Significados Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Tatuagem Hamsá (mão de Fátima): significado e ideias para você se inspirar

O nome, tatuagem Hamsá, pode não ser familiar, mas provavelmente você já viu esta tatuagem em algum lugar. Uma mão simétrica, virada para cima ou para baixo, com alguns outros símbolos desenhados no seu interior. Apesar de já ter se tornado comum, esta tatuagem tem interpretações distintas em várias culturas e religiões. Você conhece o seu significado?

O que é Hamsá?

Antes de falarmos sobre a tatuagem, é importante entender o significado desse símbolo tão famoso hoje em dia. Hamsá é uma palavra de origem árabe, que significa, em uma tradução literal, cinco. Este símbolo está presente na história das mais diversas religiões, como cristianismo, islã e judaísmo, porém, existem registros ainda mais antigos. Existem ainda, evidências que os fenícios utilizavam a mão para cultuar Tanit, um deus, cuja mão os livrava do mal.

Significado da tatuagem Hamsá

Pode-se diferenciar os significados da tatuagem Hamsá por religião, porém, em quase todas elas, o símbolo está atrelado à proteção contra o mal. Muito popular em tatuagens femininas, o Hamsá ainda pode ser relacionado com a fertilidade. Se separarmos o seu significado com base nas crenças religiosas, podemos classificar da seguinte forma:

Islã

O popular nome “mão de Fátima” está diretamente ligado ao islamismo. Nesta religião, o Hamsá faz analogia aos cinco pilares da fé. Os pilares são:

  • Shahadah – Existe somente um deus, Alá, sendo Maomé o seu profeta;
  • Salat – Fazer cinco orações por dia;
  • Zakat – Destinar parte da sua renda aos necessitados;
  • Sawm – Jejuar durante o Ramadan (período anual de 30 dias);
  • Hajj – Peregrinação até Meca (deve ser realizada uma vez na vida, ao menos).

Além disso, Fátima é filha do profeta Maomé e representa um modelo de mulher, pois Fátima não tem pecados. Além disso, Hamsá é um símbolo contra o mau-olhado, para os islâmicos.

Judaísmo

Na crença judaica, a tatuagem Hamsá faz referência aos cinco dedos da mão e, também, aos cinco níveis de espírito. Assim como para os islâmicos, o olho no centro da mão representa uma proteção contra o mau-olhado. Os judeus também denominam este símbolo como “mão de miriã”, referindo-se à irmã de Aarão e Moisés. A mão de miriã também faz referência aos cinco livros da Torá:

  • Bresheit – Correspondente ao gênesis da bíblia;
  • Shemot – Correspondente ao êxodo da bíblia;
  • Vayicra – Correspondente ao levítico da bíblia;
  • Bamidbar – Correspondente ao números da bíblia;
  • Devarim – Correspondente ao deuteronômio da bíblia;

Conheça mais sobre a Torá e descubra 19 fatos sobre o livro sagrado do judaísmo!

Catolicismo

Na crença católica, a mão de Fátima é um símbolo de fertilidade e feminilidade. O motivo desta crença é semelhante ao do islamismo, pois Fátima, sendo um modelo de mulher, é como a Virgem Maria. Por isso, esta marca também tem o nome de “mão da Virgem Maria”.

Budismo

Na religião budista, a tatuagem Hamsá denomina-se Abhaya MudraEste símbolo está diretamente atrelado à elevação espiritual e à adoração ao divino. Abhaya significa destemor e Mudra é a denominação para as posições de mão, tanto do budismo quanto do hinduísmo.

Falando em crenças religiosas, entenda o que dizem as religiões sobre tatuagens!

Posição da mão

Além das diversas interpretações da mão de Fátima, a posição da mesma influencia diretamente no seu significado. Em geral, quando a mão está posicionada para cima, ela tem relação com proteção e com a parte espiritual (relacionada ao céu). Já quando a mesma está posicionada para baixo, tem a ver com a terra, a natureza e outros aspectos físicos.

Inspirações para a sua tatuagem

Além do significado da mão, no interior da tatuagem, geralmente, são utilizados outros símbolos como o olho, o elefante, o símbolo de yin-yang, o tigre e a estrela de davi.

Olho

Como já citado, o olho tem como principal significado a proteção contra o mau olhado, desde os mais trabalhados e detalhados até os mais simples e minimalistas. Confere abaixo algumas ideias para você fazer a sua tatuagem Hamsá:

Em uma representação minimalista, com o olho em destaque, adicionando um rosário na parte de baixo da tatuagem:

Uma representação mais detalhada, o olho faz uma relação maior ao olho que tudo vê, por estar inserido dentro de um triângulo:

Elefante

Tendo o seu significado diretamente relacionado à prosperidade e ao sucesso, o elefante é um símbolo muito presente nas tatuagens em geral. Também é muito comuns vê-los representados em uma tatuagem Hamsá, para simbolizar estes mesmos significados:

Detalhado e em uma representação monocromática, o elefante é geralmente atrelado à cultura oriental, principalmente da Índia:

Voltada para baixo, esta tatuagem também carrega mais detalhes além do elefante, que aparece como elemento principal:

https://www.instagram.com/p/Bm2pxkEl7bC

Algumas interpretações do elefante no Hamsá voltado para baixo também relacionam o mesmo com a fertilidade, sendo a tromba o símbolo do órgão sexual masculino. Mas antes de fazer o seu Hamsá de elefante, confira esssa matéria!

Yin-Yang

Originário do taoismo, este símbolo muito conhecido popularmente representa, principalmente, a dualidade. Yin é a representação feminina, também representando a noite e a absorção. Yang é a representação masculina, o dia e a atividade:

Com detalhes em volta do símbolo principal, o Yin-Yang, o Hamsá pode representar o equilíbrio entre as dualidades do mundo:

A mistura de significados, unindo o olho e a proteção, com o Yin-Yang como equilíbrio entre os opostos:

Tigre

As principais características do tigre, como o predador principal da cadeia alimentar, são o poder e a força. Nas tatuagens não é diferente, a sua representação define estes dois pontos:

O tigre como elemento principal e único, sem mais nenhum elemento no interior da tatuagem Hamsá:

Estrela de Davi

Com várias interpretações e significados, a Estrela de Davi também aparece no interior de alguns Hamsás. Tendo como principal significado a representação do homem e de Deus em seus dois triângulos, a estrela está presente também na bandeira de Israel:

Em uma demonstração de relevo, com menos elementos, a Estrela de Davi se apresenta em um formato mais estilizado:

Rodeada de outros símbolos e inserida em uma tatuagem Hamsá bem detalhada, esta estrela está no seu formato original:

Antes de fazer a sua tatuagem, você deve tomar alguns cuidados, confira alguns deles neste guia.

A estética não é tudo

tatuagem Hamsá com certeza ficará muito bonita na sua pele, mas na hora de escolher, não esqueça do significado. A estética é um fator importante para determinar se você deve fazer ou não uma tatuagem, mas não só ela. Escolha bem os elementos que você gostaria de inserir no seu Hamsá e a parte do corpo que você irá marcar. Após isso, é só fazer a tattoo!

Faça um Comentário

/* ]]> */