Significados Tatuagens de Animais Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Tatuagem elefante: pequenas, grandes, delicadas ou cheias de força

Não é só por estética que as pessoas se motivam a eternizar no seu corpo uma tatuagem, muitas gostam de transmitir um conteúdo sobre si por meio da escolha da figura ou mensagem tatuada, demarcar um ponto de identificação que aproxime pessoas com gostos ou opiniões semelhantes. Por isso, é comum a escolha de símbolos e animais.

Quanto a esse último, um dos mais populares é a tatuagem elefante. Sim, é do maior mamífero terrestre de que estamos falando, não de uma tatu megagigantesca, embora o animal em questão tenha dimensão mais do que suficiente para cobrir um corpo inteiro, se for do gosto da pessoa.

Mas por que as pessoas escolhem uma tatuagem elefante? Por que esse animal específico? Qual o significado dele?

É o que Amo Tatuagem vai explicar no post de hoje, além de expor algumas imagens ilustrativas para que tenha ideias de uma tatuagem elefante que seja do seu estilo.

Confira!

Significados com base em observações zoológicas

Alguns dos significados da tatuagem elefante veem diretamente da análise comportamental do animal. Estudos zoológicos constataram que o elefante, apesar de ser tradicionalmente uma espécie com temperamento brando, calmo, revela uma tenacidade assombrosa, ira vingativa quando se sente de alguma forma injuriado, injustiçado.

Por essa razão, associa-se o elefante a qualidades como:

  • Determinação;
  • Força;
  • Obstinação.

Se acredita ter essas qualidades e se orgulha disso, a tatuagem elefante pode ser uma ótima pedida. Confira alguns exemplos de tatuagem elefante ao longo do texto.

Outros predicados que se costuma relacionar ao robusto mamífero a partir de observações comportamentais são:

  • Lealdade;
  • Respeito.

Isto porque verificou-se que os elefantes têm a prática de permanecer junto ao cadáver de um colega de bando por vários dias, uma espécie de ritual de luto.

Uma tatuagem elefante muito solicitada é a que expõem uma pequena família do mamífero, sendo o pai o animal de maior estatura, a mãe com estatura mediana e os filhos, os menores.

Essa tatuagem elefante simboliza zelo, apego familiar, porque os elefantes são conhecidos por serem muito amáveis com os componentes de seu grupo de convívio mais próximo.

Esse afeto para com os membros do grupo familiar é também motivo para a conexão desses animais com o sentimento de amor e virtudes como fidelidade, generosidade, sociabilidade e amizade.

Por isso é comum que a tatuagem elefante seja escolhida por casais. Normalmente, opta-se por um par com as trombas entrelaçadas.

Você já deve ter ouvido falar de “memória de elefante”, não é mesmo? Pois então, tal qualidade o faz se tornar um símbolo de diligência, sabedoria.

Significado do ponto de vista histórico

É sabido que os elefantes antes do século XVIII eram muito utilizados para auxiliar na construção de templos, em fazer aberturas em florestas fechadas, no transporte de madeiras e também como valorosos instrumentos de guerra, especialmente no sudeste asiático.

Os elefantes para conseguirem mostrarem-se prestativos para a execução dessas atividades sem dúvida tiveram que se valer de seus melhores predicados, o que certamente foi observado e reconhecido pelos povos que os utilizaram para as finalidades mencionadas; predicados estes que são:

  • Força;
  • Inteligência.

Significado na cultura oriental

Era comum, séculos atrás, que os governantes do mundo oriental, os reis, transitassem por entre o povo, em glamourosas carreatas, montados em elefantes. O animal, por essa razão, ficou conhecido como “montaria dos reis”.

Devido a esse fato, passou-se a atribuir o animal a simbologia de “poder soberano”.

Ora, o que um povo mais espera de um soberano? O que mais se espera de um rei? Quais são as virtudes ou méritos que justificam uma boa avaliação de governo?

Seria a intolerância? O discurso de ódio? O preconceito? A injustiça?

Claro que não, ao menos se estivermos falando de cidadãos sensatos e de boa índole.

O que se espera de um poder soberano é paz e prosperidade. Sob essa lógica axiomática, a cultura oriental também associou a tatuagem elefante aos anseios citados.

Na cultura oriental também se associa a figura do elefante a símbolo de proteção e estabilidade. Isso deve em razão de seu poder físico.

Significado na cultura indiana

A tatuagem elefante na cultura indiana é tratada como símbolo de boa sorte, paciência, sabedoria, longevidade, poder e benevolência, porque o animal é tido como figura sagrada, “suporte do mundo”, já que, segundo a mitologia deles, o universo repousa no lombo de um elefante.

Significado na cultura hindu

Praticamente os mesmos atributos se repetem sob o ponto de vista hindu ao se apreciar a tatuagem elefante, pois o mamífero também é considerado um animal sagrado, já que era a montaria das deidades da mitologia hinduísta. Alguns deuses se transformavam em elefante e a divindade mais reverenciada da religião, Ganesha, é retratado com cabeça de elefante.

Esse deus é considerado como representante máximo da ciência, do conhecimento, das letras, do equilíbrio, da força e da beleza.

Significado na cultura budista

Para os budistas, a tatuagem elefante também representa boa sorte. Reza uma lenda dessa religião que uma princesa chamada Maya sonhou que um elefante branco entrava em seu ventre por meio da axila direita. Desperta, percebeu que estava grávida e o filho que viria a nascer era nada mais e nada menos do que o famoso e reverenciado Buda.

Significado do elefante nos sonhos

Para reforçar os significados que a tatuagem elefante pode representar, listamos uma pequena coletânea de explicações sobre o significado de sonhar com elefante:

  • Sonhar com elefante voando pode significar a realização de uma viagem em breve;
  • Sonhar com elefante cinza pode significar tranquilidade na vida familiar e pessoal;
  • Uma manada de elefantes no sonho pode ser interpretado como proximidade de prosperidade e apoio;
  • Se os elefantes estiverem enfurecidos no sonho, pode se tratar de obstáculos que precisam ser superados.

Considerações finais

A tatuagem elefante é uma das mais requeridas pelos que têm preferência de tatuagens com animais.

Reunindo as simbologias que o animal representa em diversas culturas, o animal pode ser associado a:

  • Sorte;
  • Força;
  • Prosperidade;
  • Amizade;
  • Solidariedade;
  • Perseverança;
  • Sabedoria;
  • Paz;
  • Amor;
  • Poder;
  • Benevolência;
  • Paciência;
  • Longevidade.

Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe, opine, aproveite o espaço e o conteúdo do site para conhecer mais significados de figuras e outras ideias de tatuagem. Veja aqui!

Faça um Comentário

/* ]]> */