarde. Esse estilo tribal também era consequência de uma técnica de acupuntura para fins medicinais. A técnica deixava um rastro de tinta na pele.

O estilo tribal, o grafismo da tatuagem indígena, também é utilizado para marcar um rito de passagem. Esses ritos de passagem podem ser a chegada da maioridade/ puberdade, o nascimento de um filho, a primeira caça etc.

Tatuagem indígena

Tatuagem indígena: imagens de índios

Outro tipo de tatuagem indígena é a que representa a imagem, figura, de um índio ou de uma índia. Há modelos mais realistas e cartunescos. E qual seria o significado dessas tattoos?

Retratar a figura de um índio, de acordo com a lógica das culturas tribais primitivas, é fazer alusão a um mito, uma lenda, contar um pouco de sua história.

E a história dos povos indígenas está muito associada a atos heroicos, espírito resistente, guerreiro, e a terra.

Uma tatuagem de um índio masculino é o mesmo que exaltar a rusticidade, a força, a resistência desse povo.

A índia, tattoo procurada tanto por homens como mulheres, embora mais popular entre os homens, também carregam esses valores. Porém traz ainda elementos místicos, espiritualidade. A índia é um representante das melhores virtudes do espírito feminino, como a inteligência e a maternidade.

As penas

Um capítulo a parte da tatuagem indígena são as penas. Tão populares quanto as tribais. É comum ver uma pena tatuada atrás da orelha ou usada como adorno de reproduções de tornozeleiras.

Elas reproduzem um estilo das tribos norte-americanas que se utilizam muito de penas na indumentária, mesmo as culturas que incorporaram roupas de fabricação de homem dito civilizado.

Mas claro que não se trata de uma exclusividade de determinadas tribos. A maioria usa as penas como elementos estéticos, equipamento de guerra e para demarcar status social.

As penas da cultura apache são associadas a atributos como coragem, honra e orgulho. Mas dependendo do tipo, formato e cor, podem ter significação variável.

A pena vermelha, por exemplo, indica que o índio venceu uma batalha contra o seu inimigo. No entanto, se esta pena estiver reproduzida pela metade, é sinal de que o índio venceu a batalha, mas se feriu no combate.

Penas que ornam a cabeça de um touro, de um crânio de touro, tratam-se de uma espécie de amuleto para que seu portador tenha uma vida longa e próspera.

Significados em outros contextos

A pena na tatuagem indígena tem outras interpretações possíveis. Como ser um símbolo de liberdade. Afinal, penas são associadas as aves que têm como principal característica a habilidade de voar. Talvez não exista símbolo maior de liberdade.

A pena ainda pode ter outros significados não necessariamente ligados a cultura de tatuagem indígena.

É também associada a nascimento ou renascimento, portanto, vida. Pois as aves, a maioria, nascem sem ou com poucas penas, mas ao crescerem fortes e saudáveis, as penas acabam se destacando.

Tal elemento em tatuagem ainda pode representar uma perda. Pois quando as aves são feridas normalmente perdem penas, um sinal, uma marca da violência na qual sofreram.

Por isso nesse contexto o elemento serve como uma simbologia de que a pessoa passou por uma perda importante.

Gostou deste conteúdo sobre tatuagem indígena? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós.

Tatuagem indígena Tatuagem indígena Tatuagem indígena Tatuagem indígena Tatuagem indígena Tatuagem indígena

Faça um Comentário

/* ]]> */