Significados Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Significado e ideias lindas de tatuagem gueixa

Milênios de beleza e delicadeza fazem da tatuagem gueixa presença garantida nos estúdios de tatuagem não só do Brasil, mas de todo o mundo.

Mestras na arte do entretenimento, essas mulheres representam toda a cultura e tradição dos japoneses.

Sua imagem pode conter vários significados, podendo ser representados  em vários estilos de tatuagens.

Significado

A tatuagem gueixa, assim como todas as tatuagens, pode ter inúmeros significados dependendo sempre da intenção do tatuado ao escolher por este desenho.

Além da beleza, delicadeza e refinamento já estampados em seus rostos através de sua tradicional maquiagem, outras características são comumente associadas às gueixas quando falamos de tatuagem.

O ar de mistério emanado por essas personagens acaba sendo um dos maiores atrativos para alguém que decide fazer uma tatuagem gueixa.

A beleza dos rostos perfeitamente maquiados, verdadeiras obras de arte, também fazem com que muitas pessoas queiram marcar seus corpos com essa imagem.

Também vistas como verdadeiros símbolos de força, inteligência e feminilidade a tatuagem gueixa pode perfeitamente representar essas características.

História das gueixas

Ao contrário do que muitos pensam as gueixas não representam uma versão oriental das prostitutas dos ocidentais.

A figura da gueixa é vista no Japão como um importante símbolo cultural e diferentemente do que se imagina, é necessário passar por um rígido treinamento antes de uma mulher se tornar uma gueixa.

Para se tornar uma gueixa as mulheres precisam de dedicar fortemente ao estudo das tradições da arte, dança e cultura japoneses.

Não é à toa que a palavra gueixa significa “pessoa que vive das artes”. A principal função de uma gueixa é proporcionar entretenimento aos seus convidados por meio de danças tradicionais, números musicais com uso de instrumentos musicais típicos tocados por elas mesmas, recitando poesias entre outros números.

As saburuko (meninas que servem) eram meninas que, no início da história do Japão, perderam suas famílias devido as constantes guerras travadas dentro de seu país. Essa condição fazia com que as meninas que possuíam um melhor nível intelectual acabavam por sustentar-se entretendo a alta sociedade da época em seus eventos sociais.

Já as meninas que não gozavam de uma educação privilegiada acabavam tendo que vender serviços sexuais para que conseguissem se manter. Somente anos depois é que começou a surgir e a tomar forma o ícone cultural da gueixa como conhecemos hoje.

A prostituição era proibida com exceção de algumas regiões da cidade que foram chamados de Quarteirões do prazer. Anos depois essas mesmas áreas vieram a se tornar grandes bairros restritos apenas à venda de serviços sexuais.

Esses bairros acabaram por se tornar grandes polos de entretenimento onde o sexo deixou de ser o único atrativo para seus frequentadores.

As mulheres mais talentosas apresentavam diversos números artísticos como música e dança para entreter seus convidados, e dessa forma acabaram se profissionalizando e criando uma profissão voltada exclusivamente para o entretenimento.

Nas casas onde eram realizadas as apresentações das artistas mais famosas os convidados assistiam números preliminares enquanto aguardavam as apresentações das gueixas mais populares.

Curiosamente, as primeiras gueixas à se apresentações preliminares eram homens e sua função era manter os presentes entretidos até o momento das apresentações principais.

Até meados de 1800 a atividade de gueixa não era exclusivamente exercida por mulheres, mas também por homens. Somente após esse período é que essa atividade passou a ser exclusivamente feminina.

A fama e influência dessas mulheres foi tão grande que seu estilo passou a ser copiado por mulheres de toda a sociedade da época.

As gueixas na segunda guerra mundial

Após a segunda guerra mundial, devido as graves consequências da guerra para o Japão, praticamente todos os locais onde as gueixas costumavam se apresentar acabaram encerrando suas atividades, fazendo com que grande parte dessa cultura acabasse se perdendo.

Muitas prostitutas se apresentavam aos militares americanos como gueixas, fazendo com que a imagem desse personagem perdesse um pouco do seu status aos olhos do ocidente.

Tipos de tatuagem gueixa

A imagem da gueixa já carrega consigo vários significados muito apreciados por quem pretende fazer uma tatuagem gueixa.

Esses significados podem ser reforçados com a inclusão de alguns elementos aos desenhos escolhidos, como os exemplos abaixo:

  • Leque: Nas tatuagens onde a gueixa é retratada com parte do rosto coberta por um leque aberto representa o mistério e ao seu status de nobreza.
  • Flor de cerejeira: Muito conhecida no Brasil a flor de cerejeira representa as belezas naturais do Japão. A imagem de uma gueixa vestindo kimono vermelho com a flor de cerejeira ao fundo pode representar a fertilidade.
  • Ombro exposto: donas de uma beleza exótica e provocante, a tatuagem gueixa onde os ombros aparecem expostos costumam representar volúpia e fantasia para muitos de seus apreciadores.

Conclusão

As gueixas hoje são um ícone da cultura japonesa também inseridas no ocidente através da cultura pop. Livros e filmes e as tatuagens fazem um retrato cuidadoso desse símbolo oriental que é capaz de expressar coragem e determinação com muita graça e beleza desde os primórdios da história japonesa.

E você, já decidiu qual significado vai dar para sua tatuagem gueixa?

Veja também:

Faça um Comentário

/* ]]> */